Curtir Curtir:  0
Página 9 de 17 PrimeiroPrimeiro ... 7891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 81 a 90 de 166

Tópico: Deus, um assassino?

Banido
    Registro
    10-11-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ok, essa papagaiada já cansou. Minha resposta aos crentes:

Vejo vocês incessantemente insistindo a respeito de livre arbítrio, jogando a expressão pra lá e pra cá como se fosse um curinga que resolve todas as indagações sobre o cristianismo e Deus.

Meus prezados amigos, eu pergunto, de ONDE vocês tiraram que Deus dá livre arbítrio aos homens?

Da bíblia? Bom, da bíblia com certeza não foi. A expressão não aparece em lugar nenhum na bíblia, se vocês querem saber. NENHUM. Duvida de mim? Entre em www.bibliaonline.net e procure por "Livre Arbítrio". Você não vai encontrar.

Foi um dogma criado pela Igreja Católica por volta do século XVI pra responder as perguntas do tipo "mas se Deus existe, por que há tragédias no mundo? Ele é nosso pai, devia nos proteger! "

Além disso, no mesmo período (durante a Reforma Protestante) surgiu o Calvinismo, uma seita cristã que pregava a Predestinação. Segundo os calvinos, Deus já escolheu quem vai pro Céu e quem não. E sabe qual o sinal de predestinação?

SER RICO. Segundo Calvino, riqueza era o sinal divino de que você foi escolhido entre os outros humanos.

Qualquer pessoa com dois neurônios entenderá que isso atraiu bastante a galera rica, que era justamente o público-alvo que a igreja não queria perder.

Aí então a contra-reforma católica surgiu com esse dogma BIBLICAMENTE INFUNDADO (porque na bíblia abundam eventos em que Deus passou por cima das vontades alheias, onde está o livre arbítrio aí?), tentando fazer a negada acreditar que há livre arbítrio, e que Deus deixa criancinhas inocentes morrer de doença porque "o homem é responsável pelas próprias desgraças", ou alguma variação dessa explicação.

O objetivo disso era convencer os ricos recém-convertidos por Calvino que não existia predestinação. Começou o eterno debate predestinação versus livre arbítrio.

Ou seja: a Igreja católica criou esse conceito que vocês usam arduamente pra defender este Deus que ninguém sequer viu, mas que todos hoje acreditam JUSTAMENTE porque a Igreja Católica foi uma instituição de extrema importância na época colonial do nosso país. Virou parte da nossa cultura.

....

Vamos analisar por outro ponto: existe qualquer coisa na bíblia qu corrobore a idéia do livre arbítrio?

Não.

Mateus 20:16
    Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

Como assim, "escolhidos"? Eu achei que íamos pro céu de acordo com nossas atitudes aqui na Terra. Sabe como é, você é bom, vai pro céu. É mau, vai pro inferno. Né?

...

Vamos olhar por OUTRO lado. Deus é onisciente, correto?

Isso significa que ele sabe tudo. Sendo um ser eterno e não preso a limites de tempo, posso concluir que ele conhece o futuro. Correto?

Aí que entra o probleminha de vocês com a questão do livre-arbítrio.

Se Deus já sabe o que eu farei amanhã, eu não estou tomando uma escolha. Eu estou limitado a fazer EXATAMENTE o que ele "prevê" que eu farei, caso contrário haveria uma falha em sua onisciência.

Então, estamos presos a um destino já previsto por Deus.

Livre arbítrio? Ha! Uma estratégia de marketing usada pela Igreja Católica no século XVI pra não perder fiéis pro calvinismo.

E ainda tem trouxas que acreditam. Sinceramente.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Kid; 11-11-2005 às 15:08.

Registro
    19-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Você sabe há quantos anos a Bíblia foi escrita? Aproximadamente há dois mil aninhos. Pouco não? Tem noção de que durante esse tempo todo, a obra pode ter perdido seu significado, decorrente das mudanças culturais, morais e éticas? Sabia que a maior biblioteca do mundo, de Alexandria, foi incendiada, e junto com elas obras clássicas viraram cinzas?
    A hermenêutica é essencial para a interpretação correta das coisas. Será que o sentido que vemos hoje não era diferente do daquela época?
    Nunca li a Bíblia, um ou outro trecho que eu li, mas eu acredito no Deus da sabedoria e não no Deus do ódio e do rancor gratuito. Aliás, posso até citar um exemplo aqui...

Uma vez Deus ordenou que um homem matasse seu filho como oferenda a ele. E o homem não pensou duas vezes... quando um anjo apareceu e disse que apenas queria testar a fé daquele homem.

Será que estamos frente aos preceitos fundamentalistas em que toda mazela é feita em nome de Ala? Aliás, é contraditório, pois ele disse "Não matarás".
    Temos que nos limitar àquilo que sabemos que é bom para nós e para os outros.

Lembre-se que o povo daquela época era diferente do nosso. O que é errado para nós hoje, podia ser certo para eles antes. Vivemos em constante evolução, mas certos valores são eternos até que se ache um modo melhor de atender o preceito universal de boa convivência: que todos vivam da melhor forma possível.

A Bíblia é um livro antigo, e a maioria dos livros antigos que lemos, são totalmente incompatíveis à sociedade contemporânea. Não compete a nós interpreta-la, se você for simplesmente ler a Bíblia e interpreta-la ao pé da letra, ela não fará sentido. Precisa-se de estudos aprofundados para saber o verdadeiro significado dela. Mas tem outras que só passando os olhos da para entender.

Agradeçam a existência da Bíblia, porque se não fosse ela, as coisas podiam ser piores. Muitos mandamentos legais do Direito emanaram dela.

"Ou quem sabe a Sonserina será a sua casa
    E ali fará seus verdadeiros amigos,
    Homens de astúcia que usam quaisquer meios
    Para atingir os fins que antes colimaram."

O Chapéu Seletor

Clique na imagem para entrar no Salão Comunal da Sonserina

Banido
    Registro
    10-11-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Você sabe há quantos anos a Bíblia foi escrita? Aproximadamente há dois mil aninhos.
    Errado. A bíblia não começou a ser escrita quando Jesus nasceu.

Você matou aulas de história. A bíblia existe há quase 4 mil anos.

....

Sempre que um crente usa a bíblia pra provar a existência de Deus, a ressureição de Jesus, etc, a bíblia é infalível e pode-se interpretar tudo do jeitinho que tá escrito.

Quando um ateu usa a bíblia pra mostrar as discrepâncias e contradições, aí precisa-se fazer um curso superior pra entender as passagens, porque "não pode levar ao pé da letra".

Agradeçam a existência da Bíblia, porque se não fosse ela, as coisas podiam ser piores. Muitos mandamentos legais do Direito emanaram dela.

Você deve realmente ter matado aula de história.

As Leis de Hamurabi, que existiam a cerca de 400 anos ANTES dos mandamentos bíblicos, é que foram base do direito legal.

Mas que pena que nem todos os mandamentos bíblicos viraram lei, né. Se fosse, eu poderia vender minha filha como escrava, apedrejar um filho teimoso, matar quem transgredisse a lei sabática... Que pena
    Última edição por Kid; 11-11-2005 às 15:15.

Banido Avatar de Coringa .G.E
    Registro
    30-03-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

biblia n e uma coisa confiavel, deus e o deus maximo nom?e os outros deuses das outras religioes?nordica,egipcia, indigina , chinesa , esses sao as meras invencoes?

Registro
    19-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Kid
    Errado. A bíblia não começou a ser escrita quando Jesus nasceu.

Você matou aulas de história. A bíblia existe há quase 4 mil anos.

....

Sempre que um crente usa a bíblia pra provar a existência de Deus, a ressureição de Jesus, etc, a bíblia é infalível e pode-se interpretar tudo do jeitinho que tá escrito.

Quando um ateu usa a bíblia pra mostrar as discrepâncias e contradições, aí precisa-se fazer um curso superior pra entender as passagens, porque "não pode levar ao pé da letra".

Você deve realmente ter matado aula de história.

As Leis de Hamurabi, que existiam a cerca de 400 anos ANTES dos mandamentos bíblicos, é que foram base do direito legal.

Mas que pena que nem todos os mandamentos bíblicos viraram lei, né. Se fosse, eu poderia vender minha filha como escrava, apedrejar um filho teimoso, matar quem transgredisse a lei sabática... Que pena
    Eu falo dos 10 mandamentos. Não é todos (até porque nem me lembro deles, de cor). Mas vou citar um exemplo... "Não matarás". Consulte o Código Penal, artigo 121, caput. "Matar alguém". Não são as mesmas palavras, mas tem o mesmo significado. Adultério também era crime, mas foi extinto, que a propósito, era também um preceito bíblico "Não cobiçarás a mulher do próximo."
    Quanto aos 2 mil anos, reconheço, foi minha falha :o . Faz muito tempo que ela foi escrita, e foi dividida em Novo e Velho Testamento. Eu pensei só no Novo é esqueci o Velho.
    O código de Hamurabi pode ter servido de inspiração para o Direito, mas só em país de predominância do common law, aceitam de forma bastante branda essa jurisprudência em questão. Talvez seja por isso que em alguns estados "Estados Unidenses" exista a pena capital. Mas como eu não sei do assunto, prefiro me manter neutro nesse ponto.

Publicidade:

Última edição por Nobre Valente; 11-11-2005 às 16:40.

O Chapéu Seletor

Banido
    Registro
    10-11-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Você é analfabeto ou não leu o que eu escrevi por vontade própria?

Fio, os Dez Mandamentos de Moisés nada mais são que uma versão resumida do código de Hamurabi. A lei de Hamurabi já existia ANTES. Não devemos nada à bíblia nesse aspecto

Registro
    19-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Você é analfabeto ou não leu o que eu escrevi por vontade própria?

Fio, os Dez Mandamentos de Moisés nada mais são que uma versão resumida do código de Hamurabi. A lei de Hamurabi já existia ANTES. Não devemos nada à bíblia nesse aspecto
    Código de Hamurabi = Lei de Damião = Olho por olho dente por dente. Seu post anterior não fornece informação nenhuma correlata aos dez mandamentos possuindo ligação com a Lei de Damião.
    Se o Direito se baseasse igualzinho em tudo que o Código diz, se alguém matasse o filho de um homem, esse mesmo homem poderia matar o filho do assasino, legal né? Isso foi informado por um professor meu.
    Analfabeto é quem não sabe escrever, mas como você não sabe discernir o uso desses "elogios", acho que o ingnóbil é você, e não eu.
    Não quero briga, se quiser redargüir, faça-o, mas com o respeito que é exigido em qualquer bom diálogo .
    Última edição por Nobre Valente; 11-11-2005 às 16:41.

O Chapéu Seletor

Banido Avatar de Caboom
    Registro
    25-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Lord_Petrus
    @Caboom

Veja só... os cientistas mais ortodoxos e céticos estão constatando que, quanto mais se chega perto do motivo inicial de tudo, mais se chega a uma resposta unânime: Deus. Se vc assistir Discovery Channel, National Geografic e outros, verá do que eu estou falando. Eu repito, você terá sua chance de sentí-lo, mesmo que não seja nesta encarnação.
    Primeiramente, cristãos não acreditam em encarnação. Não vou sentir ele nessa encarnação, por isso não vou sentir ele jamais. Já compus várias músicas... Nem vou te falar do tema que já é de se desconfiar. A questão é que os cientistas ainda não chegaram a conclusão alguma e posso te afirmar: ou eles não estudam ao certo ou desistem logo. Eles vêem Deus apenas porque não conseguem ter uma visão mais englobada do que está no começo, ou alguém tem? Essa visão de Deus que você diz é apenas a dúvida que, na minha opinião, eles jamais esclarecerão.

Ou alguém aí tem algo a dizer contra a teoria de Darwin?

Banido
    Registro
    10-11-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Nobre Valente
    Se o Direito se baseasse igualzinho em tudo que o Código diz, se alguém matasse o filho de um homem, esse mesmo homem poderia matar o filho do assasino, legal né?
    Realmente, você é analfabeto.

Primeiro que esse "igualzinho" que você meteu aí no meio foi tendencioso. Eu não falei que o Direito atual é uma "cópia igualzinha" da Lei de Hamurabi.

Falei que é BASEADO. Sabe o que isso significa? Certamente não é o mesmo que "copiado".

No mais, boa sorte com sua alfabetização :*

Registro
    19-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Realmente, você é analfabeto.

Primeiro que esse "igualzinho" que você meteu aí no meio foi tendencioso. Eu não falei que o Direito atual é uma "cópia igualzinha" da Lei de Hamurabi.

Falei que é BASEADO. Sabe o que isso significa? Certamente não é o mesmo que "copiado".

No mais, boa sorte com sua alfabetização :*
    Nota mental: É perca de tempo discutir com um insensato.

No mais, boa sorte com uma coisinha chamada epistemologia, você vai precisar bastante dela .

Publicidade:

O Chapéu Seletor

Permissões de Postagem