Conflito complexo que perdura principalmente desde a saída do Império Britânico da Palestina e do acordo da ONU que convergeu com o fim da 2a Guerra Mundial, na qual calhou de uma imensa onda de judeus e sionistas (que tiveram apoio do antigo Império Britânico para migrarem) a irem para a Palestina. Se olharmos bem veremos que por parte dos sionistas desde o príncipio a tomada de territórios foi marcada por sangue e também por revolta dos árabes. Israel não é boba, sendo dos últimos confrontos desde os anos 2000, se repararem bem, sempre matando mais do que os reacionários palestinos com seus mísseis em Gaza. Inclusive o atual território da Palestina está praticamente sumindo do mapa. Direto via represálias e opressão por parte do governo israelense com o povo palestino em redes sociais. Como ela é apoiada veemente pelos EUA e é muito mais organizada e avançada militarmente não sobra muito ao que os palestinos fazerem a não ser ataques terroristas, uma vez que é quase inviável uma força armada palestina bater de frente com Israel. Isso explica esses últimos ataques Hamas (na qual repudio veemente), que provou ter agora um grande arsenal para quebrar barreiras israelitas. Se pararmos para pensar bem ambos os lados se comportam espalhando o terror e massacrando civis. Mas claramente há uma simbiose predatória entre o opressor e o oprimido, onde o povo palestino quer esse direito de liberdade e acabar com esse "apartheid". Como já deixei claro, não acho correto através desses meios liderados por radicais islâmicos. A questão é que os dois lados fazem crimes de guerra e eu tenho mais ou menos o cenário na minha cabeça e provavelemente estou errado, porém creio que caminhamos para um fim próximo da Palestina e a vida vai continuar pra gente aqui no Ocidente, com outras atrocidades e massacres acontecendo ao redor do mundo por conta de poder, território ou ganância (como sempre).