Eu nunca consegui considerar o Tíbia um jogo de RPG pois ele possui variantes graves que fogem totalmente da realidade de qualquer RPG. Por mais de 1 década eu joguei D&D 1ª Edição com o mesmo grupo, independente das regras de qualquer RPG de mesa, ali existe união, existe gosto pelo jogo, existe imaginação, existe amizade. Todos jogam em prol do grupo e o grupo joga em prol de sí mesmo. Não existia a rivalidade que ocorre pelo jogo tíbia. Quando começei a jogar tíbia eu odiava matar alguem, muitas vezes eu morri por PKs e nem sequer fui atras dele por vingança pois matar outra pessoa para mim era o fim do mundo. No começo quando eu morria muitas vezes eu quase cheguei a chorar... morria de raiva, e nem por isso eu ia atras, mas eu percebi que o jogo é assim, se vc não demonstra poder vc é engolido por quem o faz.
Infelizmente o tíbia é um jogo de powergamers, pois não adianta vc querer interpretar um personagem, pois vc tá feliz da vida com ele, tem os equipamentos que vc tanto queria, vc ralou um monte, e vem um, te mata e já era tudo que vc trabalhou...
Neste jogo não existe amizade, o seu amigo de hj é seu inimigo de amanha, uma pesquisa no WOT revelou que a maioria das contas hackeds que tem no tibia é feito por amigos que tem senhas. A ganancia por dinheiro e por itens no jogo chegou ao extremo que ninguem pode confiar em ninguem. Não existe um grupo, no jogo é raro existir um grupo unido, existe opiniões diversas, reunidos em guildas. porém, muitas vezes, a causa das guildas é a união dos mais fortes contra os mais fracos. Todo mundo tem uma guilda dominante e eles que regem tudo. É raro um pais que não exista uma guilda de Power Abusers (para mim, trimera é a única, pois pelo que me falam, lá a Foul Souls é a dominante, mas eles não são PA). Muitos HLs estão saindo de Trimera pois lá é proibido ser Power Abuser de acordo com a guilda dominante (vejam no site Tibia o desabafo do Sir Barriga
aqui e
aqui). Isso é só um exemplo que demonstra que lá é um dos poucos lugares onde existe jogadores ominantes são consientizados.
Então é isso, a essencia do RPG existe em tíbia. Muitos dos seus personagens foram retirados de vários RPGs e mitologia. O sistema de experiencia, mana, skill também é de RPG. Mas o jogo passa longe de ser um RPG, e com isso, torna-se impossível que alguns possam "interpretar" seus personagens. Um comentário atras deixa claro isso, o cara não sabe ingles, como ele faz, o Anderlash deu sua resposta, mas eu acho que prejudica. Como eu poderia ir atras de uma quest, atra de algum tesouro se eu não sei ingles? (ps eu sei falar, to dando só exemplo). como eu vou poder pegar um livro em uma biblioteca e tentar interpretar se pra mim está escrito "abobrinha" nele? é dificil, muito dificil.
Tíbia é um jogo de dominação, pois isso, quem domina é quem realmente joga, se vc é fraco e fica tentando levar o RPG adiante, logo vem um mais forte e te mata, vem outro e te rouba, vem mais um e te hackeia. Isso desistimula qualquer um.