[eu fiz um tópico muito parecido em secura, mas resolvi dar uma editada e mostrar as minhas impressões e opiniões que recebi de tibia até agora, por isso esse aqui no Geral]
Eu vou para de jogar por um tempo, talvez até para sempre, mas como sou um jogador viciado, não vou falar pq Diablo, por exemplo, tenho 'instalado e desisntalado' o jogo diversas vezes nos últimos anos...
Quando conheci o jogo me encantei por ele, gráficos nostálgicos como Zelda RPG, um MMORP que rodava nos meu míseros 48bps, quests, itens desconhecidos, muita gente de todos os lugares... e as coisas foram ficando cada vez melhores: descobri o TibiaBR e vi o tamanho da comunidade que 'somos' (os foruns de diablo no brasil são relativamente pequenos...) e depois ainda descobri como era fácil fazer Mods para o jogo (outra paixão minha).
fiz toda a tragetória de roock, diversas vezes para lurers, mas como todos os outros aqui desanimei mas não desisti, comecei a treinar, então todos os dias entrava na net durante a madruga por umas 2 - 4 horas para treinar skills e ml com meu kininha, fui fazendo muitos amigos no game chat e como jogo na madruga no meu mundo não tem mais que 300 pessoas on line, ótimo para treinar e fazer amigos, já que todos se vêem sempre...
Mas com o tempo fui desanimando de muitas coisas no jogo, percebo que Tibia é um jogo extremamente escravizador. quando os programadores fizeram o jogo colocaram nos cálculos das equações de skills e experência fatores numéricos (razões da progressão geométrica) que deixam as coisas muito, mas muito difícieis a longo prazo. e tornam o jogo muito cansativo.
meu kina Miamoto-Musashi tá no level 22 com skills 66/66 isto quer dizer que fiquei treinando umas 75 horas mas some todas às vezes que mataram meus bixos, que bloquearam o respawn, que não acertei dentro dos benditos 30 segundos e vai achar fácil umas 100 horas dedicadas exclusivamante ao treino. eu tenho a meta de atingir skill 80/80 isso quer dizer que vou precisar de pelo menos Mais 213 horas e 19 minutos de treino ininterrupto para conseguir isso, considere as dificuldades de treino, vou ficar mais um ano ou mais para chegar lá.
mas conheço muitos kinas felizes com 75/75, mas mesmo assim precisarei de Mais 103 horas e 32 minutos de treino para alcançar tal façanha, o que deve levar mais meio ano já que agora mesmo minos morrem fácil e slimes, bom sempre tem gente nas slimes... um ano todo entrando quase todos os dias por 2 - 4 horas só para treinar...isso não é divertido. pegue um hight level que esteja treinando e tente falar com ele, 90% de chance de ele não responder (mesmo c vc empurar ele ou coisa assim) pq? porque ele está AFK vendo televisão, jogando com seu mc, dormindo... porque treinar, somente, não é divertido, não há diversão em ficar 3 horas batendo num mino. e como dizer 'eu jogo tibia' se 80% do tempo de todo o meu char eu fiquei AFK treinando??? isso deveria ser divertido. deixar meu char largado sozinho 80% do jogo não é me divertir.
e eu não acho que a culpa de todo esse AFK seja dos jogadores não; eu acho que os programadores pegaram muito pesado com o jogo, por isso cada vez mais vemos gente dividindo o char (sharer) e usando macros para treinar, mesmo em mundos não pvps... esses dias mesmo vcs devem ter lido um tópico em que um povo bem 'poderoso' de pacera (que eu usava até de como exemplo p/ mim) assumindo que shareia, usa macro etc...
Eu sei que tem muita gente honesta que treina duro, mas me pergunto se o esforço vale à pena. Eu amo a vocação Knight, adorei muita coisa em Tibia (pequenos detalhes como os livros terem 'defeitinhos ortográficos' feitos por seus 'autores'; as vocações são muito bem 'entrelaçadas' sendo uma muito dependente da outra...) que outros 'grandes' jogos como WoW ficam devendo, e muito. mas o jogo peca muito por esses dois pontos: a programação técnica (skills, experiência) e os usuários, estes facilitados por problemas na elaboração do jogo roubam como podem, e encurralados ante tremenda dificuldade de crescer no jogo acabam usando cheats (ou acabam viciados, perdendo a 'diversão' do jogo).
quanto ao level é só ver: um level 100 têm a xp de 17 lvl 40, ou seja enquanto vc faz seu lvl 100++ podia ter feito, com a mesma quantidade monstros, 17 players lvl 40!. muitos jogos, como diablo, fallout, etc também têm uma relação alta de xp nos hight levels, mas a questão é em tibia vc acaba passando semanas, meses (anos?) matando sempre os mesmos monstros para upar level, então vc é um hight level free: vc mora ou em kazz, ou em Venore D-lair e quem é PA sabe dos locais 'Comuns' para Pa's. conheço gente no game chat que 'mora' em Demona, simplesmente todos os dias no game chat nos últimos 2 meses o cara tava lá upando ou tava a caminho de lá. e se mantinha com inúmeros MC+druids... olha aí a dificuldade de upar 'empurrando' o cara para cheats...
outra coisa que os programadores usam é: falta de informação + informação difusa
quando um jogo lança um 'patch' ele vem com todas as mudanças técnicas no jogo, respawn, mudanças de xp etc. claro que consigo saber muitas das novas mudanças através de sites como 'TibiaNews', mas ver que os programadores não se preocuparam em adicionar um patch.txt com algumas das modificações (não estou falando de spoil) é crer que não dão o valor que eu, como jogador do jogo deles, mereço. Você acredita que meso após anos e anos até hoje a maioria das pessoas não sabe como funciona a relação da defesa da arma defesa do escudo!?!?E dentro desse 'esconde-mostra' itens e informações nos vemos sonhando com itens que nunca serão nossos pq suas quests já foram desabilitadas há muito tempo, e quando um programador diz: 'nem 20% das quests foram resolvidas' isso soa como música aos ouvidos de um fã de RPG, mas tudo é só 'táticas de vendas' vc vê o EO usando demon legs e pensa: um dia quero ter uma, vou treinar bastante para isso, mal sabe que a quest não existe mais, e justamente por ter sido desativada é que ela fica ainda melhor: pq agora o Guido tem um prato cheio: itens super desejados e impossíveis de se pegar, resultado: 100.000 pessoas que entram na Net todos os dias com esperança de conseguir algo que é impossível. mas se vc falar: 'ei, a quest foi desativada' ninguém te ouve, duvida? pergunta para um roocker sobre a sword of fury, o cara tá no lvl 30++ já viu cada centímetro da ilha, não achou masi ainda têm muita esperança. E o pior é que se um dia num update futuro a quest voltar um cara lvl 6 passando por ali sem querer vai achar a SoF e tirar muuuita onda de todos aqueles que tavam no lvl 30++ mas eram 'burros demais para ir ali'...
Não pensem que não gosto de tibia, ele foi um dos melhores jogos que já joguei, acho que está logo depois de Castlevania: Synphony of the Night na minha lista... mas:
Tibia é como o Cigarro: altamente viciante, mas dá prazer. Todos que não fumam (não jogam) te criticam por isso, mas só vc sabe o prazer e a necessidade de ir lá e dar uma tragada. mesmo que isso tome muuuuito tempo da sua RL....
sempre vou estar aqui no frum, e quem sabe não reanime de pegar meu char denovo... espero que não.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação
tanto é que sou fã de muita gente aqui no forum que tem skills 90++. porque imagino a dificuldade de treinar (principalmente em NON-PvP)