Olá pessoa, boa noite!
Como vocês estão?

Eu iniciei esse post no intuito de sugerir mudanças em alguns pontos do jogo, além de iniciar uma prosa/reflexão sobre algumas coisas das quais os ADMs/Devs do servidor poderiam prover gestões acerca.

O post pode ser prolixo por vezes, então vou tentar deixar destacado alguns pontos para quem está com mais pressa

Os itens 1,2,3 são pura prosa.
Do item 4 adiante estará o objetivo do post: Mudanças em regeneração de soul points e afins.

Prontos? Ok, vamos lá.

1. MINHA HISTÓRIA NO TIBIA EM GERAL
(e alguns players podem se identificar aqui):

Bom, jogo tibia desde esse fundo aqui:

Eu comecei a jogar tibia por volta dos meus 8 anos, quando Tenebra era um server BR (e deixou de ser porque a infra estrutura de internet do nosso país era extremamente defasada pra manter um host de tibia, vai vendo... tempos de net discada no sábado). E eu era suuuper noob assim como todos que começam a jogar seu primeiro MMORPG. E a estrutura do game era super simples: Não tinha hotkey nenhuma, sequer tinha um suporte pra luz ambiente (Você tinha que usar tibialuz, para quem era mais fuçado porque não era um negócio tão fácil de achar e tão divulgado como foi anos depois, tochas, utevos lux da vida ou andar no escuro mesmo) e acho que nem tinha servidor non-pvp (não lembro).

Enfim, não durei muito no tibia nessa época. Muitos desafios naturais do game e o mercado de jogos online só crescia. Joguei outros jogos que não vou falar o nome porque a lista é grande e desnecessária pro post (igual esse item ).

E nisso o tibia ia avançando com novas versões, hotkeys e afins. Lembro que cheguei a jogar vagamente nesse período (versões 8.6 e OTS, Lord'Paulistinha,Bubble,Cachero etc)e parei de novo.

Agora, falando de 4 anos atrás, em 2016, um colega do serviço disse que tava jogando e que precisava de um sorcerer pro grupo. Me convidou pra voltar a jogar. E eu fui. Chegando no jogo, vi que tinha muita coisa nova: Spells com ícones e nomes nas barras, detalhes de mana, cooldowns diferentes pra cada magia (coisa que não tinha nos tibias antigos) e várias outras coisas novas, além de áreas novas, bichos novos, outfits etc etc.

Enfim, parei de jogar depois de um tempo, mas a conta ficou lá, parada. E por esses dias, depois de ter jogado em alguns servidores moribundos de ragnarok e o próprio WoW (que já não é nada parecido com o que foi), decidi dar uma nova chance pro tibia. Um tibia que, pra mim, saiu daquela tela beeem simples com cara de rpg de mesa, do 7.1... pra uma coisa totalmente nova, na versão 12xx.

E pra minha surpresa (e talvez de vários outros players que voltaram a jogar, ouvi dizer que foram vários) MUITA coisa mudou. Pra melhor, ao meu ver.

2. POR QUE PARAR DE JOGAR E POR QUE VOLTAR?

Bom, todos crescemos ao longo dos anos. Criamos família, trabalhamos e criamos responsabilidades. Porém, todos nós ainda jogavamos, em tempos vagos, nem que fosse um jogo tonto no celular. Alguns cairam pros consoles e outros permaneceram nos PCs, mas todos ainda jogavam algo no tempo vago (que agora não era mais tãão vago assim). E isso acabou se tornando meio que global; É praticamente uma marca na nossa geração dos anos 90: Todo mundo agora tinha família e tava trocando o futebol da globo por vídeos de eSports ou por um game.

Diante disso, com vários jogadores com pouco tempo, a estrutura de todos os jogos sofreram mudanças: Já não era mais tão interessante jogar algo que demorava semanas pra atingir um objetivo. E as empresas que enxergaram isso, conseguiram se estabilizar no mercado dos jogos. E eu não vou ficar me atendo muito a esse item porque é um assunto extenso e generalizado: Ainda tem gente que prefere jogos com desafios longos... mas, como falei, o público alvo mudou, cresceu. E os jogos tinham que mudar pra atender essa mudança, ou perderiam clientes. Lei básica de oferta e demanda.

E, num cenário onde jogos antigos não tinham acompanhado essa mudança, eu ouvi falar que o tibia estava "trazendo jogadores antigos de volta ao jogo". E isso foi o que me trouxe de volta pro jogo.

3. RETORNO AO TIBIA 12

Eu confeso que a cipsoft me surpreendeu. Tava tudo com aspecto de tibia, mas não era mais tibia. Era um jogo novo. Dá pra se perder de falar aqui, mas o post já tá grande, então vou finalizar o item falando do que interessa: JOGABILIDADE. A Cipsoft enxergou a luz no fim do túnel e decidiu apostar nisso. JOGABILIDADE. E temos, em 2020, um jogo com gráficos bem aquém da nossa era e com cerca de quase 30 mil players online nos servidores oficiais (nos OTs nem se fala).

Mas, o que é essa tal de jogabilidade? Simples. Pode-se dizer que são as experiências que jogador têm ao jogar aquele jogo. E, em tempos onde jogabilidade se resume a um gráfico surreal, tibia apostou no que tinha de melhor: Diversidade de utilidades, funções e configurações do jogo. E é claro que isso atraiu jogadores antigos. Todo mundo tava cansado de andar por minutos adentro de um mapa gigante do WoW ou outros MMOs pra entregar uma simples quest. Sem falar em incontáveis horas tentando alcançar nível máximo num personagem.

E a questão da jogabilidade não para por aí. Antigamente, eu levava dias pra atingir um mero level 20 num personagem qualquer. Hoje, levo horas pra pegar level 30 em qualquer classe, graças as funções que o próprio jogo proporcionou, além de diversos tutoriais online.

Então, pode-se dizer que o jogo ficou mais acessível, tanto pra quem quer começar a jogar, tanto pra quem tava voltando. E da pra se perder de falar por aqui, mas vamos logo ao que interessa no post.

4. MECÂNICAS DO JOGO

Numa era onde se tem N jogos bons pra jogar, temos a própria figura do tibia: Um jogo "zero gráfico", mas com ótima jogabilidade. E nesse cenário, temos os players antigos com pouco tempo vago.

A minha proposta seria a de liberar regeneraçao rápida (e talvez contínua) de soul points, pois, se pararmos pra pensar, não é nada interessante ficar gastando potions de mana em frente de uma DP e utilizando magias aleatórias. Não existe uma jogabilidade plausível nisso, chega a ser estranho, exaustivo e inútil, ao meu ver. Existe o gasto de mana e o treino de ML nessa situação, mas aqui a jogabilidade peca de maneira sofrível: Os makers poderiam estar fazendo runas; Os paladinos poderiam estar fazendo munição... O que seria muito mais útil para o game como um todo.

Sei que existem wands e Rods, mas elas são caras; tem poucas cargas e duram pouco. E não fazem nada além de treinar o ML do personagem, o que, se formos parar pra pensar na relação GOLD X MANA, é algo bem inútil. Afinal, você não vai utilizar o gold gasto das exercises numa hunt. Já com runas, a história seria diferente.

Onde quero chegar é que a jogabilidade, ponto forte no tibia, poderia ser melhor explorada aqui. E como sei que não ganharia nada fazendo esse post num forum oficial do tibia, decidi deixar meu ponto de vista aqui mesmo, pois imagino que muitos players raiz do tibia vão achar um absurdo essa proposta de mudança, já que eles tiveram que passar por isso. Mas, como falei antes, são outros tempos, outra clientela. Vale a pena pensar a respeito.

Vale ressaltar que, no servidor oficial, já temos o Daily Reward System com opção de regeneração dupla de mana e hp dentro das àreas protegidas e, além disso, regeneração de soul points. E eu não consigo pensar num impacto tão negativo no jogo a ponto de estragar o servidor com o jogador podendo gastar sua mana criando runas ao invés de ficar castando magias vazias e sem retorno algum.

Outro ponto a se pensar é sobre o treino com mad sheeps. Poderia ser ligeiramente mais acessível, uma vez que já ouvi falar que aqui no Taleon, o treino não funciona, pois as sheeps não conseguem se curar.

Por fim, fica aqui meu ponto de vista.
Agradeço a todos que leram o post inteiro, ou que se dedicaram a ler apenas o item 4.
Eu tentei trazer à tona uma visão de jogo mais acessível para todos, uma vez que todos nós já não dispomos de tanto tempo livre pra ficarmos horas na frente da tela de um computador tentando almejar objetivos simples.

Desde já agradeço a Administração do jogo pela atenção e pelo espaço para este post, bem como me coloco a disposição para pensarmos a respeito.

Forte abraço!