Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: A rotina: os 1000 litros de café, as 365 maçãs. O efeito silencioso dos hábitos.

Registro
    20-07-2016
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas DebatedorNewcomerEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão A rotina: os 1000 litros de café, as 365 maçãs. O efeito silencioso dos hábitos.

A palavra rotina assumiu ao longo do tempo (injustamente) uma conotação pejorativa. Por isso, tornou-se comum ouvirmos, dentre outras similares, frases como: “não aguento mais a minha rotina...”, “o relacionamento acabou por causa da rotina…”.

Mas será mesmo que a rotina é algo tão ruim, a ponto de destruir relacionamentos e vidas? A resposta correta para essa pergunta, como para muitas outras, é: depende!

Ouvi certa vez um sábio conselho que permito-me dividir com vocês: “os bons hábitos se tornam virtudes. Os maus hábitos se tornam vícios”. E a qualificação da rotina como algo bom ou ruim passa por aí. A sua rotina inclui bons hábitos? A sua rotina inclui atividades que te aproximam dos seus objetivos? Se a resposta for positiva, então a sua rotina, ainda que eventualmente cansativa ou monótona, é maravilhosa, pois representa o meio pelo qual você se dedica diariamente à realização dos seus sonhos. Agora, se a resposta for negativa… Bem, aí é melhor fechar para balanço e rever para onde as suas atitudes diárias (não) estão te levando.

Aqui, reside um ponto fundamental na condução de qualquer projeto, inclusive um projeto de estudos para concursos públicos. Não se passa em concursos públicos sem que haja dedicação pelo tempo necessário à aprovação. Repito: essa dedicação se dá ao longo de um período de tempo imprescindível para a maturação e consolidação do resultado que se quer alcançar.

A ideia central que quero demonstrar neste texto é que, ao longo do tempo necessário para a aprovação, a adoção de uma rotina de estudos é fundamental, pois cada vez mais vai te aproximar do seu objetivo. Isso ocorre porque o somatório de pequenos gestos e ações que integram a rotina leva a grandes resultados. Muitas vezes, essas “pequenas” atitudes, isoladamente consideradas, não parecem fazer sentido. Mas, quando consideradas em conjunto, num corte temporal maior, representam exatamente as razões que levaram ao sucesso numa determinada empreitada, seja ela qual for.

Vamos ver alguns exemplos que ilustram a ideia proposta:

É possível tomar 1000 litros de café?

A resposta mais uma vez é: depende. Se pensarmos nos 1000 litros de uma única vez, obviamente, a missão é impossível. Agora, se tomarmos uma xícara de apenas 50 ml de café 2x ao dia dos 20 aos 50 anos, consumiremos 1095 litros de café.

Quer ver outro exemplo? 1kg equivale a aproximadamente 8000 kcal. Imagine, então, 3 (três) pessoas que tenham um gasto calórico total de 2000 kcal por dia e que ingiram exatamente essas mesmas 2000 kcal que consomem ao longo do dia. Todas comem 1 maçã por dia de aproximadamente 100 kcal. A primeira, resolve retirar a maçã da alimentação diária e passa a consumir 1900 kcal. A segunda mantém a maçã e continua consumindo as 2000 kcal. A terceira resolve incluir mais uma maça e passa a ingerir 2100 kcal. Considerando que as três mantenham um gasto calórico de 2000 kcal e sem considerar outros fatores que possam influenciar na variação de peso, a primeira pessoa terá um déficit calórico de 36.500 kcal ao longo de um ano, o que resultará na perda de aproximadamente 4,5 kg. A segunda pessoa manterá o seu peso corporal e a terceira terá um ganho de aproximadamente 4,5 kg.

Esses exemplos demonstram como pequenos gestos repetidos (hábitos) influenciam sobremaneira no resultado global de qualquer atividade.

Mas e daí? O que isso tem a ver com concursos públicos?

Tudo! Vamos imaginar um exemplo similar. Três pessoas. A primeira estuda 1 hora por dia, dia sim, dia não. A segunda estuda 1 hora por dia todos os dias. A terceira estuda 2 horas por dia todos os dias. Ao longo de um ano, a primeira terá estudado 182,5 horas. A segunda, 365 horas. A terceira, 730 horas. Projetado esse tempo de estudo num período de 3 anos, o resultado será que a primeira pessoa terá estudado ao final do período 547 horas (aproximadamente 22 dias). A segunda, terá estudado 1095 horas (aproximadamente 45 dias) e a terceira 2190 horas (aproximadamente 91 dias).

A conclusão, portanto, é bastante simples: você não vai conseguir beber 1000 litros de café, comer 365 maçãs ou estudar 91 dias seguidos de uma única vez. Mas, incorporando pequenas ações diárias na sua vida, com continuidade, você fará a rotina e o tempo trabalharem a seu favor. Por isso, elabore uma rotina em que o estudo se torne um (bom) hábito e consequentemente uma virtude que, projetada no tempo te aproximará do seu objetivo. Por outro lado, procure corrigir e retirar da sua rotina os maus hábitos, os vícios, que te afastam dos seus sonhos e, muitas vezes, nada acrescentam a sua vida pessoal, familiar, afetiva ou profissional.

https://www.cursoenfase.com.br/enfas...os-na-sua-vida

E você tem construído pequenos bons hábitos, todos os dias, que te aproximam do seu objetivo?
    As vezes eu penso "ahh mas é só uma sexta, depois eu recupero". A diferença esta exatamente nessa sexta, no acumulo de várias sextas e sábados. Então, galera bora começar a semana focados!

Publicidade:
    Última edição por Dew; 06-05-2018 às 17:54.

Registro
    27-12-2008
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas Sagaz CitizenOffistaCríticoEscritor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Então vc ta me dizendo que um dia tem 24h e que juros composto são exponenciais?
    Navegar é Preciso
    Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
    "Navegar é preciso; viver não é preciso".

Registro
    29-09-2007
    Conquistas OffistaColunistaEscritorCrítico
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Ótima reflexão. Apenas confirmou o que eu estava pensando: tenho alguns projetos a executar e, mesmo que a conclusão pareça distante, sei que posso chegar ao fim se me dedicar um pouco diariamente.
    .

"Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim." João 14:6.

(X) 8 ANOS SEM TROCAR O AVATAR: DESDE O NATAL 2009.
    Arctic Wolf ~
    Mais que um lobo.

Registro
    04-03-2006
    Conquistas OffistaSagaz CitizenEscritorCrítico
    Prêmios Medalha de Prata
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

resumo: para passar em concurso, tem que estudar bastante, o máximo de tempo que você tiver disponível

Assista-me em http://www.twitch.tv/borabeneva

Tutorial Demons no TibiaBR: Demon Hunt Yalahar

Meus vídeos:
    Spoiler: Hunt Prison Roshamuul -3

Spoiler: Minha Demon Oak Quest

Spoiler: Tutorial: Demon Hunt Yalahar East

Registro
    25-05-2007
    Conquistas Nobre
    Kevin PostnerOffistaColunistaEscritor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Acho que a galera entendeu o texto de forma meio equivocada. A conclusão é realmente óbvia mas a observação e aplicação dela no dia-a-dia é muita mais complexa do que parece, o que faz a observação ser pertinente.

Olha só, vou dar um exemplo de algo que acontece comigo. Eu tenho um problema foda com o hype. Quando tenho um objetivo ou uma meta a ser alcançada, fico totalmente hypado. Chego a ser compulsivo ao dedicar grandes partes da minha rotina àquilo, em detrimento de outros aspectos da minha vida (até mesmo de outras rotinas positivas).

Um caso desses é com exercícios físicos. Eu vivo um eterno retorno aos esportes e exercícios que eu pratico. Vezes ou outra lembro que malhar ou fazer uma luta é a melhor coisa para a parte física e emocional e retorno com força e foco total, lendo, monitorando, controlando, dedicando horas da vida àquela atividade. Só que chega uma hora que tanta dedicação cansa ou é trocada por outro hype (pode ser um estudo específico, um concurso, outro esporte, jogo, série).

A questão é: se desde quando comecei a me exercitar até agora eu tivesse feito 20 minutos de exercícios (pouca coisa) todo o santo dia até hoje, eu estaria em um amadurecimento físico MUITO superior ao que eu tenho tendo arroubos de fisiculturista a cada ano. É claro que 20 minutos não parece grandes coisas pra quem já chegou a fazer exercícios duas vezes no mesmo dia (somando quase 3 horas de musculação, que é coisa pra cacete), mas o que conta aqui é a frequência e o tempo daquele hábito quando é associado à rotina.

Como citaram de exemplo, posso dizer que isso vale para os estudos também. As vezes o concurseiro estuda horas pra caralho quando o edital está pra sair ou até depois que o edital saiu. Se o mesmo concurseiro tivesse se empenhado em estudar poucas horas 4 anos antes do edital sair e fizesse disso uma rotina de poucas horas, o processo seria muito menos doloroso e o amadurecimento sobre o conteúdo a ser estudado seria muito maior.

É claro que não é tão simples assim. Tem muito da questão da dificuldade do "pensar a longo prazo". Nem sempre a gente entende o que é melhor para a gente com tanta antecedência ou a ponto de projetar aquela pequena dedicação diária à benefícios futuros. Pouca gente consegue fazer isso com dinheiro, que é algo mais óbvio, imagina fazer isso com coisas incertas. Por isso o texto é importante. Para nos lembrar que precisamos nos policiar diariamente no sentido de tentar manter bons hábitos.

O nome disso tudo é DISCIPLINA. É a chave para tornar as coisas melhores a mais fáceis na vida.

Última edição por Bob Joe; 07-05-2018 às 11:37.
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    27-12-2008
    Conquistas Sagaz CitizenOffistaCríticoEscritor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bem, deixando meu post preguiçoso e impaciente de lado. É claro que todos sabemos que o habito é a chave para constância que por sua vez é a chave para qualquer objetivo. É obvio que maratonas não se ganham com tiros.

Novamente, já devo ter falado isso aqui umas 10x no min: Disciplina é a capacidade de adiar a recompensa. Não sei como definir melhor. Isso serve para tudo na minha vida, quando to na minha dieta posso adiar o 10 pedaço de pizza por uma shape melhor. No estudo posso adiar uma hora de youtube por uma hora de estudo.

É dificil pra caramba, quando não se tem prioridades. Eu sou mt hypado tbm, como o Bobão, mas acho que devido meu tempo na Marinha e meu Ego frente a falhas eu tenho ua impelimento natural a "ser produtivo". Se eu passar o dia no YT eu me sinto um lixo, fico triste. Nada me alegra mais que dar um passo para um objetivo msm que mt distante. É um sofrimento para mim "perder tempo". No transito eu tenho que ouvir um audibook/meus resumos gravados. Em filha de espera eu tenho que resolver meus flash card, em casa eu tenho montar uma rotina rigorosa de estudo. Eu tenho que comer alimentação balanceada e ir academia com frequência. Até mesmo meu "ocio" sinto necessidade de ser produtivo, seja vendo filme em outro idioma, ou buscando conhecer sobre as suas tecnicidade.

É simplesmente a unica maneira que me sinto "bem". Nada me abate mais que uma viagem mt alongada. Não que eu não goste de ficar atoa com meus amigos, ou passar um domingo no netflix. Mas isso me deixa letárgico e triste quando se torna regra.

Inclusive, o pior período da minha vida foi quando fiquei 1 ano embarcado, que toda minha energia era sugada para o trabalho em sí, mal conseguia ler um livro.

Enfim, disciplina é inerante a vontade da pessoa. Se ela não valoriza tanto o objetivo a ponto de adiar alguma benesse, não sei como poderia seguir uma "rotina de sacrifício".

E isso sem esquecer que vamos todos morrer mt em breve.
    Navegar é Preciso
    Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
    "Navegar é preciso; viver não é preciso".

Banido
    Registro
    02-11-2008
    Conquistas OffistaEscritorCríticoDebatedor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

aprendi nesse tópico que maçã te deixa gordo e que 1000 litros de café é coisa pra caralho

Tópicos Similares

1. Os Dez Mandamentos de um Beberrão
    Por Insane Alucard no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 10
    Último Post: 20-07-2006, 06:13
  2. Os 2 chineses de novo [As long as you love me]
    Por Kyo the Myth no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 14
    Último Post: 29-11-2005, 11:33
  3. Respostas: 105
    Último Post: 13-11-2004, 06:16
  4. Soh toskeira: Os piores nicks de todo tibia
    Por Yanno_Yammel no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 61
    Último Post: 11-11-2004, 15:09
  5. Pra evitar os mesmos tópicos de sempre.
    Por Esmux no fórum Feedback
    Respostas: 0
    Último Post: 02-11-2004, 16:13

Permissões de Postagem