indice:
#1: como jogar tibia (pule o capitulo 1 se jah souber o basico de tibia)
#2: onde caçar em cada lvl ( incluindo dicas de caça )
#3: como treinar em rook (para dar mais danos àas bestas)

Capitulo 1 : como jogar tibia

bem tudo começa no temple, quando voçe está ancioso para jogar e talz, e a vista é um padre chamado Cipfried, voçe escolhe sua roupa e vai começar a grande aventura em rookgard,ai voçe pode estar se perguntando oh, e agora quem poderá me ensinar, ahh eu sei quem, eu o tutor animado.
quando vc começar a andar em tibia logo vai descobrindo novas coisa, como npcs e talz, mais tem uma coisa, se vc kiser comprar/vender coisa em npcs tudo oque vc tem q fazer eh falar... hi, ai se vc kiser vender algo fale sell (nome do item) e se quiser comprar algo buy (nome do item) P.S: só alguns items saum negociaveis na loja... bem agora depois de ler isso voce deve estar se perguntando _ Komu eu vejo o atk dos meus items tiuzinho? ... eu respondo primeiro clique no botao direito do mouse e aperte a opcao q eh look,aperte essa opçao para ver atk da arma, sua defesa, e o mesmo com as armaduras do corpo e items comuns... ateh para ver o tipo de parede e ler placas escritas/cartas iscritas... o segundo botaum ke vc verá será use embaixo do "look", "use" serve para usar um item, por exemplo vc as vezes precisará usar "use" para descer num bueiro e subir numa escada... + use "use" embaixo da escada, no piso onde a escada está, isso naum da +/- pra intende, mais vc vai ter uma ideia do q eu flei... bom dpois do use vc vai ver lah "trade with..."
serve para trokar items ou dinheiro com pessoas do jogo, por exemplo um tiuzinho tah flando isso: sell viking helmet 40gp!... ai se vc quiser comprar ter&#225; q faze assim : i buy viking helmet! ai o kra vai da trade em vc ai vai mostra um negocio assim:tiu peste wants to trade with you. , ok agra vc tem q faze isso : clica nu seu dinhero e da trade cum ele ai vai aperece uma coisa+/- assim <^> e vc leva u mouse ateh u kra.. ai vai mostrar uma barra embaixo q fla trade e mostra o item... oopps pera ai... vc sabe como consegui dinhero? ah naum, intaum vo esplicar... vc tem de ca&#231;ar ratos no buero, que fika alguns passos dps do temple... vc vera um buerinho lah...clike "use" nele e vc ver&#225; q desceu para um bueiro, ateh ai tah tudo escuro, repare q do lado do seu bastaum h&#225; uma tocha, ok tudo q vc vai fazer eh clicar no botaum direito e apertar use e... puuuff tudo fikou claro pois vc acendeu sua tocha... ai ande um pouco nu bueiro e o explore.. ai vc ver&#225; na sua tela um rato (rat) fa&#231;a o seguinte clike no botaum direito e clike "attack"... ou intaum fa&#231;a assim... imbaixo do seu inventory onde se ve sua arma e jaqueta, tem ums tro&#231;o assim : skills, battle , vip , logout... para atakar o rato de uma forma + facil clike em battle e vc ver&#225; o rat lah o q vc tem q fazer e clikar nu rato pelo battle... depois de matar u rato vc ver&#225; o seu corpo... ok... clike em "open".Ai vc vera um queijo e dinheiro (gps),+ as vezes us rats dexan cair os itens. Isso serve para tdas as bestas.Alguns itens saum + raros q os outros , dps de ter pego os gps e os queijos tbm pegue u rato.Isso mesmo pegue o rato ele pode ser vendido na loja do Tom q fika pa eskerda do centro de rookgard.Ali vc pode vender ratos mortos akumule 5 ratos mortos (se tiver como aguenta-los) e venda-os ali para uma boa fonte de gps.Kada rat &#233; vendido por 2gps, sendo assim a cada 5 rats ganhar&#225; 10 gps! aihh q bestera eskeci o que vc tem ke falar para o tom : hi ai ele falar&#225; um negocio, dps de ele responder vc fala : sell (quantidade) rats dps dele fala uns tro&#231;u vc fla yes.Prontu agra vc ganhou grana!! assim vc repete o processo varias X, ateh fikar no minimo 60 gps para comprar armaduras para o corpo todo ex:

Armaduras:
>>>leather legs:10 gp<opcional>
>>>leather armor:25gp
>>>leather helmet:12gp<opcional>
>>>wooden shield:15gp
>>>leather boots:compre por um player<opcional>
Armas:
>>>Axes:handaxe:8gp<preferivel>
>>>sword:short sword:30gp
>>>Club:studded club:studded club <compre por um player (8-10gp)>

Capitulo 2:Como ca&#231;ar em cada lvl

bem... nesse capitulo vou falar como como se ca&#231;ar,e a fun&#231;aum da ca&#231;a..

bem no capitulo passado falei como se atackava... agra eu vou falar a fun&#231;ao de ca&#231;ar, a ca&#231;a em tibia (e em RPG) serve para ganhar exp (experiencia) a experiencia serve para sua barra de nivel (lvl) aumentar, por exemplo se vc for matar um rato, repare que mostra um numero escrito em branco, encima do seu personagem, se vc matar um rat ver&#225; um 5 branquinho, certo? isso eh a experiencia que o monstro ti deu, enquanto + esperiencia vc tiver, + lvl vc consegue... dps de ver uma frase assim: you advanced from lvl 1 to lvl 2. , pare de ca&#231;ar e v&#225; compra novos items...
um shield apenas :studded shield por 20-25 gp...
bem agra vou mostrar areas de ca&#231;a (para free apenas)
lvl 1:No buero da cidade (o que eu citei acima)
lvl 2:aconselho continuar em rats, mais em outro lugar: va ateh u final da estrada da eskerda e encontre uma loja de um npc chamado Al Dee, vah ao final da loja e verah um buero des&#231;a nele e des&#231;a + 3 andares ateh achar uma cave grande de rats explorea e mate todos os rats. P.S: naum de&#231;a no quarto buraco se vc naum tiver uma corda ( se tiver 50 gp compre uma corda, pq em certas ocasioes precira usa-la.)
lvl 3:aconselho nesse lvl a sair por uma ponte ao norte da cidade e seguir ao norte ateh umas ruinas de uma casa, lah vc verah certos lugares dificeis naum des&#231;a nos buracos &#224; esquerda se naum tiver corda v&#225; apenas para o lado direito da caverna e des&#231;a tranquilamente... mas cuidado com umas criaturas chamadas orcs,ahhhhh! e muito mais com os minotauros, sim isso mesmo minotauros fika perto de um labirinto com orcs e lobos:eek:
lvl 4:continue ca&#231;ando orcs e trolls...
lvl 5: ai vc pode arriscar de ir &#224; esquerda da ponde da cidade de rook. lah tem aranhas, lobos, bugs, deer(boa fonte de alimentos,porem naum da exp),orcs se vc explorar de mais, vespas e ...Uma besta com for&#231;as incriveis a distancia!!O orc spearmen:eek: :eek: ... sim ele mesmo, ele eh o anikilador de rookers...
lvl 6:continue nesses mesmos lugares de ca&#231;a...
lvl 7:nesse lvl poder&#225; ca&#231;ar eskeletos, ao extremo norte perto dos horriveis orcs spearman...

e finalmente chagar&#225; ao lvl 8!!!

Capitulo 3:Como treinar em rook

Bom, nesse capitulo vc ira aprender a treinar skills em tibia.Skills saum suas habilidades. Ex: sword skills (habilidade com a espada) isso quer dizer suas for&#231;as com essa classe de arma.
Para treinar vc precisara de um monstro fraco, por exemplo rat. Alem de precisar de uma arma fraca pa naum tirar hits mtu fortes(hits quer dizer quanto vc tira de dano da lf <lifepoints> da besta q vc esta atakando).Basta vc colocar num icone do lado de seus equipamentos.Ali tem um botao com 2 espadas, outro com um escudo e uma espada e outro apenas um escudo, Para treinar vc precisara usar full defensive (o botao do escudo) pois vc naum ira tirar mtus danos das bestas.dps de passado um tempo ira aparecer uma frase com:U advanced in shielding.Isso quer dizer q vc "upou"( almentou ) sua habilidade em escudo, para isso vc precisa de um escudo.
Dps de certo tempo vc estara + poderoso na habilidade q treinou. vc pode treinar quanto kiser.

Conclusoes:Rookgard eh um lugar para se aprender a jogar naum para jogar permanentemente nele, para isso q existe main! xD )

FIM

CREDITS: ZEZENA ARON