Obs: No momento so tenho o rpg maker XP, usei ele para o tutorial
Tutorial RPG Maker, vcs pediram o mala fez
No Rpg maker existem 3 camadas no 2000 e no 2003 ja no
XP possui 4 camadas
Introdução
A primeira camada serve para criação do cénario de fundo,
a segunda serve para colocar objetos transparentes,
que não ocupam o quadrado inteiro, a terceira camada
no 2000 e 2003, serve para criação de eventos enquanto
no XP é uma segunda caada de objetos transparentes para
deixar o seu cenário mais rico, a quarta camada no XP
seria para eventos
Database:
É como se fosse o sistema do seu futuro jogo de RPG
o menu é subdividido para que vc possa alterar várias
coisas de modo a deixar o RPG do jeito que vc quer
Hero
Ali vc acrescenta e retira heróis no seu jogo de RPG
maker e muda seus nomes e classe, também seleciona
as armas iniciais na parte starting equipment, na base
static vc controla o ganho de habilidades por lv e o
quanto de exp para cada lv e o quanto aumenta, tudo isso
já vem configurado para ajudar iniciantes e para quem
ja sabe mecher ajda a deixar bem melhor o jogo
Class
Aqui vc cria as classes no nome vc seleciona o nome dela,
isso faz com que vc possa traduzi-la para o portugues, na parte
embaixo Array Size, vc determina o número de classes existentes,
equippable weapons, vc determina que armas essa classe pode usar
o mesmo ocorre no equippable defense, a barra do lado attribute
resistence e status, serve para maior resistencia a determinados
danos, na parte debaixo tem os skills, que vc seleciona em
que lv a pessoa ganha.
Skill
Aqui vc cria as skills, configurando tudo, tou cum preguiça de
fazer pq é grande se tiver duvida poste embaixo que depois explico.
Item
Aqui vc cria seus item e configura os efeitos
Weapon
Serve para vc criar e reconfigurar armas, ali a barra da direita vc
configua o efeito de dano mágico se ela possuir e tbm pode escolher
a animação de ataque dela
Armor
Cria os equipamentos de defesa diverso e coloca atributos
normais e mágicos de defesa
Monster
Aqui vc cria seus monstros, na criação do monstro, ele nõ ira aparecer
no menu de opcões na hora de colocar ele no cenário, vc tem opções de
configurar a vida dele o seu mana atributos mágicos e a experiÊncia
alem do loot
Monster group
Vc determina como o monstro irá aparecer em batalha, podendo tbm
escolher um terreno típico em que ele aparece
Stauts
Configura os diferentes status do teu char, commo quando ele
está confuso e quando morre o que ocorre com ele
Animation
Nunca mexi mais pela rapida olhada é configurar animação de batalha
mudando o ponto onde a animação pega no monstro e mudar ela
Tileset
Aqui vc muda onde o teu char pode andar ou não no terreno recomendo
não mexer nela, mais é bem legal para vc ver todos os tipos, é aqui
tbm que vc acrescenta novos terrenos
Common Event
Sei lá
System
Aqui vc muda o backgraund da tela inicial a cor do menu e etc coisas,
bem legal para deixar o jogo a sua cara, ali tbm configura o numero de
Heróis e quais vâo começar o jogo.
Bem agora que o menu básic vcs conhecerão vamos aos eventos
Existem 2 tipos de eventos (que eu sei fazer pq o terceiro
nunca tive necessidade)
Os com swich e os sem
primeira coisa vc deve colocar o set startin position, lá é
onde o seu herói vai começar.
um exemplo de evento simples é o teleport
na opção de eventos vc pode selecionar o seu movimento
colocar um grafico ou deixar ele sem ou se quer que
faça algum movimento random, esse no caso é se e pessoas de cidade
a parte de swich não mecha ainda pq ali vai detrminar que
é uma outra pagina do código
vamos fazer um teleport simples, algo qu é impossível
fcar sem
vai em event comands e clique em insert, na segunda pagina tem
o teleport, vai abrir um menu, esta selecionado specifc location,
deixe nale clica no botao ao lado da caixa branca, vai abrir um mapa
nele vc escolhe o quadrado onde o seu char vai parar quando usar o
teleport, eu gosto de deixar no teleport hero touch, pq quando o heroi
passar ele automaticamente ira executar o evento ao passar por cima
bem termino aqui depois melhoro essa coisa confusa e coloco swichs,
não vou colocar todos os eventos então coloque quais estão em duvida em
trabalhar, eu tbm nao sei udo, aprendi so fuçando.
Em breve coloco mais editando aqui
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