Pelo que escutei de membros da equipe, o que acontece é que o Taleon utiliza a mecânica do Tibia antigo - que até uns anos atrás não tinha essa funcionalidade de poder andar e fazer actions como essa ao mesmo tempo.
Até existe a possibilidade disso ser revisto no futuro, mas o engajamento das pessoas é necessário - a alteração da mecânica até esteve, salvo engano, no Roadmap, mas saiu.
Um argumento muito bom que eu vi foi o seguinte: em uma WAR, a pessoa dá um Utani Gran Hur e some, pois consegue se potar facilmente enquanto escapa - o Tibia se torna um jogo de velocidade <- o que é bem demonstrado pela importância que um paralyze tem no jogo. Aliás, a própria mecânica do Paralyze em guerra é baseada nisso, pois o jogador não consegue se potar enquanto anda de um SQM para o outro.
Uma coisa é dita: quanto maior o seu level, mais rápido você irá de um SQM para outro, portanto, quanto maior o seu level, a tendência é que você sofrerá menos com esse problema
Particularmente, eu acho que poderia ter uma mudança level, diminuir um pouco isso, caso seja possível. O sistema do Global é um pouco roubadinho mesmo... Mas não iria me opor.