As seguintes runas se tornaram bem obsoletas no tíbia e deveriam ser melhoradas: icicle rune , fireball rune , stalagmite rune , heavy magic missile , explosion rune. Acredito que um ajuste no preço delas juntamente com um maior poder tornaria elas potencialmente usáveis em algumas hunts....eu por exemplo como mage tenho muita dificuldade de matar undeads single target de maneira fácil, os phantasms então nem se fala , isso iria abrir portas também a exploração do elemento do qual a criatura possui fragilidade isso também é valido para o PVP já que possui uso maciço de sets death justamente por SD ter poder decisivo nas batalhas .Um teste também que realizei foi com os Drakens , eu usei avalanche e depois resolvi usar explosion , resultado : mesmo a explosion sendo uma runa com menor alcance e maior poder em teoria perde feio para a avalanche... acredito que as runas single target poderia ter um ataque próximo mas não igual ao da SD e com valor de mercado semelhante, já a explosion deveria ser fortalecida para incentivar o uso de tal, sem contar q é uma runa diferenciada de todas as outras do tíbia isso iria enriquecer as estratégias de batalha.

Uma outra runa curiosa é a Animate dead rune, aqui vou deixar uma sugestão em aberto. Mas acredito que essa runa poderia ter um potencial bom para o pvp, acho que seria bacana summonar outras formas de undead como por exemplo o demon skeleton ou ate outra forma de skeleton customizado que auxiliasse a batalha mais forte que o fraquissimo skeleton através da possibilidade, com isso iria gerar uma finalidade para os corpos nas batalhas e uma disputa entre rivais pelos corpos, podendo criar minions que pudessem auxiliar o time que o ressuscitou, seria como se a vocação necromancer existisse.

Runas de field único acho que também poderiam receber uma atenção especial tambem, na construção de campo de batalha e uso de estratégias envolvendo escadas por exemplo, acredito que seria valido.