Você entrou em uma assunto muito interessante: psyops, manipulação e propaganda. Então deixa eu te apresentar algumas referências importantes, já que você apresentou uma (sem nome, sem nada escrito, apenas os "x-9 da URSS").
Talvez você ache que seu processo de radicalização é totalmente espontâneo e fruto de sua grande inteligência e percepção da realidade. Mas te dar uma informação importante: todo esse processo já foi descrito por um cara chamado William S. Lind, que em 1985 escreveu o "Maneuver Warfare Handbook", onde transcrevia estratégias do Marines para guerra psicológica e as colocava em outros contextos civis. Essa obra inspirou um cara chamado Curtis Yarvin e outro chamado Andrew Breitbart, que ajudaram Steve Bannon a trançar a estratégia de propaganda digital que elegeu o Trump pela primeira vez. Foram esses caras que trouxeram a estética vaporware e a reproduziram a estratégia de fuzzy war, responsável pela radicalização dos movimentos alt-right pelo mundo.
Outra coisa interessante é que outro teórico responsável por tudo isso foi Alexander Dugin, teórico que acompanha o Putin. As ligações entre Trump e Putin são conhecidas mas os dois também compartilham de uma mesma corrente teórica.
Enfim, como eu disse, eu não discuto se existem interessados e catalizadores. O meu ponto é que nenhum desses caras ou das empresas envolvidas conseguiriam radicalizar o Ozco se não existisse internet e redes sociais, se não tivesse existido um petrolão, se não existisse uma classe média insatisfeita, enfim, se não existisse uma conjuntura favorável.
Meu amigo, se sua única referência de complexidade histórica for a origem etimológica de uma palavra, aí você está lascado mesmo. Mas se você gosta disso, recomendo que procure a origem da palavra "esnobe".
Qual galera louca? De quem eu zombei? O que "estava acontecendo"? Seja mais específico.
Shih tzu a raça de cachorros? Não seria Sun Tzu, o maluco do "A Arte da Guerra"? O "grande estrategista chinês" que provavelmente nem existiu?
Pra mim, vale a frase do Spinoza:
Sob a condução da razão, seguiremos, de dois bens, o maior, e de dois males, o menor
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv criado pelo TibiaBR.
https://taleon.online