Realmente, parabéns pela matéria.

Me fez pensar bastante sobre o que acontece no Tibia, e o porque da situação ser como é.

Eu, na maioria dos servers que joguei, era protegido por um RL meu. Não usava isso como provocação ou intimidação, e muito menos deixava isso publico.

Procurei sempre usar isso como proteção contra Power Abusers, mas mesmo assim evitando ao maximo qualquer tipo de confronto ou desavença, coisa que eu sou extremamente contra no jogo.

Sobre pessoas serem "folgadas" porque fazem isso com eles na vida real, devo não apenas concordar, como também afirmar que assim é o tibia:
Uma seqüência de ações e reações mal direcionadas.

Muitos dos Pks que eu vejo fazem isso porque foram Power Abusados e não tiveram como se vingar diretamente, e resolveram direcionar sua raiva pra outras pessoas, para então deixar o tibia.

Ai, o ciclo se reinicia, porque aquele que foi morto vai querer dar o troco também..

Claro, não digo que isso acontece sempre, mas coisas desse tipo são o que movem as engrenagens do jogo, infelizmente.