Então, Tibia me atrai muito esteticamente, mas sempre achei ele muito complexo. Tentei jogar outras vezes e parei com meu knight no level 25.
A ideia de escrever sobre minhas gameplays surgiu porque eu estava cansado de ficar o tempo todo procurando guias e olhando a wiki pra entender como jogar. Decidi que eu deveria jogar por conta própria, do meu jeito, descobrindo tudo que fosse possível dentro do jogo. Então, antes de começar essa série de gameplays, deixei meu knight no level 25 e com skill de sword por volta de 60 usando o método das Mad Sheeps que vi no YouTube. Agora, atualmente:
Gameplay 1 (Knight level 25, conta free):
Perto de Venore eu descobri o NPC Norman conversando com uma mulher a oeste do barco de Venore. Ela fala que ele oferece “trabalhos”, então fui atrás dele na saída leste da cidade e descobri que ele dá quests diárias. Fiz as três pra receber o bônus diário.
Fiquei um tempão procurando a loja de poções de Venore (porque achei umas poções no chão) até descobrir que ela fica onde estão os magos — algo tipo “Wizards”.
Vendi uns sapatos simples que achei, acho que foi na loja de armaduras ou de roupas, não lembro direito.
Subi um andar no banco e encontrei um NPC engraçado no banheiro, reclamando que vive sendo incomodado. Saí do jogo porque já estava cansado de andar tanto.
Foi divertido? Diversão: 3,5/10. Só me diverti no final. Durante o jogo, fiquei ansioso pra terminar logo as tarefas e irritado com a lentidão pra andar. No fim, encontrar NPCs e descobrir lugares me deu um senso de progresso e um pouco de diversão.
Gameplay 2 (Knight level 25, conta free):
Tem um NPC agente funerário! O nome dele é Ashtamor e fica numa casa cheia de caixões. Estou marcando no mapa todos os NPCs sem nome em Venore.
O Pyro Peter fala umas coisas interessantes. Preciso traduzir exatamente o que ele fala (depois fiz isso pela wiki em português e achei legal).
A casa do Eustacio em Venore está trancada, não entendi o que é tal localização.
Jean Claude é um NPC que grita “VIVA O REI” e dá direções pela cidade. Tem uma NPC chamada Talesia em cima da loja de frutas, vegetais e flores. Pelo letreiro na frente da loja, deve ser dela mesmo, já que ela diz que é comerciante.
Na loja de móveis premium tem umas ferramentas de cortar madeira bem bonitas. Na loja de poções (que também vende magias para magos), todos os NPCs são monstros. Encontrei outro NPC gritando “VIVA O REI”, o nome dele é Christoph, também marquei no mapa.
Achei que já tinha explorado tudo em Venore, mas não. Estava tentando descobrir onde aprender magias de knight, e a guia Elena me falou que meu mestre é um NPC chamado Asrak, que fica no subsolo do depósito, onde fica a taverna Hard Rock (a mesma que Jean e Christoph mencionam).
Na taverna tem vários NPCs, e finalmente achei o Asrak no andar mais baixo. Comprei o feitiço Brutal Strike, mas parece que ele tem mais. Então vou juntar grana pra comprar o resto. Nesse mesmo lugar tem umas estátuas e um boneco pra treino offline.
Foi divertido? Sim, 6/10. Porque eu já estava mais familiarizado com a cidade desde a gameplay 1 e fui marcando os NPCs no mapa. Venore não é muito grande, então explorar deu uma sensação de progresso. Mas se fosse maior, não sei se teria sido tão legal.
Gameplay 3 (Knight level 25, conta free):
Dessa vez decidi explorar os arredores de Venore e conseguir ouro pra comprar mais magias de knight. Talvez leve mais de uma gameplay pra isso.
Olhando o mapa, Venore é cercada por:
Oeste: Dragon Lair
Sul: Southern Swamp
Leste: Arredores de Venore
Norte: oceano
Noroeste: Green Claw Swamp
Cada região conecta com outras, então comecei pelas bordas e vou explorar em círculos até chegar em outras cidades e continentes.
No continente de Venore, com o mapa afastado, as cidades principais são:
Norte: Ab’Dendriel
Noroeste: Carlin
Centro: Kazordoon
Sudoeste: Thais
Sudeste: Venore
Comecei pelo leste (Arredores de Venore). Tem um rato falante chamado Sniff, reclamando que perdeu suas coisas. Já tinha feito a quest do Norman, então não repeti.
Monstros que encontrei: Marsh Stalker, Cobra, Aventureiro…
Achei uma caverna com um Bonelord. Lá fora, à direita, vi búfalos e wisps.
Tinha também uma estrutura de pedra com segundo andar e um esqueleto, mas não descobri como subir.
Tem outra caverna a oeste da primeira, com morcegos. Ela tem mais andares! No segundo, encontrei centopeias, slimes e rotworms — tinha até um mais forte, o Carrion Rotworm.
Achei uma fortaleza de orcs com muralha, mas dá pra subir por uma escada. Lá dentro tinha vários orcs! Achei um baú com uma mochila contendo:
Magic Light Wand (vale ~300 gp)
Axe Ring (208 gp)
Blank Rune (15 gp)
Um orc derrubou um Heavy Old Tome que vale 500 gp.
Depois de limpar a área, voltei pra cidade e vendi:
Gold droppado: 660 gp
Swampling Wood: 7.468 gp
Stalker Feathers (3): 1.503 gp
Guardei o Heavy Tome e o Axe Ring porque o preço de venda tava baixo
A Magic Wand não vale muito, então deixei guardada
Comprei mais feitiços com o Asrak. Um deles ilumina o ambiente, então ativei as sombras de novo nas cavernas pra curtir o efeito visual.
Ainda não explorei o sudeste nem Shadowthorn, que é perto, mas não se conecta direto com Venore. Vou fazer isso antes de sair dessa cidade.
Foi divertido? Sim, 8/10. Me surpreendi com o loot e com a base dos orcs. Além disso, conversei com outro jogador. Uma das magias de knight que comprei foi “haste”, que aparentemente me deixa andar mais rápido.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv criado pelo TibiaBR.
https://taleon.online