Realmente a idéia dos monstros só atacarem quando atacados é boa, mas apenas em alguns. Imaginem uma abelhazinha andando na sua mão, vc só olhando ela nã te pica, aperte ela e ai ui inchou. =D
Agora imaginem um lobo, rosnando e banbando olhando pra você, morrendo de fome... será que ele tava só olhando por olhar? =D
Já os Dwarfs e Elf, existem muitos NPCs e 2 cidades só deles, os NPCs não nos atacam. Pelo menos nos Dawrfs e Elfs podiam ser assim (atacar se atacados) só os Dawrfs Soldiers, Elfs Scouts, e outras variações das raças sim pq sõa mais 'power abuser' e malvados te atacariam de cara. =D
Quanto ao Anti-Lurer, podiam tirar isso de alguns monstros, como rat, dwarfs, elfs, bugs, e monstros humanos. Ou aumentar mais, as Valkyries muito perto do spaw:mad:
1_E nos outros, quando o monstro sair da sua área sua velocidade podia ir diminuindo. E força aumentando.
2_Ou criar umas 3 áreas do monstro: Na 1° fika como está, o monstra te segue te mata etc..; na 2° seu campo de visão fika menor, ele vai voltando pra 1° área; e quando ele sair da 2° puft, fumacinha.
3_A mais simples eu acho, o monstro some, volta no seu spaw imediatamente, mas com a life q tinha quando sumiu, se tiver sido atakado vai voltar sem o HP cheio. Aí era só voltar lá e continuar.
Ainda bem que atualizei o tópico depois de escrever tudo isso
A idéia MonstroVSmonstro é ótima!!! Eu já tinha pensado mas so pensei: "Puxa ia ser legal se eese bixo atakasse o outro..."
No Age Of Empires 1 o Leão ataca os veados até matar, no 2 é uma onça e faz isso nas ovelhas, no 3 dever tbm e no mythlogy eu n lembro =D
Ver alguns Wolf reunidos e atacarem um deer seria ilario e mais real.
Seria muito bom, tipo no Senhor do Anéis o Elfos e Anões se detestam, podia ter isso no Tibia tbm, todo vez que um Elf visse um Dawrf os dois se matassem =D, até mesmo os summons poderiam ignorar seus donos. Isso tbm os monstros atacar os summons (não sei se já tem isso).
Lendo alguns livros do Tibia descubri que o Minos não gostam muito de Orcs, podiam ter MVM (Monstro Vs Monstro

) entre eles.
Só
Edit: Quanto a mudar a Geografia do mundo, um rio seria muito ruim, afinal não surgem rios do nada no mundo... mas a muralha pode ser aceita.