Bom, vou colocar meu "Tome" de conhecimento aqui:
Isso é baseado em MEUS testes.
Bom, o resultado resumido é:
Você pode defender até dois monstros ao mesmo tempo (oooh). Geralmente, a primeira pancada pegará no escudo. Caso a defesa do escudo seja insuficiente pra defender o golpe, a arma tentará filtrar mas com menor eficiência. Se forem dois ataques simultâneos, o primeiro ataque será priorizadamente bloqueado com o escudo, pouco importando a qualidade. O segundo será bloqueado principalmente com a arma, caso não haja delay pra usar o escudo. Depende mais da sorte, mas basicamente é isso.
Agora vamos pro caldo mais grosso:
Primeiro, o escudo é excelente pra bloquear ataques de mísseis (Bolts e arrows, argh!). Já uma arma... tente, pra efeito de comparação, pedir pra um amigo te disparar uma flecha e tente desviar a flecha com machado, espada ou similar. Baseando-se nesse princípio, se você tomar um segundo ataque que seja de distance, e seu escudo não bloquear, adeus, já era, bye bye. A arma tem chance quase nula de defesa (Experimentei isso primeiro usando somente um steel shield e desarmado, blocando elfs e elf-scouts. Nesse caso, eu sempre blocava 1-2 arrows. Já usando apenas armas... eu tomava hits grotescos até de elf, quase nunca dava fumaça, só asterisco, especialmente com spike sword - meu skill de sword é suqsis - tomei até 36 na orelha de elf. Scout nem se fala.)
Isso então aponta um fator: Quer matar um cara com two-handed? Desce bolt nele! Ele tá sem escudo e não vai conseguir defender suas flechadas
E como já falei antes, a defesa da arma usa o melee skill, não o shielding (O que explica que eu, mesmo com 53 shielding, tomava hit de ORC usando APENAS uma spike sword, sem escudo).
Então, resumindo... a defesa da arma é auxiliar.
AH! Uma última coisa: É extremamente eficiente usar dois escudos. É preferível você carregar dois escudos (Tipicamente... dragon+Guardian ou qualquer escudo que tenha mais um guardian, bom e barato) do que usar sword porque "tem mais def". Do que adianta mais def se a def adicional não bloca flechas? Isto pode se mostrar extremamente eficiente quando você vai blocar monstros fortes, ou até os spameentos como o Hunter (Usualmente, você pode blocar a primeira flechada, mas a segunda e terceira podem causar um estrago arrasador). NO caso do hunter, com dois escudos você pode blocar perfeitamente dois tiros duma vez, e, se tiver sorte, até o terceiro. Mas não pode atacar, invariavelmente...
No caso, dois escudos é o perfeito pra caçar HEROS. O seu melhor escudo bloqueará o melee e o secundário dá conta de sua única flecha com poder absurdo. Dependendo do seu skill, poderá ser possível blocar para um amigo sem precisar de UH, que geralmente são usadas pra curar o estrago das flechas.
Então experimentem, comigo dá certo... toda vez que sou trapeado com cyc/guard, desce dois escudo na mão e nem os soldier consegue me peneirar.