Postado originalmente por
GrYllO
Quando finalmente o @
elielsantos faz um tópico coerente, ele desanda ao tentar debater os comentários cínicos da galera sem o devido discernimento.
E sim, falta Deus à essa nação. Se os que se dizem cristãos realmente praticassem o que dizem seguir, não estaríamos nesse mar de iniquidade que presenciamos hoje. Atualmente o que mais se faz é dar mau testemunho e combustível aos críticos, assim como ocorreu com a ICAR nos idos da idade média (não tão exageradamente quanto pintado por ateus - que, à propósito, mataram muito mais em seus regimes ateus - mas ok, isso é outra história)...
Infelizmente, não tenho tempo de rebater argumentos e falácias apresentadas pelos digníssimos colegas foristas com a devida atenção necessária (êêê vida corrida)
Parafraseando o "príncipe suíço"

Eduardo Cunha, "Que Deus tenha misericórdia desta nação".
Concordo com sua colocação, GrYllO.
A despeito das exageradas manifestações do Eliel (o qual até tem algumas ideias bacanas, mas invariavelmente acaba extrapolando o limite da razão e partindo para a loucura), também reconheço que falta Deus a esta nação.
Sei que aqueles que não creem (ateus ou adeptos de outras religiões) discordarão de mim e dirão que, pelo contrário, o Brasil tem "Deus demais", em razão dos mais de 80% de "cristãos" que aqui residem, e que o estado crítico da nação se deve a outros fatores (como pobreza, cultura etc.).
Contudo, como alguém que se esforça diariamente para seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e conduzir a própria vida segundo os princípios bíblicos (apesar de minhas tantas falhas), não consigo deixar de asseverar que, de fato, o Brasil e o mundo padecem de tantos males porque voltaram as costas a Deus.
Não tenho tempo para elaborar um "textão", mas eu posso citar alguns fatores que me levam a pensar que o Brasil e o planeta carecem de Deus. Novamente, deixo claro que não há como dissociar meus argumentos da minha fé. Estes são os fatores:
Antes de tudo, a humanidade está submersa em pecado.
Este é o primeiro ponto a se levar em consideração. Como relatado em Gênesis, o homem pecou e transmitiu a maldade a toda a sua descendência - o que subsistirá até a segunda vinda de Cristo, ocasião em que Ele restaurará todas as coisas e trará julgamento aos povos.
A maioria dos que se dizem cristãos, em verdade, não o são.
Sei que tal afirmação pode ser considerada uma falácia, mas uma análise superficial das palavras de Jesus já é o suficiente para revelar essa verdade. Julgo que, se ao menos 10% dos que se dizem cristãos realmente o fossem, vivendo em consonância com o que pregam, o Brasil e o mundo seriam profundamente transformados. Se realmente os alegados cristãos praticassem as boas obras descritas pelo Senhor, vivessem em santidade, fossem misericordiosos e caridosos e andassem segundo a verdade, este país não estaria afundado em tanta corrupção.
Basta olhar para a vida de muitos "cristãos" para perceber que não vivem de acordo com a própria fé: adotam uma vida de pecado, cometendo adultério, atos desonestos, toda sorte de imoralidade, odiando ao próximo, irando-se em tudo... Frise-se que não estou dizendo que cristão não peca, mas o Espírito Santo o vai regenerando continuamente, aperfeiçoando-o em Cristo, de maneira que o indivíduo não pode permanecer deliberadamente na prática do pecado.
- Mateus 7:21: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus."
- Mateus 7:24,26: "Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. (...) Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia."
- Mateus 7:13,14: "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem."
- João 8:31: "Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: 'Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos'."
- 1 João 1:6: "Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade."
- Tiago 2:19: "Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem!"
A despeito de tais fatores, não nego que a miserabilidade deste país também está relacionada a fatores socioculturais e econômicos. Certamente, há países muito desenvolvidos com prevalência de ateus (ou outras religiões), mas a existência destas nações não anula, por si, o fato de que a rejeição a Deus e a seus princípios contribui para a miserabilidade e a corrupção de um país. Creio que os "países ateus desenvolvidos" chegaram a esse patamar porque, inconscientemente, a população adotou alguns princípios bíblicos na vida cotidiana e pública (como amor ao próximo, respeito, honestidade, justiça). Contudo, ainda que tenham uma "vida boa", estão afastados de Deus por não crerem em Jesus Cristo, e, se não se arrependerem, verão o resultado disso na vida (ou morte) eterna.