Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13

Tópico: Morar Sozinho

Registro
    23-02-2016
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas NoobForasteiroOffistaMain Citizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Morar Sozinho

Creio que a maioria aqui já seja adulto, então estou levantando uma questão pertinente...

Se vcs tivessem a possibilidade, financeiramente, de sair da casa dos pais e morar sozinho (sem esposa/namorada), vcs fariam isso? Ou esperariam casar para morar fora? Alguém já mora sozinho?

Avaliem os pontos positivos (independência, liberdade, amadurecimento etc) e negativos (solidão, mais gastos, responsabilidades etc).

Publicidade:
    http://i.imgur.com/QCs2kbN.gifv

“O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa." Sherlock Holmes

Método - Power Magic Level
    10/10
    Frases filosóficas

Registro
    19-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas Main CitizenAdepto do OffCríticoCitizen
    Prêmios Mãe Dináh - Acertou alguma previsão para o Winter Update 2018Mãe Dináh - Acertou alguma previsão para o Winter Update 2016
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

São diversos os fatores:

Seus pais te amam ou vc é indesejável?
    Você tem grana para bancar? e quando falo grana é para mobiliar, pegar AP em um lugar bom e para sobreviver com qualidade.
    Você consegue ficar sozinho ou é só mais um mane que precisa de outras pessoas para viver, caso contrário corta os pulsos?
    Você é organizado ou um porcão?
    Está disposto a limpar o vaso sanitário , tomando respingo na cara e ficando com dor nas costas de ficar agachado?

Enfim, é uma experiência que todos deveriam ter, muitos pontos legais de aprendizado e liberdade, mas é bem overrated também, o custo é gigantesco e você não vai comer todo mundo(pelo menos continuamente). Só é uma obrigação social tão forte porque o brasileiro gosta de ser pobre.

469 513632 62748517 167217367! 3478! 451791612 486486!

Só sei que nada sei, porém saber o que não se sabe e o porquê de não saber, já é muito saber.

Basterds Boss (Y) Avatar de Don Maximus Meridius
    Registro
    06-12-2009
    Conquistas Nobre
    NoobNeutroKevin PostnerColunista
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Tem os prós e contras, mas normalmente quanto mais livre você é, mais responsabilidades terá.

Vantagens de morar com os pais (ou família em geral):
    - Poucas responsabilidades domésticas (limpar casa, fazer comida), já que normalmente são divididas entre todos;
    - As contas são muito mais baratas, gasto com comida tambem, já que porções coletivas de qualquer coisa acabam valendo mais a pena;
    - Se você ficar doente, ou tiver algum mal súbito, terá pessoas por perto pra cuidarem de você, ou no mínimo chamar uma ambulância.

Vantagens de morar sozinho:
    - Já que você agora é o chefe da casa, pode decidir como as coisas serão feitas e planejar de forma mais inteligente os gastos, sem precisar convencer ninguem;
    - Liberdade plena, pode andar pelado, ouvir musica alta, chamar alguem e transar em cima da mesa da cozinha, cagar no chão, etc;
    - Invariavelmente terá mais paz estando sozinho.

Casar (ou morar com a namorada) costuma unir vantagens das duas coisas, você ganha mais liberdade e tem alguem pra dividir as tarefas também. É claro que tudo isso que eu falei vai depender das pessoas envolvidas, tem pais (irmãos, tios, primos) gente boa e outros não, mas no caso de um cônjuge você pelo menos pode escolher uma pessoa que tenha mais a ver com você, ja que família é aquela que veio e já era.
    Última edição por Don Maximus Meridius; 06-12-2018 às 17:28.

Quer ver os meus desenho clica na imagem aí então zé

Registro
    09-10-2004
    Conquistas RepórterParrot
    NoviçoVigiaSoldadoPastor
    Prêmios Guardião do GF - pelos serviços prestados à comunidade
    Peso da Avaliação
    120

Padrão

Se o financeiro está OK, eu não vejo motivos pra não ir. Mesmo que a relação com seus pais seja boa, você sempre poderá visitá-los (e recebê-los também se quiser). Se a relação atualmente for ruim, o distanciamento pode oferecer um momento de reflexão para todos - é na ausência que a gente valoriza as virtudes do outro.

Por fim, é uma troca: liberdade vs responsabilidade. Causa dores do crescimento, mas o resultado costuma ser satisfatório (se você não for um desajustado e entrar numa espiral negativa).
    Atenciosamente,
    Felipe "GrYllO"

Galera, eu não tiro dúvidas por Mensagem Privada. Se precisarem de ajuda, tentem usar a pesquisa para ver se a dúvida já não foi solucionada antes e, em caso negativo, criem 1 tópico na seção adequada do Suporte ou mesmo na seção Tecnologia (pro caso de uma dúvida técnica não relacionada ao Tibia). Beleza?

Intel Core i5 4460 @ 3.4GHz | MSI Z97-G43 Gaming | 12GB Kingston DDR3 @ 666Mhz (9-9-9-24) | GALAX GeForce GTX 1050 Ti EXOC 4GB | 240GB Kingston SV300S37A240G | x2 500GB Seagate ST3500418AS RAID 0 | 1TB Seagate ST1000LM024 | CoolerMaster Silent Pro M700 | NZXT H2 Silent Chassis | Corsair Hydro Series H90 | Windows 10 Pro x64
    Meu coração pertence à Valéria Freitas.

proposta ativa: Atualizem o Software do Fórum oficial!

Registro
    19-01-2010
    Conquistas NoobSagaz CitizenCríticoOffista
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Cara, depende muito de quem você é, das circunstâncias que te fazem pensar em morar sozinho ou não, e talvez mais importante, quem é sua família. Ambiente familiar desagradável ou precário, diria pra morar sozinho sem pensar duas vezes, uma vez atingidas as condições mínimas de qualidade de vida.

Se você é sociável, pode estudar a possibilidade de morar em apt. dividido, o que economiza muito os custos de moradia. Se é autista/introspectivo, então morar sozinho é a melhor opção, mesmo sendo mais caro.

O lado bom de morar sozinho é sempre a maior liberdade, evitar conflitos estressantes, dentre outros que qualquer um pode imaginar.

O lado ruim é o peso significativo que isso causa no orçamento, em especial se você for morar num local que você mesmo irá pagar o aluguel (que é o que se pressupõe de alguém que se diz buscar independência e liberdade da família). Além disso, a solidão que sempre bate às vezes, especialmente nos primeiros momentos.

Outra coisa importante que qualquer um pode imaginar é o fato de que as coisas sempre sempre estão sujando, e alguém tem que limpar (você). Se já tiver tido uma disciplina prévia nesse sentido, fica mais fácil. Senão, é a melhor oportunidade que tem de aprender.

Só alerto mesmo sobre o orçamento: se não controlar o orçamento, sabendo equilibrar bem o aluguel, luz etc. com as outras despesas, você vai tomar no cu legal.

Registro
    27-12-2008
    Conquistas NoviçoSoldadoNaturalistaHerbalista
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Fazendo coro: Depende.

1- Rotina da casa x sua Rotina
    2- Relacionamento com seus pais
    3- Condição financeira dos seus pais
    4- Sua condição financeira*
    5- Seus lazeres e relacionamentos

O 4 é, como já bateram aí em cima, o fundamental. O 5 Também pode ganhar mt peso, por exemplo sendo casado, tiver filhos ou gostar de fazer orgias. Não acho que a idade importe, mas no geral ela está ligada com os todos os itens elencados acima.

Falando de mim, tudo era favoráveis a eu ter ficado. E assim teria feito se tivesse opção. Ter um emprego decente e morar com os pais é uma oportunidade unica, pois invariavelmente teria mais tempo livre tanto pra lazer quanto para estudar/crescer profissionalmente. Muita gente fala do baque de pagar conta (qualquer coisa é 100 reais), mas o que eu mais senti foi o consumo do meu tempo. E olha que pago diarista 2x na semana e "cozinho" o minimo, uma vez na semana: peito de frango, batata doce, brócolis.. nos outros dias só esquentando. Também, sozinho, sempre surge algo como ter que ir na feira, supermercado, comprar lampada, concertar uma maçaneta..

Agora voltando pro obvio: A grana! Morar sozinho é caro. Muito caro. Aluguel, luz, comida, itens de limpeza da casa, itens higiene pessoal, compra/reposição de moveis/eletrodomésticos... Mesmo ganhando muito bem, é quase impossível manter mesma qualidade de vida e juntar grana. Seus pais tiveram a vida toda para juntar o patrimônio deles e provavelmente hoje em dia gastam apenas com manutenção de qualidade de vida.

Agora se vc quiser, como muitos, ficar morando com os pais só pra ter mais tempo e dinheiro pra gastar com viagem, festa, restaurantes caros, mulheres e bens desnecessários... Aí já acho burrice. No mais eu diria pra aproveitar, se é conveniente, a oportunidade para juntar granar e otimizar seu tempo.

Os fatores liberdade e responsabilidade me parecem besteira, mas isso só porque sempre tive ambos em boa medida. Quanto a solidão, parece o quesito mais pessoal de tudo isso. No geral tem dias que é bom e dias que é ruim, no fim se compensam.
    Última edição por Sadeckss; 06-12-2018 às 21:18.
    Navegar é Preciso
    Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
    "Navegar é preciso; viver não é preciso".

Registro
    04-05-2007
    Conquistas Nobre
    Recruta ZeroForasteiroOffistaEscritor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Rapaz, particularmente diria para você ir. Experiência própria!

No meu caso fui morar sozinho mais de 3 mil quilômetros de distância da casa dos pais (saí do nordeste pro Sul), com uma renda baixíssima. (Inclusive 1 ano antes de ir morar sozinho, eu criei um tópico aqui mesmo no tibiabr sobre esse assunto). O começo foi difícil porque além de tudo eu tinha o agravante de não saber cozinhar quase nada, praticamente nunca ter feito limpeza em casa, faxina, essas coisas, além de nunca ter tido responsabilidade: contas pra pagar, manutenção do ambiente, cuidado com a saúde, alimentação.

No meu caso o começo foi foda, não vou negar não, mas hoje olhando pra trás vejo que foi muito necessário para mim. A maior dificuldade que eu tive foi com a questão da alimentação, mas o tempo é rei nisso aí, se você se aplicar, você resolve facilmente, ainda mais hoje em dia com as facilitações dispostas.

Não por coincidência minha vida deu uma guinada positiva sem precedentes, enquanto eu fiquei mais maduro, preparado, "vivido", mais as coisas foram dando certo. Também fiquei mais racional, mais organizado, parece exagero ou eu posso ter sido um caso atípico, mas praticamente só vi benefícios. Hoje em dia moro num lugar bom, tenho uma renda boa e uma vida estável e vejo como valeu a pena ter sofrido ali no começo (cheguei a morar em quitinete). E o que eu posso dizer é, se der errado, você volta tendo a consciência tranquila de que pelo menos tentou. Acredito que outro diferencial no meu caso foi ter uma namorada companheiríssima, que sempre esteve comigo desde quando eu tava "na pior".

Admito que em muitos casos as pessoas sofrem muito, a depender da distância, do convívio mais aproximado com familiares/amigos, mas hoje em dia podemos diminuir essa distância com facetime, skype, chamada de vídeo por whatsapp e ocasionalmente viajar pra encontrar todo mundo.

Enfim o que eu posso falar é: vá. Não hesite, viva a experiência.

Abraços
    "Há 20 anos, no ônibus lotado, nem sonhava que um dia fosse possível eu visitar a Disney. Hoje, a Disney é um de nossos 41 patrocinadores."

Flávio Augusto da Silva

Registro
    23-02-2016
    Conquistas NoobForasteiroOffistaMain Citizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Então, respondendo à alguns levantamentos:

- A relação minha com meus pais é boa, tranquila;
    - Tenho condições de me manter sozinho;

No caso, eu já estou morando sozinho há alguns meses, na mesma cidade dos meus pais mas bem perto do trabalho.

O problema é que não vi muitas vantagens:
    - Teve uma sobrecarga de serviço;
    - Muito menos tempo de lazer e pra cuidar da saúde (alimentação, exercícios);
    - Menos tempo para os estudos também;
    - O tempo inteiro sozinho, sem nem mesmo um cachorro ou gato de companhia. Obviamente, se eu tivesse namorada seria bem diferente, ou caso fosse viciado em algum jogo tbm teria uma fonte de distração;
    - Gastos altos pra mobiliar minimamente o apto;
    - Sou músico tbm, então num apto (diferentemente de uma casa) é mais complicado ficar tocando sempre;

Outro ponto é que, no meu ver, sempre foi uma meta minha morar sozinho, pra ter liberdade, independência, responsabilidade. No entanto, não está me parecendo melhor ou mais vantajoso.

Agora, estou a um ponto de voltar atrás ou terminar de mobiliar completamente o apto e permanecer lá.
    http://i.imgur.com/QCs2kbN.gifv

“O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa." Sherlock Holmes

Método - Power Magic Level
    10/10
    Frases filosóficas

desespero full Avatar de Iridium
    Registro
    27-08-2011
    Conquistas NoobAutor ExperienteAutor RecorrenteNobre
    Prêmios Guardião do GF - pelos serviços prestados à comunidade
    Mãe Dináh - Acertou alguma previsão para o Winter Update 2018
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

@Elementar eu ainda diria para vc permanecer a não ser que o bicho esteja começando a pegar; eu sou uma pessoa que meu maior sonho é minha liberdade plena, que culmina em ter minha casa própria (alugada ou não, tanto faz) bancada por mim mesma.

Quanto às sobrecargas que vc tá relatando, eu não sei como são teus horários de trabalho (até pq a carreira musical, como todas as carreiras artísicas/ cênicas, é fogo e muito irregular de horários), mas te aconselho o seguinte: monta uma planilha de horários. Sério. Separe as horas q vc dedica ao trabalho das horas que restam e tente montar o esquema de horários para academia, limpeza da casa, etc. Em termos da alimentação, eu tmb te sugeriria planejar ao menos as refeições mais importantes com antecedência, nem q seja ao menos definir o que vc vai tomar de café da manhã e jantar. Almoço, se der, vai de marmitão mesmo (especialmente se for a opção mais gostosa e barata).

Quanto à solidão, aí, realmente, vai de cada um. Eu sou uma pessoa mais introspectiva e independente (e um pouco desapegada), então estar muito tempo sozinha, para mim, não é um grande problema. Em termos de companhia animal, eu recomendaria gatos se vc tiver como telar o apartamento. Se não, vai de cachorro ou até mesmo algum roedor (tipo porquinho-da-Índia ou hamster).

E é como o @zezinhomala falou: se não der certo, se não compensar mais permanecer solo, ao menos vc tentou e pode tentar novamente quando estiver com condições mais propícias mesmo.

Abraço,
    Iridium.

Registro
    04-03-2006
    Conquistas NascenteNoobForasteiroOffista
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu acho que só vale a pena morar sozinho se for no caso em que a relação com os pais é ruim. Ou, quando eles são muito controladores... já vi casos de amigos que mesmo tendo salário bom e podendo se sustentar, ficaram com os pais porque eles davam liberdade ao filho (claro que tudo tem limites e bom senso).

Pelo seu relato aí, eu voltaria a morar com os pais, até para juntar grana... morar sozinho é muito caro, como falaram.

Eu morei com meus pais até o limite, mesmo podendo me sustentar. Fui juntando grana até comprar um apartamentozinho simples para morar com minha esposa. Até quando eu casei, eu morei numa casa dentro do lote dos meus pais. Mas veja, minha relacionamento com meus pais é excelente. Vai depender muito de cada um...

Publicidade:

Assista-me em http://www.twitch.tv/borabeneva

Tutorial Demons no TibiaBR: Demon Hunt Yalahar

Meus vídeos:
    Spoiler: Hunt Prison Roshamuul -3

Spoiler: Minha Demon Oak Quest

Spoiler: Tutorial: Demon Hunt Yalahar East

Tópicos Similares

1. Indo morar sozinho, responsa né?
    Por Silk no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 29
    Último Post: 08-01-2014, 21:38