Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 19

Tópico: Economia e suas consequências

Registro
    18-09-2019
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas NewcomerEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Atenção Economia e suas consequências

É importante explicar para os que nunca pensaram sobre o assunto que estou abordando que o Tibia contemporâneo praticamente depende de coins no market por preço acessível, isso possibilita um desenvolvimento mais fluido dos personagens e é fundamental para que a vida do server seja longa, uma vez que todos os tipos e leveis de players tenham acesso facilitado ao recurso, bem como uma economia ruim faz com que novos players não se interessem em jogar no server e que os antigos players não se mantenham jogando.

Dito isso, não quero dizer que minhas ideias são revolucionarias ou coisa do gênero, não busco no tópico estar certo ou errado ou até mesmo apontar culpa, mas do jeito que as coisas estão hoje o futuro será o mesmo para praticamente qualquer server lançado em questão de tempo de vida útil do servidor.

A grande verdade é que a economia do Taleon não se auto regula e coisas como atualizações e meta-gammig ajudam a bagunçar ainda mais, mecanismos precisam ser criados para que a economia não fique à deriva como é a realidade atual, deixando assim o server "vulnerável" como foi o caso do “Meninão Cassineiro” (evitando citar nomes) que no SA sozinho desandou economicamente um server inteiro com um balance anômalo que possibilitou determinar individualmente o preço dos coins na epoca, claro isso advindo de um erro da staff. Erro esse que na época permitiu via world transfer (N.A>S.A) a entrada de um volume de dinheiro que não condizia com a realidade do servidor, todavia não é mais necessário um erro como esse ser cometido, afinal em um server com o perfil non-pvp o farm de kks é uma questão de tempo e o server já está aberto faz tempo, a situação atual do SAN já abre possibilidade para que o mesmo seja feito (deus me perdoe se essa informação seja usada para o mal).

Uma economia ruim fazem coisas como debug diagonal parecerem bobagem, todos os esforços da staff de atualizações e balanceamentos se tornam inúteis caso uma economia descontrolada determine um prazo de validade para o servidor, escrevo isso com conhecimento de causa, joguei o fim do N.A, o S.A inteiro, o inicio do Havoc, e atualmente estou no SAN, já vivi muitos momentos do Taleon: ingresso de atualizações, imbuements, respawns, balanceamentos, começos, meios e infelizmente fim de servers.

Esse não é um problema exclusivo do Taleon, a própria Cipsoft nos primórdios já desenvolveu mecanismos para lidar com essa “inflação” com os addons nobleman por exemplo que atualmente se tornou uma medida com um valor irrisório, porem o tempo e o meta-gamming mudaram e novos valores são possíveis fazendo-se necessária medidas mais incisivas para escoar os kks (retirar dinheiro do jogo) afim de retirar esse risco de algum player inconsequente ou mal intencionado desandar a economia, e temos hoje o famigerado Golden Oufit, no valor de 1 KKK.

No Taleon o Golden Outfit entrou de uma maneira que na minha opinião foi um grande erro 5 mil taleon coins, isso fez com que grande parte dos coins em circulação fosse comprada por players que obviamente queriam fazer o outfit sem nenhuma má intenção, essa retirada bruta de coins do market fez com que houvesse um aumento “inorgânico” no valor dos coins assim como ausência de coins no market, dessa forma diminuindo o acesso aos coins e consequentemente diminuição da vida útil do server.

Uma vez que o Golden Outfit tivesse sido implementado assim como foi no global haveria um efeito contrário ao atual, players precisariam de mais balance para obter o outfit, todos sabemos que há duas maneiras conhecidas para levantar 1kkk rapidamente (ou um valor inferior eu sugiro, para que hajam mais compras):

1.Vender coins in game que podem ser obtidos via compra no site
    2.Compra de KK’s pelo mercado negro

Porém KK’s do mercado negro são recursos finitos a curto prazo e não muito simples de serem encontrados nessa quantidade além da completa falta de segurança na transação.

Pois bem a escolha mais logica e segura seria a compra de coins no site e a venda desses coins posteriormente no market in game, dessa forma o vendedor alcança o balance desejado e o server ganha coins mais baratos utilizando o raciocínio logico da lei da oferta e da procura, além de tornar o servidor financeiramente rentável por mais tempo no viés financeiro pra staff.

Concluindo esse TCC sugiro que mecânicas de retirada de kks do jogo sejam implementadas assim como retirada do Golden outfit da store e inclusão da venda convencional do outfit ingame, bem como sugestões itens e coisas cosméticas ou nao que surtam o mesmo efeito enxugar a economia do servidor bem como gerar o interesse dos jogadores de levantar balance via compra de coins no site, tudo é valido, ofertas por tempo limitado, oufits, foods, vamos discutir, a recompensa disso é simplesmente nossos servidores bombando saudáveis, todos ganham.

Publicidade:
    Última edição por Celine; 18-09-2019 às 17:10.

ADM DEV Taleon Avatar de ADM Dev Taleon
    Registro
    29-06-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas CitizenEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Agradeço por ter colocado esforço na apresentação do problema. Sem duvida, nós precisamos de gold sink(maneira de tirar gold no jogo) e o golden outfit creio que seja uma boa ideia. " sugestões itens e coisas cosméticas ou nao que surtam o mesmo efeito enxugar a economia do servidor" Seria bacana se você elaborasse algumas sugestões sobre gold sink.

Registro
    11-01-2005
    Conquistas DebatedorEstagiárioCitizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Umas das possíveis e talvez o melhor gold sink do tibia são as Exercise Weapon

Registro
    18-09-2019
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Grisalho Ver Post
    Umas das possíveis e talvez o melhor gold sink do tibia são as Exercise Weapon
    uma otima ideia, mas talvez uma exercise mais potente, com custo estupidamente mais elevado, ou bem menos potente com custo medio, possibilitando o up de skill pra iniciantes "endinherados"

o lance do golden oufit ser mais barato como sugeri, sugere que se aumente o alcance e se torne mais atrativa a busca e seja mais comun investir nele

foods seriam uma boa ideia tambem
    itens que uteis que ficaram no limbo dos updates como conjunto de itens necessarios pra imbuir dano de gelo e energia
    alguma especie de "mini" stamina refiler (nao permanente) e que nao deixe a stamina full e tenha um coudown absurdamente alto para o reuso
    addons e montarias sazonais como a blaze bringer
    Última edição por Celine; 18-09-2019 às 23:11.

Registro
    15-07-2019
    Conquistas Newcomer
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

O melhor gold sink que deveria ter no Taleon é o exercise weapon, estava vendo uma calculadora de skill com exercise weapons com o @Grisalho e usando o meu skill atual do taleon, no global eu precisaria de 35hrs para subir o skill inteiro, ( como o taleon é 2x, eu precisaria de 17hrs e meia)
    Mas o que mais me surpreendeu é que eu precisaria gastar 33.6kk para subir o skill inteiro usando exercise weapons.
    O preço da coin no SAN ta começando a ficar cara de um jeito que está se tornando dificil comprar 35 coins para comprar cartas e rodar prey, que é uma prática comum minha desde o lvl 250. Bater boost ainda? Eu desisti quando o coin estava 60k (nem 2 meses atrás) e hoje está beirando os 80k...

Eu sei que vcs tem uma lista de prioridade no server, mas como o próprio Celine disse: "Uma economia ruim fazem coisas como debug diagonal parecerem bobagem, todos os esforços da staff de atualizações e balanceamentos se tornam inúteis caso uma economia descontrolada determine um prazo de validade para o servidor" então, eu diria que a melhor forma de retirar KKs do SAN é com exercíse weapons e que elas deveriam estar no minimo com uma prioridade maior no proprio roadmap e sair da área de propostas e ir para a área de aprovadas.

Registro
    18-09-2019
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Danilo Camandaroba Ver Post
    O melhor gold sink que deveria ter no Taleon é o exercise weapon, estava vendo uma calculadora de skill com exercise weapons com o @Grisalho e usando o meu skill atual do taleon, no global eu precisaria de 35hrs para subir o skill inteiro, ( como o taleon é 2x, eu precisaria de 17hrs e meia)
    Mas o que mais me surpreendeu é que eu precisaria gastar 33.6kk para subir o skill inteiro usando exercise weapons.
    O preço da coin no SAN ta começando a ficar cara de um jeito que está se tornando dificil comprar 35 coins para comprar cartas e rodar prey, que é uma prática comum minha desde o lvl 250. Bater boost ainda? Eu desisti quando o coin estava 60k (nem 2 meses atrás) e hoje está beirando os 80k...

Eu sei que vcs tem uma lista de prioridade no server, mas como o próprio Celine disse: "Uma economia ruim fazem coisas como debug diagonal parecerem bobagem, todos os esforços da staff de atualizações e balanceamentos se tornam inúteis caso uma economia descontrolada determine um prazo de validade para o servidor" então, eu diria que a melhor forma de retirar KKs do SAN é com exercíse weapons e que elas deveriam estar no minimo com uma prioridade maior no proprio roadmap e sair da área de propostas e ir para a área de aprovadas.

Nao quero que vire um topico de comadres, mas considerando a urgencia da necessidade a ideia do mano é bem boa, a decisao que ele tomou frente a falta de coins como ele citou, traduz perfeitamente meu post em 3,4 linhas, a ideia dele é boa e nao é absolutamente algo nao que ja nao exiista no global, só acho que ela nao poderia custar coin de forma alguma e que se fosse o caso ela tivesse o mesmo custo beneficio pessimo em coins igual no global

Isso a longo prazo em server novos ajudariam a resolver a dor de cabeça com as skills nas transfer, uma vez que o server que receberia teria bem mais skill e suavisaria possiveis penalidades. Eventos de "double" skill ajudariam a aumentar ainda mais o consumo desses itens fazendo com que player busquem balances mais altos e pra isso venda de coins via market, é incrivel como mudanças simples como essa podem ter um impacto tao forte, parando pra pensar é de se tirar o chapeu pra cip
    Última edição por Celine; 19-09-2019 às 05:35.

Registro
    07-07-2007
    Conquistas DebatedorEstagiárioCitizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Concordo totalmente com o tópico.

Outra maneira de aumentar o gasto de Gold, mesmo que seja mínimo, porém já dará diferença, é aumentar o preço dos pots e runas iguais ao do global, inclusive no cyclopaedia, o preço já condiz com o global e não com o taleon, diminuindo o trabalho.

Outra coisa para aumentar o Gold sink é realizar eventos básicos que forcem os players a gastarem dinheiro, Como world chances como: os da comidas, que tem uma infinidade de itens para compra, e após o evento as comidas ficariam extremamente caras no taleon, obrigando os jogadores gastar mais dinheiro, outro é o próprio Double xp/ não com loot incluso. Com gasto de coin nos boosts xp (isso fará com que a coin aumente mais, caso o Golden outfit não seja ajustado).

Ainda irei deixar uma sugestão que será meio controvérsia, porém que ajudaria muito a economia do taleon que é após dois ou três meses da criação de um novo servidor, o loot rate de items normais fossem diminuídos para 1x, além disso, nos servidores já existentes, o loot rate seria diminuído imediatamente (mediante pool). Items de addons, produtos de criaturas de imbuiments e mounts continuariam com o loot rate atual do taleon.
    Última edição por KiolZumod; 19-09-2019 às 08:44.

FÃ de sorcerer demais, mas to jogando com paladin.

Registro
    18-09-2019
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por KiolZumod Ver Post
    Concordo totalmente com o tópico.

Outra maneira de aumentar o gasto de Gold, mesmo que seja mínimo, porém já dará diferença, é aumentar o preço dos pots e runas iguais ao do global, inclusive no cyclopaedia, o preço já condiz com o global e não com o taleon, diminuindo o trabalho.

Outra coisa para aumentar o Gold sink é realizar eventos básicos que forcem os players a gastarem dinheiro, Como world chances como: os da comidas, que tem uma infinidade de itens para compra, e após o evento as comidas ficariam extremamente caras no taleon, obrigando os jogadores gastar mais dinheiro, outro é o próprio Double xp/ não com loot incluso. Com gasto de coin nos boosts xp (isso fará com que a coin aumente mais, caso o Golden outfit não seja ajustado).

Ainda irei deixar uma sugestão que será meio controvérsia, porém que ajudaria muito a economia do taleon que é após dois ou três meses da criação de um novo servidor, o loot rate de items normais fossem diminuídos para 1x, além disso, nos servidores já existentes, o loot rate seria diminuído imediatamente (mediante pool). Items de addons, produtos de criaturas de imbuiments e mounts continuariam com o loot rate atual do taleon.
    O conceito de gold sink é deixar dinheiro em npcs, aumento de uso de coins pra boosts nao necessariamente muda o rumo da economia, mas é um uso organico pra os coins

O evento das foods nao surtiria efeito algum na economia uma vez que as foods ultizariam dinheiro que ja eesta em jogo, só mudaria a posse da grana e esse nao é bem o problema

Diminuir o loot dos monstros pra 1x é uma medida aceitavel porem a medio/curto prazo nao ia surtir efeito praticamente nenhum alem de dificultar o jogo de quem esta começando ainda mais, sem loot,sem grana, sem coin.

Já o preço das potions isso sim surtiria um efeito positivo, e o analyzer ja esta funcionando de acordo, é justo mudar, é uma mudança sensivel e efetiva

mas o lance é sugerir coisas mesmo, quanto mais ideias melhor, valeu!

ADM DEV Taleon Avatar de ADM Dev Taleon
    Registro
    29-06-2006
    Conquistas CitizenEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Celine Ver Post
    O conceito de gold sink é deixar dinheiro em npcs, aumento de uso de coins pra boosts nao necessariamente muda o rumo da economia, mas é um uso organico pra os coins

O evento das foods nao surtiria efeito algum na economia uma vez que as foods ultizariam dinheiro que ja eesta em jogo, só mudaria a posse da grana e esse nao é bem o problema

Diminuir o loot dos monstros pra 1x é uma medida aceitavel porem a medio/curto prazo nao ia surtir efeito praticamente nenhum alem de dificultar o jogo de quem esta começando ainda mais, sem loot,sem grana, sem coin.

Já o preço das potions isso sim surtiria um efeito positivo, e o analyzer ja esta funcionando de acordo, é justo mudar, é uma mudança sensivel e efetiva

mas o lance é sugerir coisas mesmo, quanto mais ideias melhor, valeu!
    Exato: O dinheiro sair de um para outro não muda nada, o que muda é o gold desaparecer com o NPC.

Uma outra ideia seria aumentar o preço dos addons do nobleman/noblewoman que hoje estão completamente defasados.

Registro
    18-09-2019
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por ADM Dev Taleon Ver Post
    Exato: O dinheiro sair de um para outro não muda nada, o que muda é o gold desaparecer com o NPC.

Uma outra ideia seria aumentar o preço dos addons do nobleman/noblewoman que hoje estão completamente defasados.
    impacto positivo, mas ainda assim nao é significativo

Publicidade:

Tópicos Similares

1. Sobre sharer e suas consequências
    Por Sudden Sea no fórum Tibia Geral
    Respostas: 44
    Último Post: 11-12-2007, 12:53
  2. Como colocar sua SCREENSHOT no forum
    Por Niric Turi'el no fórum Tibia Screenshots
    Respostas: 1
    Último Post: 31-07-2007, 10:23
  3. SUAS LOUCURAS