Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Trocar de Universidade

Registro
    18-08-2009
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas NoviçoSoldadoForasteiroSagaz Citizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Trocar de Universidade

Olá

Hoje estou aqui para compartilhar uma decisão que estou para tomar na minha vida e gostaria de ler as sinceras opiniões de cada um de vocês.

Tenho 24 anos e sou estudante do 5º período de Engenharia de Produção em uma universidade particular em minha cidade, que por sinal é a única universidade que existe nela(recentemente abriram uns 4 ou 5 polos de "Uniesquinas" a distância, mas quando comecei só existia ela mesmo).

Minha rotina atual é:
    Trabalho de segunda a sexta como Analista de Logística no setor de Importação em uma empresa que fica em uma cidade próxima a minha, quando saio da empresa faço um "pit stop" na minha casa e vou para faculdade de moto, depois da faculdade vou para a academia. Aos sábados faço curso de inglês pela manhã e o resto do sábado e domingo fico com o tempo livre(normalmente fico na casa da minha namorada).

E sinceramente? Estou de saco cheio do sistema tradicional de ensino, este período por já entrar nas matérias especificas do curso até que melhorou um pouco, mas não aguento em 2019 chegar cansado em uma sala de aula e ter que copiar matéria. Alguns professores enchem os quadros com conteúdo que poderia facilmente ser compartilhado via PDF e de 4 horas de aula gastam no máximo 20 minutos explicando algo. Sinto que estou perdendo tempo.

Antes de começar a faculdade eu tentei procurar o meu curso na modalidade EAD, mas como disse anteriormente ainda não existiam as uniesquinas e então acabei começando o presencial mesmo. Se eu estudasse na modalidade EAD, poderia tranquilamente fazer a academia e estudar todos os dias e ainda dormiria mais cedo e tenho certeza absoluta que aprenderia mais que no curso que estou frequentando.

Ta, e porque eu ainda não transferi a matricula ainda?
    Atualmente eu pago cerca de R$ 612,00 por mês na faculdade e todas as outras onde eu orcei a modalidade EAD o curso sairia por menos de R$ 300,00, são que em praticamente todas eu iria perder pelo menos 1 ano de faculdade, por isso desisti. Mas recentemente ao conversar com um amigo de trabalho fui questionado do porque não fazia o "CEDERJ"(confesso que nem sabia que isso existia). Então pensando no CEDERJ a situação muda um pouco de figura, já me inscrevi no vestibular e estou estudando para a prova e caso passe poderei fazer o curso de graça na modalidade EAD e quando me formar o diploma sai pelo CEFET(que certamente seria mais bem reconhecido que o da minha universidade) são que esbarro no mesmo problema de provavelmente perder alguns períodos já cursados. Fazendo uma conta rápida, considerando apenas os próximos dois anos de curso eu economizaria R$ 14.688,00.

O que vocês fariam no meu lugar? Claro que vou sentir falta dos amigos da turma, mas são estaria adiantando o que já vai acontecer de qualquer forma. Teoricamente vou estudar de maneira que para mim vai ser muito mais confortável, sem custo e com o diploma mais reconhecido são que podendo correr o risco de praticamente começar do 0.

Publicidade:
    Última edição por Fernando Crazy; 12-05-2019 às 14:31.

Basterds Boss (Y) Avatar de Don
    Registro
    06-12-2009
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas Nobre
    NoobNeutroKevin PostnerColunista
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Copiar matéria em 2019 pelo amor de Deus, esse pessoal ta vivendo no século 20, não era nem pra usar papel mais.

Bom, no seu lugar eu já teria ido pra esse EAD faz tempo, já que não tenho a menor paciência pra ficar perdendo tempo desse jeito. Mas aí você tem que ver se vão reconhecer sua formação da mesma forma que o método tradicional, se formar pra ficar desempregado não vale a pena né.

Quer ver os meus desenho clica na imagem aí então zé

desespero full Avatar de Iridium
    Registro
    27-08-2011
    Conquistas NoobAutor ExperienteAutor RecorrenteNobre
    Prêmios Guardião do GF - pelos serviços prestados à comunidade
    Mãe Dináh - Acertou alguma previsão para o Winter Update 2018
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Saudações!

Como alguém que ficou em uma federal por quase 6 anos e que não possui muita sanidade (se é que um dia eu já fui sã, rs), e que se arrepende amargamente de ter dado continuidade no curso que fez, eu te digo: larga e vai. Sério. Sem olhar para trás. Eu tenho amigos que largaram a faculdade no meio e foram fazer outra coisa e que conseguiram ter muito mais foco e rendimento por estarem certos dos objetivos.

Não é apenas a questão econômica, que já me parece bem vantajosa com a forma como você colocou; você perceberá que seu dia durará mais, e você quer algo mais objetivo, certo? Algo que te dê uma capacitação adequada e que você consiga aprender por meio de uma didática mais direta e com menos rodeios, entendi corretamente? Se é esse o caso, a perda de períodos é o menor dos males. Vai compensar bem mais você fazer um curso que te dará a certeza de um respaldo e que te deixará com mais chances de um emprego melhor do que ficar um tempão preso ao modelo acadêmico que não funciona tão bem para o mercado técnico em que você e eu estamos inseridos.

Perder os amigos, no tocante do convívio, é chato, mas nada que algumas ligações e rolês programados com maior antecedência não resolvam; e, se é uma galera mais próxima, eles também podem ser um sistema de suporte que você pode vir a precisar nessa mudança de instituições.

Reitero: vá, mude de instituição. E vá com confiança. Depois conte aqui como está sendo a mudança. Se você já detectou que o ensino tradicional não cabe em seu estilo de vida e não está te beneficiando intelectual e tecnicamente como deveria, não faz sentido permanecer onde está. Boa sorte e eu espero que essa mudança dê muito certo para ti!

Abraço,
    Iridium.

Guru das asiáticas Avatar de Pearl
    Registro
    03-04-2013
    Conquistas NewbAutor IniciadoForasteiroOffista
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Tem uns 2 anos que eu não tenho caderno
    A maioria dos professores que já tem o hábito de dar aquela mesma aula todo semestre já tem a matéria toda apostilada ou então indica os livros de onde tirou tudo.

E CEDERJ é top

[12/05 às 20:39] Don Maximus Meridius : ja pensou o fantasma do gengiskão futuro visitando o pearl "olha aqui o mundo como seria se você não tivesse inventado essa merda"

Basterds Boss (Y) Avatar de Don
    Registro
    06-12-2009
    Conquistas Nobre
    NoobNeutroKevin PostnerColunista
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ah, e esse negócio de perder amigos pode ficar tranquilo, daqui 6 meses você nem vai lembrar da existência desses pau no cu aí

Quer ver os meus desenho clica na imagem aí então zé

Registro
    27-12-2008
    Conquistas NoviçoSoldadoNaturalistaHerbalista
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Não cursei faculdade tradicional, então não me sinto mt apto a opinar. Porém, o que me é evidente é seu imediatismo. Sua motivação são financeiras e de conforto momentâneo. Seu dilema é: Não ter que copiar matéria de quadro x Perder alguns semestre x Quanto vai pagar e colocou como fator colateral o peso da possível futura faculdade no diploma.

Será que o problema não é o curso em sí? Pra que vc quer concluir a faculdade? Vc não tem nenhum outro projeto que tangencia seu curso, não dá pra tirar proveito de nada nesse tempo até terminar? Nem projeto totalmente alheio a faculdade?

Já eu provavelmente terminaria logo essa facul particular msm, levaria meu note pra aula e durante elas faria outra coisa.
    Navegar é Preciso
    Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
    "Navegar é preciso; viver não é preciso".

Registro
    25-05-2007
    Conquistas Nobre
    Kevin PostnerOffistaColunistaEscritor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Como professor que também atua em graduação, acho que posso acrescentar alguma coisa.

Bom, primeiramente preciso te falar que você está trilhando um dos vários caminhos conhecidos de evasão escolar. Existem alguns tipos de caminhos de evasão, a troca do modelo de ensino é um deles. Não significa que você vai realmente evadir, mas a probabilidade aumenta quando você faz uma passagem como essa que fez (ou pretende fazer).

Entenda que você está trocando modelos de ensino: saindo do presencial e indo para o EAD, que exigem posicionamentos diferentes do aluno. No fim das contas, o objetivo final de uma graduação é aprender (e não pegar um diploma, que não vale nada nos dias de hoje). Mas aprendizado depende MUITO do aluno, achar que irá sentar em uma cadeira de faculdade e aprender é tão enganoso quanto achar que irá se matricular em um curso de EAD e estudar de forma mais prática possível. Ou seja, se o problema está também em você como aluno, ir para uma modalidade EAD só irá agravá-lo, gerando em você um sentimento de frustração que pode te afastar dos estudos. Nem todo mundo se dá bem com ensino à distância, a evasão nessa modalidade é altíssima. Para aprender nesse modelo, é necessário um tipo de comprometimento e responsabilidade muito maior do que sair de casa e ir para a faculdade.

Considerando isso, preciso dizer que, realmente, existem muitos professores que pararam no tempo. Como professor, tenho total consciência que, em muitas disciplinas que leciono, deve ter provavelmente uns 10 cursos no Youtube que ensinam muito melhor do que eu posso fazer em sala, muito pela possibilidade de recursos multimídia e edição que não possuo em sala. Mas a importância do ensino presencial ainda permanece por dois motivos: atendimento didático individualizado e contato com o mundo profissional através de colegas e professores. Em minha sala de aula tenho oportunidade de ouvir as dúvidas de cada aluno e, muitas vezes, em 5 minutos lado a lado com algum deles consigo fazer essas dúvidas desaparecem. Além disso, posso encaminhar meus alunos mais interessados para projetos e vagas de estágio e emprego que aparecem na minha rede de contatos. Nem toda faculdade presencial propicia isso e dessas você deve fugir mesmo.

Enfim, como não sei especificamente sobre o curso que você falou (além de saber que o CEFET-RJ é um ótima instituição de ensino), não posso ser mais específico. Mas boa sorte na caminhada.
    Última edição por Bob Joe; 12-05-2019 às 22:12.
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    10-09-2005
    Conquistas Nobre
    ForasteiroSagaz CitizenOffistaEscritor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Acho que vc tem que terminar esse trem aí quieto onde tá. Se fosse pra mudar de curso a história era outra, agora se for só pra ficar no mesmo, se for pra mudar, que seja pra algo melhor.

Enviado de meu ASUS_X00TDB usando o Tapatalk

Registro
    04-03-2006
    Conquistas NascenteNoobForasteiroOffista
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Sete Ver Post
    Acho que vc tem que terminar esse trem aí quieto onde tá. Se fosse pra mudar de curso a história era outra, agora se for só pra ficar no mesmo, se for pra mudar, que seja pra algo melhor.

Concordo com o @Sete. Termina isso aí, já que você está na metade. Quanto a copia o conteúdo do quadro, achei meio nada a ver. É só tirar foto do quadro po, você consegue até prestar mais a atenção na aula dessa forma. Quem dera na minha época de faculdade tivesse essa facilidade...

Assista-me em http://www.twitch.tv/borabeneva

Tutorial Demons no TibiaBR: Demon Hunt Yalahar

Meus vídeos:
    Spoiler: Hunt Prison Roshamuul -3

Spoiler: Minha Demon Oak Quest

Spoiler: Tutorial: Demon Hunt Yalahar East

Registro
    18-08-2009
    Conquistas NoviçoSoldadoForasteiroSagaz Citizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Sadeckss Ver Post
    Não cursei faculdade tradicional, então não me sinto mt apto a opinar. Porém, o que me é evidente é seu imediatismo. Sua motivação são financeiras e de conforto momentâneo. Seu dilema é: Não ter que copiar matéria de quadro x Perder alguns semestre x Quanto vai pagar e colocou como fator colateral o peso da possível futura faculdade no diploma.

Será que o problema não é o curso em sí? Pra que vc quer concluir a faculdade? Vc não tem nenhum outro projeto que tangencia seu curso, não dá pra tirar proveito de nada nesse tempo até terminar? Nem projeto totalmente alheio a faculdade?

Já eu provavelmente terminaria logo essa facul particular msm, levaria meu note pra aula e durante elas faria outra coisa.
    Não acho que seja o curso, não passa nem nunca passou pela minha cabeça desistir dele. Acontece que já trabalho na área logística/industrial e estou fazendo o curso que acho que agrega mais conhecimento para minha realidade. Além de ser um curso bem visto no meio.

Quanto ao imediatismo, penso sim obviamente na melhora momentânea, mas não vejo problemas visto que a longo prazo não teria nenhuma desvantagem real além da perda de alguns semestres que será compensado pela graduação ser "de graça".

Não consigo levar notebook para sala, depois da faculdade vou na academia, além do peso extra. O que eu faço é tirar foto no celular e ficar navegando na internet nele mesmo.

Citação Postado originalmente por Bob Joe Ver Post
    Como professor que também atua em graduação, acho que posso acrescentar alguma coisa.

Bom, primeiramente preciso te falar que você está trilhando um dos vários caminhos conhecidos de evasão escolar. Existem alguns tipos de caminhos de evasão, a troca do modelo de ensino é um deles. Não significa que você vai realmente evadir, mas a probabilidade aumenta quando você faz uma passagem como essa que fez (ou pretende fazer).

Entenda que você está trocando modelos de ensino: saindo do presencial e indo para o EAD, que exigem posicionamentos diferentes do aluno. No fim das contas, o objetivo final de uma graduação é aprender (e não pegar um diploma, que não vale nada nos dias de hoje). Mas aprendizado depende MUITO do aluno, achar que irá sentar em uma cadeira de faculdade e aprender é tão enganoso quanto achar que irá se matricular em um curso de EAD e estudar de forma mais prática possível. Ou seja, se o problema está também em você como aluno, ir para uma modalidade EAD só irá agravá-lo, gerando em você um sentimento de frustração que pode te afastar dos estudos. Nem todo mundo se dá bem com ensino à distância, a evasão nessa modalidade é altíssima. Para aprender nesse modelo, é necessário um tipo de comprometimento e responsabilidade muito maior do que sair de casa e ir para a faculdade.

Considerando isso, preciso dizer que, realmente, existem muitos professores que pararam no tempo. Como professor, tenho total consciência que, em muitas disciplinas que leciono, deve ter provavelmente uns 10 cursos no Youtube que ensinam muito melhor do que eu posso fazer em sala, muito pela possibilidade de recursos multimídia e edição que não possuo em sala. Mas a importância do ensino presencial ainda permanece por dois motivos: atendimento didático individualizado e contato com o mundo profissional através de colegas e professores. Em minha sala de aula tenho oportunidade de ouvir as dúvidas de cada aluno e, muitas vezes, em 5 minutos lado a lado com algum deles consigo fazer essas dúvidas desaparecem. Além disso, posso encaminhar meus alunos mais interessados para projetos e vagas de estágio e emprego que aparecem na minha rede de contatos. Nem toda faculdade presencial propicia isso e dessas você deve fugir mesmo.

Enfim, como não sei especificamente sobre o curso que você falou (além de saber que o CEFET-RJ é um ótima instituição de ensino), não posso ser mais específico. Mas boa sorte na caminhada.

Adorei seu ponto de vista e fez bastante sentido para mim. Eu comecei a pensar nessa possibilidade de transferência para o CEDERJ em dezembro.A verdade é que tenho facilidade em estudar em casa durante os finais de semana, coisa que fiz muito nos primeiros semestres, pois eram mais puxados devido as matérias que continham cálculos, por isso acredito que no EAD eu acabaria aprendendo mais. Hoje na faculdade na maioria dias eu simplesmente estou sentado lá vegetando em quanto o professor fala sem prestar a minima atenção em nada.

O networking que é possível fazer na graduação presencial é realmente uma vantagem para esse modelo de ensino, mas não creio que seja o suficiente para eu desistir de cursar o EAD.

Citação Postado originalmente por Sete Ver Post

Uma gradação com metodologia de ensino onde eu me sinto mais confortável, de graça e com certificado mais reconhecido não é mudar para algo melhor?

Citação Postado originalmente por Joe Dee Ver Post
    Concordo com o @Sete. Termina isso aí, já que você está na metade. Quanto a copia o conteúdo do quadro, achei meio nada a ver. É só tirar foto do quadro po, você consegue até prestar mais a atenção na aula dessa forma. Quem dera na minha época de faculdade tivesse essa facilidade...
    É claro que eu tiro foto de tudo, tenho pastas organizadas por semestre/materia/data e com as fotos enumeradas, mas isso só me mostra que as aulas são pura perda de tempo ainda. A aula teoricamente iria de 18:30 às 22:00, mas a realidade é:

O professor passa 40 minutos escrevendo nos dois quadros, para explica a matéria durante 2 minutos e volta a escrever. Eu aprendo mesmo é no final de semana fazendo a lista de exercícios. Daria pra dar a aula inteira com muito mais rendimento em 1 hora.

@Topic
    Andei comparando as ementas das duas graduações e pelas descrições acho que terei que fazer a graduação EAD praticamente do inicio, por isso vou fazer o seguinte:

Prestar o vestibular e caso passe me matricularei na graduação EAD sem trancar a matricula da particular.
    Irei solicitar a ementa da minha atual e levar para análise e após a análise eu vejo se realmente vale a pena transferir.

Publicidade:

Tópicos Similares

1. Como trocar de vocação?
    Por wrathdark no fórum Suporte Geral
    Respostas: 5
    Último Post: 26-02-2006, 15:13
  2. Trocar de nick
    Por Nuguke no fórum Suporte Geral
    Respostas: 2
    Último Post: 01-06-2005, 09:23
  3. Maneira de trocar de DP
    Por Scrich no fórum Tibia Geral