Não gostei da sua visao sobre o mundo PVP.
Eu nao sou sharer e nem pretendo ser. E em mundo pvp vc nao precisa necessariamente matar uma pessoa pq ela tah na "sua" cave(eu digo sua pq vc tava caçando primeiro, é só usar o bom senso). Ela simplesmente vai ver vc lah e vai sair. Talves tenha até medo de ser atacado, hunted, ou qualquer coisa, mas primeiro eu tento decidir as coisas diplomaticamente, sem briga.
Até hoje, isso sempre deu certo pra min, soh quando eu to levando lootbag q eu nao tenho muita paciencia e meto bolt (no começo em full def, a nao ser q eu tenha certeza de que ele quer me roubar, pq n gosto d ataca as pessoas sem um motivo, as vezes ela soh clico no automap e nao tinha intencao nenhuma de me roubar) em quem fica mto perto, fica me seguindo e tals(coisa que ate hj, soh aconteceu 2 vezes, e nao matei ng, e nao cheguei a deixar o cara com life baixo, nem nada, soh assustei ele).
Soh mato gente que eu tenho certeza de que fez algo errado(atacou um outro char meu, amigo de confianca, etc.).
Mas o primeiro mundo q eu joguei foi calmera, e simplesmente odiei. Como eu era bem newbie, mtas pessoas tiravam proveito disso, me blokavam com parcel e pediam dinhero, matava meus monstro, lurava scorpion, roubava os loot, etc. Não consigo me imaginar voltar a jogar lá, pq como sou pally e gosto de caçar guard, dependo muito de lootbag(tanto pra levar bolt pra cave, quando pra voltar com o loot). Sem contar que as pessoas simplesmente podia entra na cave e fica me enxendo o saco, e como eu nao tenho muita paciencia acabaria saindo.
E quanto ao medo excessivo de pessoas que jogam em mundo npvp tem de morrer pra pk, eu tenho uma coisa pra vcs.
Soh tive problemas com pk quando eu era newbie. Já faz 1 ano q eu nao morro de besteira pra pk (morri uma vez pq fui jantar e deixei afk(tah certo, foi bobeira, mas nao é onde eu quero chegar), e outra por um cara com o dobro do meu lv q tava me caçando pq eu matei um maker dele, q por sinal tava usando MC e macro). Mas a cada morte, eu simplesmente aprendo mais. Desde o lv 10 eu ando com uma bag de uh na bp(isso no lv 10, no 15 jah foi uma bp, no 30, 2 bps), umas hmms/gfb/destroy field/magic wall(enfim, todo tipo de runa pra defesa, pra emergencias). E sempre usei o bom senso. Pra que caçar em folda, que é cheio de pk, se eu posso caçar nos rots de venore, que raramente tem pk? Pra que usar equips fodoes no lv 8, sendo que um p-set jah da conta do recado? Pra que comprar equips se eu estou sem runa pra me proteger? Pra que fica irritando as pessoas, robar etc? Pra que andar com hp baixo, se vc tem mana/runa pra se curar? enfim, essas coisas, simplesmente estar preparado pra pior situacao possivel. Quando eu estou caçando guard, eu nunca deixo o meu hp menor que 250, mesmo sabendo que o maior hit que eu já levei foi de 90. Sabe pq? vai que dá um freeze de 10 segundos, e o guard bota um axe ring+d-lance e resolve me matar? Simplesmente eu nao me arrisco. E se vc acha que jogar tibia sem se arriscar nao é divertido, acho melhor vc rever seus conceitos sobre o que é diversao
Pronto, escrevi até d+ e duvido que alguem leia isso tudo, mas n to nem ae :p