Ladrões roubaram no último domingo um veículo em uma estrada do noroeste da Venezuela, no qual era transportado uma cápsula nuclear com material radiativo de altíssima periculosidade. O anúncio foi feito nesta segunda-feira pelo diretor de Defesa Civil do país, coronel Antonio Rivero.
"Presumimos que os ladrões não sabiam disso", disse Rivero aos jornalistas. Ele explicou que a cápsula é feita de irídio 192, material utilizado em aparelhos de raios-X e que, se aberto, pode incidir sobre um raio de quinze metros.

A cápsula "tem vida-média bastante longa, e pode contaminar pessoas por anos, direto. As conseqüências da radiação são bastante graves para a saúde das pessoas, ealém de produzir queimaduras, em caso de contato podem provocar até a morte", alertou Rivero.

O roubo ocorreu na noite de domingo, quando bandidos armados interceptaram o veículo no estado de Yaracuy e fugiram. O diretor de Energia Atômica do Ministério de Energia, Ángel Díaz, pediu que os ladrões devolvam a cápsula imediatamente, e que não a manipulem. "Fazemos um apelo aos ladrões, e os advertimos que em seu interior está um cofre, que se aberto, pode causar danos muito graves, e até mesmo a morte, tanto a eles como às pessoas ao redor", disse.

Caso os ladrões abandonem o cofre, Díaz pediu aos que o encontrem "que se dirijam às autoridades, para que as pessoas treinadas recuperem a cápsula". Díaz afirmou que "o cofre é bastante seguro, desde que não seja aberto".
viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixx...tomara q os ladroes nao saibam como ativar =/