Eu não consegui pegar o quote, mas a mensagem do Alguém Importante foi completamente equívocada. Primeiro, há diferença entre DEF e ARM. Ao meu ver é o seguinte:
ARM é a defesa da armadura e serve pra FILTRAR danos, tanto que como todos sabem, magis só podem ser filtradas por armadura, e nao por escudo.
DEF é a defesa do escudo e da arma, e serve para BLOCAR danos. No caso, esses valores seriam somados, pois senão seria mais vantagem você usar uma Bright Sword sem escudo do que uma BS + G-Shield por exemplo pra blocar. E não venham dizer que você toma dano parecido de 2H e 1H+Shield q isso é bobera! Isso fica bem claro com os mages. Meu sorcerer toma muito mais dano de Rotworm de Giant Sword do que de Fire + Dwarven Shield (22 para 26 de defesa não é muito). No caso dos dois escudos, provavelmente o jogo possui um filtro que impede que a DEF de 2 escudos sejam somadas, apenas de arma + escudo.
Outra coisa a ser analisada é o RPG de mesa. Queiram ou não, tibia foi baseado em regras de um RPG de mesa. No RPG comum, a arma e o escudo servem para bloquear danos, e não filtra-los. Se voce falhou no teste de Bloqueio (escudo) ou Aparar (arma), você toma um dano normal. O que reduz o seu dano é a armadura. Pra quem joga GURPS fica mais fácil explicar: Lembrem-se da Defesa Ativa e Defesa Passiva. No Tibia, DEF é o valor de defesa ativa e ARM o valor de defesa passiva.
Bom, são apenas análises que eu fiz. Não estou afirmando que quem discorda de mim é burro ou que eu estou 100% certo.