"Eu sou mais louco do que todos vocês" - Monark
O ponto do meu post não foi indicar quem merece ou não merece ser preso e sim demonstrar que as desigualdades de punição na Justiça brasileira são uma das grandes fontes da impunidade. Prender e punir o mais vulnerável, enquanto deixa livre aqueles que possuem mais poder político e econômico, é uma ferramenta de manipulação social eficaz. É utilizada para mostrar à sociedade que "alguma coisa está sendo feita" enquanto, na real, só estamos enxugando gelo.
Isso acontece também nesse inquérito da tentativa do golpe. O que o Moraes sempre quis foi dar um resposta para a desmoralização sofrida pelo STF nas invasões do dia 08/01. Mas o fato é que o golpe de verdade, o que tinha as característica reais de um tentativa de golpe (meios de ação, cadeia de comando pós-ação, alvos, estratégias jurídicas e de comunicação para legitimidade, núcleos e funções bem definidas), foi aquele lá atrás, do qual fizeram parte membros das Forças Armadas e do Governo, e que está sendo julgado agora. Aí, vale lembrar que essa investigação caiu no colo da PF. Em parte porque bolsonarista, além de tudo, é incompetente, e arquivos não foram apagados no computador e dos celulares do Cid, que estava sendo investigado pelo caso das joias e pela falsificação de comprovante de vacinação.
Só que, antes dessa trama ser revelada, a única coisa que o Moraes tinha de materialidade eram os idiotas do dia 08/01. Por isso as punições foram "exemplares", porque é bem mais fácil utilizar esse pessoal como bode expiatório para a demonstração de força do STF e da Justiça como poder.
Pessoalmente, não acho que dia 08/01 tenha sido uma ação parte de um plano maior de ameaça institucional (embora, em algum momento, possa até ter gerado uma oportunidade, caso o novo governo tivesse decretado Estado de Sítio em Brasília). Certamente foi uma ação organizada e premeditada, dias antes todo mundo já sabia das convocações e do clima nos acampamentos que já começavam a ser pressionados (embora ninguém tenha acreditado 100% que ia dar merda, já que os Bolsonaristas estavam esperando as 72h desde Outubro). Mas não acho que seja plausível e tenha materialidade suficiente para acreditar que o intuito era algo maior no pós-ação. Na minha visão, todo o processo estabelecido pelo Moraes é bem intransigente e questionável, para dizer o mínimo. Se fosse aplicado em outras situações em que aconteceram quebra-quebra e vandalismo em instituições de Estado, a visão de muita gente seria completamente diferente.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv criado pelo TibiaBR.
https://taleon.online