É importante explicar para os que nunca pensaram sobre o assunto que estou abordando que o Tibia contemporâneo praticamente depende de coins no market por preço acessível, isso possibilita um desenvolvimento mais fluido dos personagens e é fundamental para que a vida do server seja longa, uma vez que todos os tipos e leveis de players tenham acesso facilitado ao recurso, bem como uma economia ruim faz com que novos players não se interessem em jogar no server e que os antigos players não se mantenham jogando.
Dito isso, não quero dizer que minhas ideias são revolucionarias ou coisa do gênero, não busco no tópico estar certo ou errado ou até mesmo apontar culpa, mas do jeito que as coisas estão hoje o futuro será o mesmo para praticamente qualquer server lançado em questão de tempo de vida útil do servidor.
A grande verdade é que a economia do Taleon não se auto regula e coisas como atualizações e meta-gammig ajudam a bagunçar ainda mais, mecanismos precisam ser criados para que a economia não fique à deriva como é a realidade atual, deixando assim o server "vulnerável" como foi o caso do “Meninão Cassineiro” (evitando citar nomes) que no SA sozinho desandou economicamente um server inteiro com um balance anômalo que possibilitou determinar individualmente o preço dos coins na epoca, claro isso advindo de um erro da staff. Erro esse que na época permitiu via world transfer (N.A>S.A) a entrada de um volume de dinheiro que não condizia com a realidade do servidor, todavia não é mais necessário um erro como esse ser cometido, afinal em um server com o perfil non-pvp o farm de kks é uma questão de tempo e o server já está aberto faz tempo, a situação atual do SAN já abre possibilidade para que o mesmo seja feito (deus me perdoe se essa informação seja usada para o mal).
Uma economia ruim fazem coisas como debug diagonal parecerem bobagem, todos os esforços da staff de atualizações e balanceamentos se tornam inúteis caso uma economia descontrolada determine um prazo de validade para o servidor, escrevo isso com conhecimento de causa, joguei o fim do N.A, o S.A inteiro, o inicio do Havoc, e atualmente estou no SAN, já vivi muitos momentos do Taleon: ingresso de atualizações, imbuements, respawns, balanceamentos, começos, meios e infelizmente fim de servers.
Esse não é um problema exclusivo do Taleon, a própria Cipsoft nos primórdios já desenvolveu mecanismos para lidar com essa “inflação” com os addons nobleman por exemplo que atualmente se tornou uma medida com um valor irrisório, porem o tempo e o meta-gamming mudaram e novos valores são possíveis fazendo-se necessária medidas mais incisivas para escoar os kks (retirar dinheiro do jogo) afim de retirar esse risco de algum player inconsequente ou mal intencionado desandar a economia, e temos hoje o famigerado Golden Oufit, no valor de 1 KKK.
No Taleon o Golden Outfit entrou de uma maneira que na minha opinião foi um grande erro 5 mil taleon coins, isso fez com que grande parte dos coins em circulação fosse comprada por players que obviamente queriam fazer o outfit sem nenhuma má intenção, essa retirada bruta de coins do market fez com que houvesse um aumento “inorgânico” no valor dos coins assim como ausência de coins no market, dessa forma diminuindo o acesso aos coins e consequentemente diminuição da vida útil do server.
Uma vez que o Golden Outfit tivesse sido implementado assim como foi no global haveria um efeito contrário ao atual, players precisariam de mais balance para obter o outfit, todos sabemos que há duas maneiras conhecidas para levantar 1kkk rapidamente (ou um valor inferior eu sugiro, para que hajam mais compras):
1.Vender coins in game que podem ser obtidos via compra no site
2.Compra de KK’s pelo mercado negro
Porém KK’s do mercado negro são recursos finitos a curto prazo e não muito simples de serem encontrados nessa quantidade além da completa falta de segurança na transação.
Pois bem a escolha mais logica e segura seria a compra de coins no site e a venda desses coins posteriormente no market in game, dessa forma o vendedor alcança o balance desejado e o server ganha coins mais baratos utilizando o raciocínio logico da lei da oferta e da procura, além de tornar o servidor financeiramente rentável por mais tempo no viés financeiro pra staff.
Concluindo esse TCC sugiro que mecânicas de retirada de kks do jogo sejam implementadas assim como retirada do Golden outfit da store e inclusão da venda convencional do outfit ingame, bem como sugestões itens e coisas cosméticas ou nao que surtam o mesmo efeito enxugar a economia do servidor bem como gerar o interesse dos jogadores de levantar balance via compra de coins no site, tudo é valido, ofertas por tempo limitado, oufits, foods, vamos discutir, a recompensa disso é simplesmente nossos servidores bombando saudáveis, todos ganham.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação