Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 17

Tópico: Racismo e Magazine Luiza

Registro
    13-02-2013
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas OffistaColunistaMain CitizenEscritor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Racismo e Magazine Luiza

Magazine Luiza abre inscrições de trainee só para negros

"Em post no Twitter, Luiza Helena Trajano afirmou: "Um passo importante para consolidarmos a diversidade da empresa"

https://veja.abril.com.br/brasil/mag...o-para-negros/

Qual a sua opinião a respeito disso?

-----

Na minha opinião o tema é realmente muito complexo e vou tentar elucidar meus pontos:

1 - Liberdade:
    Por questão de filosofia acredito que uma empresa privada deveria contratar quem bem entendesse pelos critérios que melhor lhe convir, sem que o Estado intervenha. Isso dá margem para discriminação mas acredito que é o preço da liberdade e o mercado (nós, consumidores) deveriamos repreender tais instituições.
    Com isso quero dizer que, filosoficamente acho certo que a Magazine tenha o direito de contratar quem quiser: Seja só negros, seja só brancos ou só quem estudou em Harvard. Cabe ao consumidor validar ou não as atitudes da empresa e não o governo. Acha imoral uma empresa que só contrata brancos? Não compre! Faça propaganda negativa.

2 - Realidade:
    Estamos longe de ser um pais liberal, o Brasil é extremamente burocrático e atrasado. Nossa constituição já garante que esse tipo de seleção LITERALMENTE ESCOLHENDO UMA RAÇA é exatamente o conceito de racismo, ou seja, a Magazine Luiza está cometendo um CRIME, mesmo que com boa intenção, um crime é um crime... Será que se fará valer a constituição? E se fosse ao contrário, uma seleção só para brancos? Aí seria crime? Mas não somos todos iguais perante a lei?

Racismo consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos. Muitas vezes toma a forma de ações sociais, práticas ou crenças, ou sistemas políticos que consideram que diferentes raças devem ser classificadas como inerentemente superiores ou inferiores com base em características, habilidades ou qualidades comuns herdadas. Também pode afirmar que os membros de diferentes raças devem ser tratados de forma distinta.[1][2][3]
    - Wikipedia

3 - Boa Intenção:
    Sabemos que, infelizmente, os negros tendem a ocupar os lugares mais baixos da nossa sociedade. Podemos debater o porque disso, mas é um fato. Se você for ver o alto escalão de qualquer sociedade, seja empresa, faculdade ou outros, você verá uma maioria de brancos. Logo, a atitude da Magazine Luiza é algo moralmente bom. Estão tentando ajudar, de fato. Mas será que da melhor maneira?

4 - Marketing:
    Será mesmo que esse programa foi elaborado com boa intenção? Ou apenas com o intúito de gerar propaganda gratuita? Afinal, deu certo, estamos falando disso agora. Se realmente a Magazine Luiza acredita que é um bom programa, veremos programas de seleção de Negros para a diretoria da empresa? Pois o atual é para trainees, gente que é a base da hierarquia. Os negros não são bons para o topo? Ou esse tipo de seleção baseado na cor e não na competencia não funciona? Se não funciona... Porque estão fazendo?

“Há uns três ou quatro anos eu reservo três vagas a mais no nosso programa de trainee só para negros. Mas nunca conseguimos [preenchê-las]. Eles não se inscreviam. O processo seletivo não ia de acordo e a gente entendeu que as exigências excluíam negros”, disse Luiza Trajano (a dona do Magazine).
    Excluiram os negros porque? Eles não tem capacidade? Então você teve que baixar as exigências Luiza? Qual o nome disso mesmo? ...

Pois é, como eu disse...
    O assunto é bem complexo.
    E quando você mexe com esse tipo de assunto delicado aonde quer "ajudar" corre o risco de estar atrapalhando e segregando...

O que vocês acham?
    A Magazine está ajudando ou está criando mais separação entre as raças?

Publicidade:
    Imagens Anexas Imagens Anexas  

Registro
    11-01-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas ForasteiroCríticoEscritorSagaz Citizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Sim, tem um marketing envolvido, a Luiza de boba não tem nada. Não é atoa que a empresa ta de vento em polpa.

Mas como vc mesmo disse, a representatividade de negros é MUITO baixa em cargos mais elevados, quem trabalha em empresa privada vê isso claramente. Fruto de um racismo estrutural.

Eu vejo de forma positiva uma empresa privada tentar equiparar isso via meios privados (ênfase nessa parte, a empresa é dela e foda-se). No fim das contas me parece bastante louvável. Claro que sempre vai ter aquele tipo de espertão que vai falar "aposto que se fosse um processo seletivo só para brancos a midia ia cair em cima". Isso é obvio, em via de regra quem é negro só se fode no Brasil, e um processo seletivo para excluir eles mais ainda seria bizarro.

realmente a Magazine Luiza acredita que é um bom programa, veremos programas de seleção de Negros para a diretoria da empresa? Pois o atual é para trainees, gente que é a base da hierarquia. Os negros não são bons para o topo? Ou esse tipo de seleção baseado na cor e não na competencia não funciona? Se não funciona... Porque estão fazendo?
    Não dá pra comparar o processo de seleção de trainee com cargos de diretoria. O primeiro tem milhares de candidatos e envolve a faculdade que estudou e algumas competências básicas, o segundo envolve uma carga de conhecimento e experiência específica de muitos anos. E pasmem, se os negros não tiverem a oportunidade de terem representatividade no primeiro, qual a chance de entrarem no segundo? De resto nesse quote vc fez apenas malabarismo de argumentação
    Última edição por Emiz; 22-09-2020 às 10:20.
    Aprendi com os piores!

Registro
    25-05-2007
    Conquistas Nobre
    Kevin PostnerOffistaColunistaEscritor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Apesar de, como negro, entender a desigualdade inerente e também entender que o jogo foi feita para manter essa desigualdade, acho que não é bom, no longo prazo, a tentativa de "esticar a corda". Se a sociedade pactuou que, juridicamente, não deve haver distinção de qualquer tipo, então temos que prezar para que isso se cumpra. É importante a gente observar o fenômeno do reacionarismo, que se potencializou com a internet: qualquer medida que move o status quo de maneira abrupta gera, em sequência, uma movimentação de reação dos membros desse status quo que, por ter mais poder de fato, bate de volta com força dobrada. Em resumo, isso que o Magazine Luiza fez vai gerar uma série da ações judiciais e políticas que, no fim das contas, de nada vai ajudar a combater o racismo. Pelo contrário, a onda reacionária vai ajudar a eleger, com votos de nicho, pessoas abertamente racistas. Vimos isso em 2018, vamos ver isso novamente.

Sempre que eu comento sobre racismo aqui no Off, deixo claro que meus posicionamentos acabam sempre se alinhando mais a uma visão "reformista" do que a uma visão "revolucionária". Seria o paralelo entre Luther King e Malcolm X. Eu entendo os dois pontos, eu entendo que ficar puto é um direito de quem é massacrado a séculos. Mas penso que uma abordagem mais pragmática e sistêmica sempre é mais segura. Vivemos em um país em que toda revolução de cunho racial foi, literalmente, massacrada (Conjuração Baiana, Revolta da Chibata, Quilombos e etc). O medo de revoluções nesse sentido está marcado na cultura do país.

Seria bem mais produtivo (e legal) se o Magazine Luiza construísse uma escola de líderes negros, onde levaria pessoas negras para serem educadas nos princípios básicos que constituem em requisitos para o processo seletivo da própria empresa. Com isso, além de equilibrar as oportunidades, ainda colocaria no mercado vários jovens negros com condições de disputarem processos em outras empresas, mesmo esses processos sendo inerentemente racistas. Como seria um curso privado, não haveria qualquer tipo de questionamento jurídico acerca do tema.

No fim, a ação parece ser só marketing. Pode ter boa intenção por trás disso? Eu ando meio descrente das pessoas, pode até ser que sim. Mas não seria aprovado se não fosse interessante para a marca Magalu. E no Brasil, nada que envolve um esforço educacional de longo prazo é vendável, seja no governo ou, muito menos, em empresas privadas.
    Última edição por Bob Joe; 22-09-2020 às 11:07.
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    09-10-2004
    Conquistas RepórterParrot
    NoviçoVigiaSoldadoPastor
    Prêmios Guardião do GF - pelos serviços prestados à comunidade
    Peso da Avaliação
    120

Padrão

"De boas intenções o inferno está cheio."
    Atenciosamente,
    Felipe "GrYllO"

Galera, eu não tiro dúvidas por Mensagem Privada. Se precisarem de ajuda, tentem usar a pesquisa para ver se a dúvida já não foi solucionada antes e, em caso negativo, criem 1 tópico na seção adequada do Suporte ou mesmo na seção Tecnologia (pro caso de uma dúvida técnica não relacionada ao Tibia). Beleza?

Intel Core i5 4460 @ 3.4GHz | MSI Z97-G43 Gaming | 16GB Kingston DDR3 @ 666Mhz (9-9-9-24) | GALAX GeForce GTX 1050 Ti EXOC 4GB | 240GB OCZ Vertex3-LP | x2 500GB Seagate ST3500418AS RAID 0 | 1TB Seagate ST1000LM024 | CoolerMaster Silent Pro M700 | NZXT H2 Silent Chassis | Corsair Hydro Series H90 | Windows 10 Pro x64
    Meu coração pertence à Valéria Freitas.

proposta ativa: Atualizem o Software do Fórum oficial!

Registro
    27-06-2011
    Conquistas Nobre
    CríticoEscritorSagaz CitizenMain Citizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

O melhor de tudo vai ser quando descobrirem que vivem em um país miscigenado e tiverem que contratar um tribunal racial pra julgar quem é escuro o suficiente pra ganhar emprego ou não, qualquer semelhança com o nazismo é mera coincidência.

mesmo que com boa intenção
    Faz me rir.

Basterds Boss (Y) Avatar de Don
    Registro
    06-12-2009
    Conquistas Nobre
    NoobNeutroKevin PostnerColunista
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

É só o que faltava querer ditar quem a empresa tem que contratar, se eles quiserem abrir um processo seletivo só pra anões albinos, a escolha é deles e ninguém deve se meter.

Só que essa "luta" aí contra o racismo ta começando a caminhar pra um lado meio estranho, ta dando a impressão que branco é inimigo de preto e vice versa, rivalidade e não igualdade. Eu não sei se esse é o melhor jeito de combater esse problema social não, por mim deixava por conta de campanhas de conscientização como fizeram contra o cigarro, e foi um sucesso absoluto.

Quer ver os meus desenho clica na imagem aí então zé

Registro
    25-05-2007
    Conquistas Nobre
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Don Ver Post
    É só o que faltava querer ditar quem a empresa tem que contratar, se eles quiserem abrir um processo seletivo só pra anões albinos, a escolha é deles e ninguém deve se meter.

Só que essa "luta" aí contra o racismo ta começando a caminhar pra um lado meio estranho, ta dando a impressão que branco é inimigo de preto e vice versa, rivalidade e não igualdade. Eu não sei se esse é o melhor jeito de combater esse problema social não, por mim deixava por conta de campanhas de conscientização como fizeram contra o cigarro, e foi um sucesso absoluto.
    Acho que você não entendeu, na real é tudo ao contrário. A lei diz que não pode haver distinção. O Magazine estaria ilegal nesse sentido mas com a desculpa de que ir contra a lei, nesse caso, seria "positivo" (já que a lei é um pedaço de papel e na prática a distinção existe independente do que a lei diz).

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    06-12-2009
    Conquistas Nobre
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Bob Joe Ver Post
    Acho que você não entendeu, na real é tudo ao contrário. A lei diz que não pode haver distinção. O Magazine estaria ilegal nesse sentido mas com a desculpa de que ir contra a lei, nesse caso, seria "positivo" (já que a lei é um pedaço de papel e na prática a distinção existe independente do que a lei diz).
    Que lei bosta então hein? Vamos supor que eu tenho uma empresa com uma filial num bairro cheio de chineses que imigraram para o Brasil, não posso lançar um processo seletivo contratando apenas chineses para atender meu público melhor?

Registro
    25-05-2007
    Conquistas Nobre
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Don Ver Post
    Que lei bosta então hein? Vamos supor que eu tenho uma empresa com uma filial num bairro cheio de chineses que imigraram para o Brasil, não posso lançar um processo seletivo contratando apenas chineses para atender meu público melhor?
    Pela lei e pela Constituição não. O espírito da Constituição é evitar que as distinções aconteçam de forma oficial e que os preconceitos, principalmente contra minorias, sejam normalizados. E até entendível a "boa intenção" Constitucional, visto que existem marcos civilizatórios importantes em igualar civilmente todos os indivíduos. A Constituição americana não fez isso de forma eloquente e isso foi utilizado para justificar a segregação jurídica dos negros (Lei Jim Crow) que perdurou por lá até a década de 1960.

Mas a gente sabe que, na prática empresas vão contratar quem elas quiserem, e que isso pode acontecer de diversas formas. Até mesmo porque a linha entre preferências/necessidades e discriminação é tênue em muitos casos. Ou seja, independente do que diz Lei e Constituição, o descriminação já acontece. O Magalu utilizou esse argumento para se defender, inclusive.

Acho que é um assunto complicado. O seu exemplo é bem intuitivo e positivo, mas entendo que muita gente pode pensar no pior caso. Por exemplo: o quanto a gente, como sociedade, está preparado para ver um cartaz ou anúncio de vagas frases como: "Não contratamos negros", "Não contratamos gays" ou "Não contratamos crentes"? Ao mesmo tempo, temos o pensamento pela ótica liberal: não seria melhor a gente saber quais empresas são de fato racistas ou preconceituosas, já que isso vai acontecer de qualquer jeito?

Eu fico sempre com o segundo pensamento, apesar de entender o outro lado.

No caso da notícia, ainda acho que a gente tem que obedecer as regras vigentes. Se não pode haver distinção, não pode. Tentar esticar essa corda com justificativa de lutar pela igualdade racial é uma armadilha que pode ter um retorno muito pesado do outro lado.
    Última edição por Bob Joe; 22-09-2020 às 16:26.

Registro
    06-12-2009
    Conquistas Nobre
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Bob Joe Ver Post
    Acho que é um assunto complicado. O seu exemplo é bem intuitivo e positivo, mas entendo que muita gente pode pensar no pior caso. Por exemplo: o quanto a gente, como sociedade, está preparado para ver um cartaz ou anúncio de vagas frases como: "Não contratamos negros", "Não contratamos gays" ou "Não contratamos crentes"?
    Mas é aí que ta, existe uma diferença gigante entre "não contratamos fulanos" para "nesta vaga, com tal objetivo, só estamos contratando ciclanos". Eu acho que é pura questão de bom senso, ao invés de jogar a criança junto com a água suja do banho.

Publicidade:

Tópicos Similares

1. Racismo no Tibia
    Por Wynna no fórum Tibia Screenshots
    Respostas: 31
    Último Post: 19-02-2005, 00:11
  2. Respostas: 25
    Último Post: 08-01-2005, 03:20
  3. Outfit negaum (naum sei se ta legal <sem racismo plx>)
    Por Cidao do cap no fórum Tibia Screenshots
    Respostas: 21
    Último Post: 27-12-2004, 07:44
  4. Brs sofrem racismo
    Por Mage Ed no fórum Tibia Geral
    Respostas: 26
    Último Post: 28-11-2004, 08:58
  5. racismo -.-
    Por Lord Ayacos no fórum Tibia Screenshots
    Respostas: 2
    Último Post: 28-09-2004, 08:51

Permissões de Postagem