( meu primero topico dps de 4 meses sem postar NADA ¬¬ )
e ae galera do off,
dps de fuçar numas revistas aqui em casa, eu vi algo bem interessante: medidas de bytes. Nós conhecemos O byte, Kilobyte, Megabyte, Gigabyte, e o mais potente JA CRIADO: o terabyte. Mas, há mais medidas de bytes do q isso. e sao
medidas extremamente loucas. Aqui vai informaçao sobre todas as medidas:
byte: Emboras os termos bit ( uma unidade de informaçao ) e byte ( um conjunto de 8 bits ) deem a impressao de terem nascido no msm dia, o bit é sete anos mais velho q o byte. Foi a IBM que inventou o nome byte, em 1956, mas nao há registros sobre o inventor, nem sobre sua inpiraçao. Há quem diga que byte significa binary term e há quem diga que ele é uma brincadeira cin as palavras bit (pedacinho) e bite (morder).
Kilobyte: Tamanho de memoria. Corresponde a 1024 bytes, ou 2 elevado a potencia de 10. A palavra quilo vem do grego khilioi, mil.
Megabyte: Tamanho de memoria. Corresponde a 1.048.576 bytes, ou 2 elevado a potencia de 20. o termo mega teve origem no grego megas, grande.
Gigabyte: Tamanho de memoria. Corresponde a 1.073.741.824 bytes, ou 2 elevado a potencia de 30. Uma pagina normal de um livro tem cerca de 3000 caracteres, logo um gigabyte seria equivalente a mais de 6000 livros com 500 paginas cada, ou 6 aurelios. A palavra giga é grega e significa gigante.
Terabyte: Tamanho de memoria. Corresponde a 1.099.511.627.776 bytes, ou 2 elevado a potencia de 40. A palavra tera é grega, e significa Monstro.
AGORA, AS MEDIDAS COLOSSAIS: Petabyte, Exabyte, Zettabyte e Yottabyte!
Petabyte: Tamanho de memoria. Corresponde a 1.125.899.906.842.624 bytes, ou 2 elevado a potencia de 50. Nao é pra ninguem ficar preocupado, mas esse tambem é o numero de formigas no mundo. Há 150.000 para cada ser humano. O termo Peta é uma variaçao do grego penta, cinco.
Exabyte: Tamanho de memoria. Corresponde a 1.152.921.504.606.846.976 bytes, ou 2 elevado a potencia de 60. Só para que nao fique aquela impressao de infinito absoluto, um numero 15 vezes maior que esse é o tanto de moleculas que há numa gota de agua salgada. O termo Exa vem da palavra grega hexa, seis.
Zettabyte: Tamanho de memoria. Corresponde a 1.180.591.620.684.899.303.424 bytes, ou 2 elevado a potencia de 70. esse incrivel numero tambem é a quantidade de filhotes que um simples casal de moscas seria capaz de gerar se conseguisse viver 4 meses. Mas a natureza é sabia: as moscas vivem, em média, 37 dias. Se ela vivesse somente 1 semana a mais, elas poderiam dominar o mundo. Zetta vem da palavra zepto, notaçao cientifica de sete.
Yottabyte: Tamanho de memoria. Corresponde a 1.208.925.819.581.336.886.706.176 bytes, ou 2 elevado a potencia de 80.
Essa é a medida suprema de bytes. Em 1965, Gordon Moore, co-fundador da Intel, criou a Lei de Moore, que diz que a capacidade de um chip dobrará a cada 18 meses. Como até agora ele acertou, o yottabyte seria a memoria-padrao de um micro, ou de qualquer engenhoca que venha substitui-lo no futuro aí pelo ano de 2008. é dificil imaginar oq isso vai significar na pratica, já que hoje ainda estamos encantadoss com 1 terabyte, que tem a capacidade de 1 trilhao de vezes menor que o 1 Yottabyte.
O termo Yotta vem de yocto, notaçao cientifica de oito.
Comentario: meu deus, mta nóia, nós mal estamos alcançando o terabyte, e já criaram um 1 trilhao de vezes maior... mta nóia viu
espero que gostem.
obs: nao foi CTRL+C e CTRL+V, pq por primero os meus nao tao funfando, segundo eu tirei duma revista, ctrl+C e ctrl+V duma revista é dificil.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação