Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Nostaltibia #1 Mecânicas bugs ou espertezas, que ficaram obsoletas.

Registro
    17-03-2010
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas Nobre
    Recruta ZeroColunistaCríticoEscritor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Nostaltibia #1 Mecânicas bugs ou espertezas, que ficaram obsoletas.

Bom, inicialmente, este é o primeiro tópico, de não sei exatamente qual número, de tópicos que eu vou fazer apenas como uma nostalgia de algo que o tibia tinha mas que foi tirado dele.

Não. Não é nenhum tópico reclamando das mudanças, apenas colocando coisas para quem quiser sentir a saudade, ter um tópico só para isto.

Nostaltibia #1 Mecânicas bugs ou espertezas, que ficaram obsoletas.
    Mecânicas criadas por jogadores, Bugs que foram explorados, e outras coisas, que passaram a ficar obsoletas devido ao avanço do jogo.

1 - LOOT BAG:

Spoiler: Imagem

Primeiramente o que eram? Bem, se você é jogador que começou depois do famoso Update 8.6, é capaz que não saiba. Mas antigamente, não existia tantos itens de criatura para se vender, e a principal forma de se ganhar dinheiro, principalmente entre os leveis 20 a 50, era as Lootbags.

Outra informação que se você começou depois do 8.6, não deve ta sabendo: Antes disto, era comum monstros droparem bags, e dentro delas ter itens também.

O que acontecia? Você poderia colocar várias bags dentro uma das outras, ir arrastando, até levar a um NPC que comprasse itens que estavam dentro dela, como Mace, Chain Armor, e coisas assim. Era a principal forma de fazer muito dinheiro antigamente.

Por que se tornou obsoleta??

Pronto, ai esta a questão. Mas antes quero lembrar que se tornou obsoleta por ter ficado desnecessário fazer isto. Não por ter ficado impossível.
    O primeiro motivo, foi a criação dos itens de criatura. Eles substituíram muito bem a necessidade de fazer lootbag.

O segundo motivo, e talvez o principal, foi a mudança no 8.6, em que as criaturas pararam de dropar bags.

Ouve uma grande reclamação. Foi uma mudança que trouxe pontos positivos e negativos.

Links úteis:
    https://www.tibiawiki.com.br/Lootbag
    https://www.tibiawiki.com.br/wiki/Updates/8.6

2 - Stairhops / Stairhoppings:

Spoiler: Vídeo

Diferente da primeira, esta pratica teve literalmente um fim.

O que era isto?

Stairhopping é você subir ou descer escadas, para diminuir o dano recebido por monstros nos turnos.

Como funcionava?

Solo:

1- O jogador deixava seu personagem perto tanto da criatura, quanto de um lugar que possa mudar rapidamente de andar.
    2- O jogador ia pro andar da criatura, atacava ela
    3- Retornava a um andar seguro diminuindo o dano que a criatura causava nele
    4- Repetição dos passos 2 e 3, até que a criatura morresse.

Em grupo:

1- Os jogadores começavam a matar uma criatura, próximo de um lugar que pudesse mudar de andar rapidamente. (Exemplo, escada)
    2- Os Knghts ficavam próximo á criatura alvejada, e as demais vocações ficavam próximo desta escada. Atacando ele e/ou curando o Knight.
    3- Caso a criatura ignorasse o Knight e fosse para algum outro jogador com defesa menor, ele subiria a escada, onde estaria ligeiramente mais seguro.

Mesmo se você não tivesse a hotkey salva do item, bastava dar use na runa, deixar o mouse no Battle, e tacar em qualquer coisa que se mova assim que mudar de andar.

Porque teve fim?

No 8.4, criaram uma condição de delay de 2 segundos. Quando se muda de andar ou é transportado. Assim sendo, os monstros terão pelo menos 1 turno para te atacar.

Nota: Em contra partida, criou-se uma ótima forma de se evitar PKs no 1x1 assim. Apenas subindo ou descendo escadas.

Links úteis:
    https://www.tibiawiki.com.br/wiki/Stairhopping

3 - RED SKULL TRAP:

Vídeo do Taleon. Jogadores fazendo RedSkull trap e mostrando os itens obtidos.

Uma das que mais deu o que falar. Literalmente uma forma de abuso.

Primeiramente, o que é um Red Skull?

Em servidores PVP, quando se mata "injustamente" um certo número de jogadores, você recebe uma Red Skull, que faz com que perca todos seus itens.

Então como era feita esta armadilha?

Pois bem, antigamente, a UH, tinha a mesma cor da Avalanche, e eram bem parecidas, até ai tudo bem, a menos que tenha vários makers level 8, com pouco life perto de você, só esperando para morrer.

Quando isto acontecia(geralmente com você matando acidentalmente todos os leveis 8 próximos), você ficaria Red Skull e quando morria perdia todos seus itens.

"Ahhh, mas perai, isto não ficou obsoleto, pelo contrário, até refinaram o método".

R: Olha, não é bem por ai.

A grande primeira mudança veio quando não se permitia mais que trapasse. Durante um tempo grande, existiram várias formas de se proteger de possíveis traps de PK.
    Assim sendo,

"Mas tem o Login ainda"

É uma pratica que requer até bem mais esforço.

Em resumo, acontece? SIM, ainda acontece mesmo que raramente.

Porém tornou-se obsoleto, por já ser manjado, este é meu Veredito.

4 - Lure:

Spoiler: Imagens

Ahh, este é bem controverso. Por que na real, não acabou de verdade. Ainda acontece, principalmente em mundos Optional Pvp.

Por exemplo em um certo mapa cheia de boquinhas famintas, vez ou outra acontece de ter muitas bocas para se alimentar perto de você, e ai??

Mas o que quero dizer com Lure ter ficado obsoleto, foi o antigo Lure de conseguir levar monstros para dentro de cidades, de mudar até mesmo o andar daquele Bonelord, DS, Water Elemental, e outros monstros, para matar aquele player desavisado.

5- Outras espertezas e malandragens:

Quais???

- "Duplicar itens": Você convencia o jogador a escrever Ctrl + "D U P L I", "C L O N E D" ou "Q L O N E D". O que acontecia é que no Ctrl + Q ou L, o jogador deslogava, e você que tava perto dele (geralmente atrás no DP), ficava com o item.
    - "Quest da rainha de Carlin": Você atraia um jogador pros esgotos de Carlin, alegando que tinha uma pick para fazer uma quest. E lá matava ele.
    - "Aceita Party ai, sou de boa": Você convencia um jogador mais fraco, que você era inexperiente. (Muitas vezes, um char feminino que fingia que só sabia jogar por causa do irmão). Quando o outro aceitava a party com você, ou com a "lady" que você fingia ser. Você o matava.

Mas Por quê??

Simplesmente pq os jogadores ficaram expertos, e não mais cairiam num truque deste.
    A evolução da idade dos jogadores possibilitou que estas coisas tivessem fim.

==========

Spoiler: Marcações

Considerações finais:

Bom, eu fiz com sono, esqueci de algumas coisas que queria colocar, e ta longe de eu ter feito da forma como eu gostaria.
    (Queria incluir imagens e coisas assim, pra quando o GrYllO ver, ele ter até vontade de postar no site oficial do tibiaBR como artigo. Mas como podem ver, não saiu tão bem assim não.)

Se tiverem críticas podem fazer, os dois últimos tópicos podem ser bem criticados, eu estou conformado com isto.
    E também, se tiverem mais coisas para adicionar ai, me digam. Queria deixar a lista completa.

Não sei se criarei outros, mas por hora pretendo fazer pelo menos o #2. E não, não será parecido com este.

Publicidade:
    Última edição por Mathss; 01-08-2019 às 12:37.

"A melhor espada fica na Bainha"

desespero full Avatar de Iridium
    Registro
    27-08-2011
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas NoobAutor ExperienteAutor RecorrenteNobre
    Prêmios Guardião do GF - pelos serviços prestados à comunidade
    Mãe Dináh - Acertou alguma previsão para o Winter Update 2018
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Saudações!

Eu gostei da ideia e gostaria de ver vc desenvolvê-la um pouco mais para fazer um artigo bem legal! Como vc mesmo disse, o sono tirou uma boa parte do seu poder de escrita, mas, em geral, eu achei q é um assunto que rende um artigo interessante sim. Muita gente sente falta ou quer relembrar como eram essas mecânicas, e há quem não as conheça tb.

Leva pra frente, e, se precisar de ajuda com revisão e escrita, fala comigo que te ajudo com o maior prazer!

Abraço,
    Iridium.

Registro
    17-03-2010
    Conquistas Nobre
    Recruta ZeroColunistaCríticoEscritor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Iridium Ver Post
    Saudações!

Eu gostei da ideia e gostaria de ver vc desenvolvê-la um pouco mais para fazer um artigo bem legal! Como vc mesmo disse, o sono tirou uma boa parte do seu poder de escrita, mas, em geral, eu achei q é um assunto que rende um artigo interessante sim. Muita gente sente falta ou quer relembrar como eram essas mecânicas, e há quem não as conheça tb.

Leva pra frente, e, se precisar de ajuda com revisão e escrita, fala comigo que te ajudo com o maior prazer!

Abraço,
    Iridium.
    Eu fiz algumas modificações, adicionando imagens e enfim.

Mas ainda vou melhorar. Mas aceito ajuda com revisão sim.

Spoiler: Menções

"A melhor espada fica na Bainha"

Registro
    18-05-2007
    Conquistas NoobForasteiroCríticoAdepto do Off
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Que artigo legal, cara! Me remeteu boas memórias.

Qualquer boa ideia que seja transpassada para as linhas de uma bela escrita deve ser incentivada com certeza!
    Atenciosamente,
    Silk

Registro
    23-05-2015
    Conquistas ForasteiroCitizenEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bagloot era algo sensacional. Dava um dinheiro bom para os padrões antigos e, ainda, tornava a hunt algo com mais sentido. Achei bem interessante o comentário quanto à evolução da idade dos jogadores, o que tornou algumas coisas como essas safadezas de duplicar itens inaplicaveis.

Essa mudança da idade, na minha visão, é algo muito desconsiderado quando o pessoal lembra dos tempos antigos. Muito do que era legal não é mais pelo fato de não sermos mais adolescentes.

Ótimo artigo!

Última edição por Ukrush; 01-08-2019 às 18:40.

Registro
    21-06-2015
    Conquistas Newcomer
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Hahahaha ótimo artigo !

Boas e más lembranças desta época Tibiana.

Recordo de algumas trapaças como:

Colocar Blueberry em cima da caixa de correio e ficar ao lado pra ver algum destraído jogar o parcel em cima.

Aquele truque da Bright Sword que você oferecia ela pra vender, o cara chegava pra comprar e vc ficava cancelando o trade até irritar o sujeito, quando ele tivesse com pressa vc dava trade em uma Carlin Sword.

Quando eu tinha meu Sorc e era P.a caçava bastante Barbarian pelos famigerados "paninhos vermelhos" kkkk, então dropava bastante Staff. Como na época todo mundo era novato, eu encantava em enchanted staff e vendia uma arma "top" pros Kina desavisados, botava por um preço bom de 1 ou 2k e vendia fácil todas que dropavam dos Barbarian kkkk

Nessa mesma época era bem comum aquele roubo da casinha, algum bom "abigo" te invitava na house do nada só pela seu carisma e te convidava a entrar, ficava em outro comodo e mostrava uma armor legal (blue robe, k armor, crown armor) e quando você mostrava a sua pra querer se amostrar o meliante te desinvitava da house haha

Lembro em Rook também logo que comecei a jogar lá pelo 7.1 um meliante me passou o 171 dizendo que um vial de slime "curava" kkkkkkkkkkk Já imaginam o resultado !

Tinha um esquema também que vi uma vez em Rook que o cara vendia "Teleport Scroll" era um Scroll normal mas o cara fazia uma "demonstração de teleport" ficava com maker perto e arrumava umas parcel elaborada perto de umas arvores, do jeito que ele arrumava, deslogava e botava o maker no lugar, por causa das arvores parecia que ele se teleportava pro lado mas na verdade era o unico sqm que ele podia logar sem ir pro templo, ele falava que você clicava no scroll e podia clicar em um lugar da tela que ele teleportava pra lá podendo pegar muitos tesouros hahahaha (vulga Sword of Fury), e ele vendia pra você na camaradagem da bagatela de 250 gps kkkkk

E muitos outros kkkkkk tem vários !

Antigamente também podia fazer o mesmo truque da Bright Sword, mas com a Giant Sword - Two Handed Sword. Eram pareciam nas sprites e dava pra enganar alguns desavisados que achavam compar uma Giant Sword barata ;P

Outro que eu lembro de fazerem era o truque do Demon Shield, esse eu quase caí uma vez. Tava comprando um Demon Shield e na negociação ja vi que o meliante tava enrolando, derrepente ele me da trade num "coração" daqueles de pelúcia, na época num monitor de tubo o Sprite era parecidissimoooooo com o Demon Shield kkkkk, sorte que olhei 2x!

Registro
    18-05-2007
    Conquistas NoobForasteiroCríticoAdepto do Off
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Negetts Ver Post
    Hahahaha ótimo artigo !

Boas e más lembranças desta época Tibiana.

Recordo de algumas trapaças como:

Colocar Blueberry em cima da caixa de correio e ficar ao lado pra ver algum destraído jogar o parcel em cima.

Aquele truque da Bright Sword que você oferecia ela pra vender, o cara chegava pra comprar e vc ficava cancelando o trade até irritar o sujeito, quando ele tivesse com pressa vc dava trade em uma Carlin Sword.

Quando eu tinha meu Sorc e era P.a caçava bastante Barbarian pelos famigerados "paninhos vermelhos" kkkk, então dropava bastante Staff. Como na época todo mundo era novato, eu encantava em enchanted staff e vendia uma arma "top" pros Kina desavisados, botava por um preço bom de 1 ou 2k e vendia fácil todas que dropavam dos Barbarian kkkk

Nessa mesma época era bem comum aquele roubo da casinha, algum bom "abigo" te invitava na house do nada só pela seu carisma e te convidava a entrar, ficava em outro comodo e mostrava uma armor legal (blue robe, k armor, crown armor) e quando você mostrava a sua pra querer se amostrar o meliante te desinvitava da house haha

Lembro em Rook também logo que comecei a jogar lá pelo 7.1 um meliante me passou o 171 dizendo que um vial de slime "curava" kkkkkkkkkkk Já imaginam o resultado !

Tinha um esquema também que vi uma vez em Rook que o cara vendia "Teleport Scroll" era um Scroll normal mas o cara fazia uma "demonstração de teleport" ficava com maker perto e arrumava umas parcel elaborada perto de umas arvores, do jeito que ele arrumava, deslogava e botava o maker no lugar, por causa das arvores parecia que ele se teleportava pro lado mas na verdade era o unico sqm que ele podia logar sem ir pro templo, ele falava que você clicava no scroll e podia clicar em um lugar da tela que ele teleportava pra lá podendo pegar muitos tesouros hahahaha (vulga Sword of Fury), e ele vendia pra você na camaradagem da bagatela de 250 gps kkkkk

E muitos outros kkkkkk tem vários !

Antigamente também podia fazer o mesmo truque da Bright Sword, mas com a Giant Sword - Two Handed Sword. Eram pareciam nas sprites e dava pra enganar alguns desavisados que achavam compar uma Giant Sword barata ;P

Outro que eu lembro de fazerem era o truque do Demon Shield, esse eu quase caí uma vez. Tava comprando um Demon Shield e na negociação ja vi que o meliante tava enrolando, derrepente ele me da trade num "coração" daqueles de pelúcia, na época num monitor de tubo o Sprite era parecidissimoooooo com o Demon Shield kkkkk, sorte que olhei 2x!
    Eu já cai no truque do clone logo que comecei a jogar, tinha acabado de arrumar uma mace maneira. O cara pediu pra colocar em cima da bancada e voilà.

Que vergonha
    Atenciosamente,
    Silk

Registro
    19-09-2004
    Conquistas ForasteiroDebatedorEstagiárioMain Citizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Saudações, queridos tibianos.

Por uma ou duas vezes ao ano me dá uma vontade de jogar Tibia novamente e cá me encontro, em outro tópico de nostalgia
    Mas venho contribuir, claro!

Empurrar lootbags solo

O que era?
    Dentro do tópico de lootbags havia essa arte, que era arrastar a lootbag sozinho.

Não lembro em qual Tibia eles adicionaram a possibilidade de usar a corda sobre os itens para subir de andar. Antes era preciso retirar todos os itens de cima da clareira do buraco para usar a corda, e quando estávamos caçando sozinhos um dos grandes desafios (e frios na barriga de sermos roubados) era subir essas lootbags, era preciso ter uma técnica toda trabalhada para isso.

Era preciso tomar distância da clareira, uns 3 passos era suficiente, colocar nesse ponto a lootbag, dar mais uns 3 passos e se preparar - você precisava arrastar a bag para o rope spot e, quando o personagem estava se movimentando, dar use na corda e clicar no rope spot, alguns instantes antes do personagem alcançar a bag. Se tudo desse certo bastaria então você subiria de andar e a lootbag ficaria no rope spot, bastando usar a corda para puxá-la para cima.

Muitas vezes havia outros jogadores no andar superior, e você precisava ter uma certa destreza e velocidade para logo esconder de novo a bag e continuar a peregrinação até a cidade mais próxima.

Por que teve fim?
    Bom, a CIPSoft implementou essa mecânica de poder usar a corda nos rope spots mesmo com itens sobre ele, além de ter eliminado as bags.

Dar logout ao lado dos baús de quest

O que era?
    (Essa é das antigas hahaha) Há MUITO tempo atrás, o sistema de quest era diferente. O que acontecia era que o item da quest dava respawn dentro do baú da quest de tempos em tempos. Dependendo da raridade do item o respawn poderia ser diário, semanal, mensal ou até semestral. Por isso, inclusive, antigamente era muito mais difícil existirem itens de quest em abundância, você ia fazer a quest rezando para que ninguém tivesse feito ela antes.

Pois bem, havia algumas quest aonde era possível sair do jogo perto do baú da quest e, sabendo o tempo de respawn, entrar logo após o server save e pegar o item antes de todos os outros jogadores. Isso era de uma sacanagem sem igual, mas tinha muita gente que fazia. Normalmente as guildas dominantes ficavam caçando nas caves das quests de itens mais raros durante todo o dia, todos os dias do ano, e você tinha que pagar uma quantia absurda de dinheiro se quisesse fazer a quest.

Por que teve fim?
    Foi introduzido o sistema de baús de uso único por personagem. Bastava então abrir o baú da missão que você ganhava o item. Obviamente isso desagradou muita gente que era das guildas dominantes, mas possibilitou que outros jogadores tivessem acesso a esses itens ao menos uma vez em suas vidas tibianas.

Valeu!
    Última edição por Jghara; 10-08-2019 às 02:50.
    "Liberdade é pouco. O que eu quero ainda não tem nome."
    Clarice Lispector.

Registro
    04-01-2013
    Conquistas ForasteiroNewcomer
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Muito bom! Perdi a conta de quantas vezes tive meu loot roubado, mas pior era quando o cara simplesmente jogava a bag no rio kkk

Tópicos Similares

1. [RESOLVIDO] OMG Bug ou que sera isso!!!
    Por LuucasB no fórum Sorcerer
    Respostas: 2
    Último Post: 19-05-2012, 02:03
  2. isso que aconteceu comigo foi bug ou milagre??
    Por flavio 14 no fórum Suporte Geral
    Respostas: 5
    Último Post: 17-12-2010, 23:28
  3. Tecnologia | Virus ? Bug ? ou eu que so burro ?
    Por Saiy~ no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 1
    Último Post: 18-09-2005, 02:09
  4. Bug ou o que ???
    Por Sir javescu no fórum Suporte Geral
    Respostas: 22
    Último Post: 24-09-2004, 17:00
  5. Bug ou o que ???
    Por Sir javescu no fórum Tibia Geral
    Respostas: 15
    Último Post: 24-09-2004, 06:03

Permissões de Postagem