Olá,
Primeiramente quero avisar que já fui jogador de Tibia e de runescape,criei esse tópico para citar as diferenças já que todo jogador de Tibia que eu cito o Runescape eles "alopram".Ok,Vamos lá![]()
Número de jogadores
Tibia
Eu visitei o site do Tibia em dias e horários de pico.
A média q eu obtive foi de 50mil pessoas
Runescape
Fiz a mesma coisa com o site do runescape
Em média 150mil
OBS:Ok,quantidade não é qualidade vamos para o próximo ponto.
Gráficos
Tibia
Hm,Os gráficos do tibia não é aquela maravilha,mas vejo que está melhorando a cada dia,mas,não tem muita realidade,os personagens continuam a não atacar,algumas dungeons sem nenhuma mudança de ambiente (sempre a mesma coisa),entre outras coisas.Mas, nenhum jogo é perfeito nesse sentido tem sempre uma coisa aqui ou acolá.
Runescape
Ok,Runescape não é aquela maravilha 3d q vc bate no peito de orgulho,mas,Runescape tem uma dose maior de realidade.Quando um jogador equipa um item,o item automaticamente aparece em seu corpo,quando você realiza uma ação automaticamente aparece na tela.(pescar,minerar,forjar armas,etc)Os monstros do Runescape não são aquela beleza de perfeição mas
aparece as animações certinhas.As dungeons do Runescape retratam bem cada ambiente desde esgotos até dentro de um vulcão.
Tipos de accounts (Free,Premium X F2P,Member)
Tibia
A account gratuita do Tibia proporciona uma grande exploração do mapa,obter items que só os montros de Premium account "dropam", fazer diversas quests,entre outras coisas.O mundo premium garante exploração total do mapa,que seria as ilhas.Mas,para aproveitar tudo do Tibia muitas pessoas vão querer comprar uma Premium account,aí que entra o problema,o preço não é acessível para todos,não são todos que tem um computador que tem necessariamente uma condição social para gastar quase R$200,00 (Eu não sei o preço correto mas atualmente deve ser por aípara comprar a tal Premium account.
Runescape
A account gratuita do Runescape não permite grande exploração do mapa como o Tibia mas dá para aproveitar bem o jogo.Diferente do Tibia o Runescape não permite as trocas de items exclusivos de Membros(igual ao os Premium-accounts)com os Free.Como o Premium account do Tibia,o Member do Runescape permite exploração 100% do mapa.O preço para se virar membro é bem menos salgado,cerca de R$15,00 com cartão internacional ou cerca de R$30,00 com boleto bancário.(Não estou querendo dizer que qualquer um pode assinar uma conta "Member",apenas que o preço é bem menos elevado.
Skills
Tibia
7 Skills divididas em Sword,Axe,Club,Fishing,Distance,Fist e Magic.Entre 7 skills 6 são para combate,Ok,tudo envolve o combate não tem nenhuma atividade fora de combate (exceto fishing),isso faz pensar que o jogo é pura "pancadaria".Mas a diversão é garantida,pelo pensar que você está treinando um tipo de luta(Distance,,Axe,Club,Sword),e que não tem limite de skills.
Runescape
Attack,Defense,Strenght,Ranged,Magic,Crafting,Mini ng,Smithing,Agility,
Thieving,Hitpoints,Herblore,Fletching,Slayer,Fishi ng,Cooking,Firemaking,
Woodcutting,Runecraft e Prayer.7 skills para combate e 14 fora de combate,
isto é,tem muito mais coisa a fazer do que ficar lutando todo o tempo.O ruim disso tudo é que o limite é de 99 para cada skill,(mas é tão difícil passar de level,que você até dá graças a Deus)mas dá para levar também.(E é treinando as skills in-combat que você sobe seu level,chamado Combat Level aqui)
Ambiente In-Game
Tibia
O ambiente do Tibia atualmente é "Help,PK!!","MINE!","HUNTED NOOB!","SPAM
SPAMSPAMSPAMSPAMSPAM","GRINGO SUX!",é, o ambiente não é um dos melhores,muitos conflitos entre Guilds e players,pouco respeito entre nós
(Brasileiros),e uma competividade fora do comum,mas isso é normal todo jogo tem um certo clima de competição.Os eventos do tibia são bons,como o Orshabaal, o Tibianic,entre outros que já se passaram.O ambiente das casas
também é bem legal,quem nunca quis morar em uma casa dentro de um jogo?
Runescape
O ambiente do Runescape não tem coisas como "Help,PK!!" porque só é permitido o PvP dentro de uma área denominada Wilderness(apelidada de Wild)
onde os jogadores podem tirar suas "richas" e conflitos de guild.Diferente do Tibia,Runescape não tem o sistema de casas.(algo que está sendo prometido
a tempos)Os eventos do Runescape são vários:Evento de natal,Evento de páscoa,evento de Halloween,etc.E também tem os Random Events são eventos que a Jagex(Criadora do Runescape) criou para evitar os macroers e
os trapaceiros de plantão,os random events consistem em eventos que podem ocorrer em qualquer hora em qualquer lugar quando você estiver fazendo qualquer coisa,os eventos vão desde presentes à criaturas prontas para te surpreender.
Combates
Tibia
Combates muitas vezes monótonos,seja para subir os skills,seja para realizar caçadas por experiência(não sei a opinião de vocês mas qual é a graça de ficar 12 horas em um lugar matando uma criatura?Como eu vi em um site,dois irmãos fizeram essa Hunt de 12 horas de Hero)Tudo bem,essa é minha opinião,não precisam ficar nervosos.Um tipo de combate que todo mundo acha legal é o de PvP,(Player versus Player)esse tipo de combate é quase sempre emocionante,por pensar que é uima pessoa que está atrás daquela personagem e não mais um monstro criado por um programa.Outro ponto ruim
daqui são os chamados Power Abusers,aquelas pessoas que te expulsam da cave porque querem caçar em paz.
Runescape
Boa parte do mundo de Runescape é single combat,ou seja,só você ataca um monstro,ninguém mais,e quando é você que mata só você pode ver o loot,(mas é claro se você deixar no chão por um certo tempo ele aparece para todos)e tem as áreas Multi-Combat onde as criaturas podem ser atacadas por várias pessoas ao mesmo tempo,e quem causar mais dano é que recebe o loot.
Items
Tibia
O Tibia tem uma boa quantidade de items,mas não é muito variada,parece que você segue uma escala(leather,brass,chain,plate,knight,crown,gold en,
dragon~,magic~),não há variações,mas,cada dia a CiP cria (ou pelo menos tenta)novos items.
Runescape
Runescape tem um vasto leque de opções relativas aos equipamentos,com inúmeras variações que vão desde armaduras enfeitadas a items que aumentam sua sorte, que te teletransportam,livros que aumentam seu ataque/def,simbolos místicos de Deuses que podem te ajudar.Além disso runescape funciona com um sistema de roupas,ex:se você quer treinar sua magia,seria prudente comprar uma roupa de mago,uma varinha mágica e runas para treinar,as roupas influenciam os Bônus de ataque para ter mais chances de acertos,os guerreiros podem usar desde malhas leves até armaduras,os arqueiros podem usar armaduras feitas de couro de dragão(no qual você mesmo pode fazer),as armas podem ser usadas em vários tipos de técnicas,espadas podem usar um modo agressivo,certeiro ou defensivo,machados se concentram em ataques mais violentos,as maças se concentram em "Crush",e os arcos podem ser usados no modo Certeiro,Rápido ou Longa Distância.Vou parar por aqui de falar dos items se não vai dar 5 páginas só disso.
Observações finais
Essa é a minha opinião, tentei falar dos lados bons e ruims dos dois jogos,
postem suas opiniões sobre esse assunto.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

para comprar a tal Premium account.