Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 15

Tópico: Pagar e ter vantagens no Tibia é justo? Uma reflexão

Máquina de News Avatar de Equipe TibiaBR
    Registro
    28-06-2017
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas ColunistaMain CitizenEscritorCitizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Pagar e ter vantagens no Tibia é justo? Uma reflexão

Coluna de opinião: com o fim dos bots CipSoft tende cada vez mais para o pay-to-win atrás de receita.

Clique aqui para ver no Site

Publicidade:
    Sou uma máquina de news!

Registro
    25-09-2012
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas CitizenDebatedorEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Existe uma observação chave para todo esse assunto:

"Ninguém é obrigado a pagar por nada no jogo."

É simples e equilibrado! Quem não trabalha e/ou estuda, compensa as conquistas com tempo de jogo. Quem trabalha e/ou estuda precisa de outro caminho, no caso seu próprio dinheiro. O "pay to win" é opcional, assim como jogar no modo hard.

Registro
    20-09-2004
    Conquistas Nobre
    ColunistaCríticoEscritorOffista
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

A exceção dos supplies em mundos novos por Tibia Coins, não existe absolutamente NADA que torne o jogo pay to win, como você quis retratar no artigo.

A verdade é os XP Boosts já estão na store há mais de ano, e não houve um aumento exponencial dos High Levels. Na verdade, os vouchers dados de graça foram infinitamente mais nocivos.

O jogo não está pay to win, até porque, o custo para se manter no top através de formas artificiais é tão elevado, que se torna proibitivo. Vou utilizar como exemplo as armas de treino que são o assunto da moda: Para upar do Skill 114 para o 120, eu gastaria 2.132 armas. Considerando que cada uma custa 20 Tibia Coins, são 42.840 Coins, sendo que isso dá um valor de R$6.186.

Exato, mais de 6 mil reais para pegar 6 pontos de skill. E se eu for comprar as ditas armas no NPC, por 210k cada uma, gastaria 445kk, que se eu fosse comprar o dinheiro no mercado negro, gastaria R$ 3.560.

São valores extremamente proibitivos, justamente para que as pessoas não abusem e tornem-se obscenamente fortes, tornando ai sim, Pay to Win.

Voltando ao ponto dos supplies, estes só valem a pena no início do jogo, já que o loot dos bichos é muito ruim, e enquanto as coins ficam num valor baixíssimo (menos de 2k). Após um período de tempo de vida do servidor, ou level do personagem, não vale mais a pena, pois as coins pode ser utilizadas em XP Boosts, que são de longe, o melhor produto da Store.

Dizer que o jogo é Pay To win é procurar maneiras para justificar a própria falta de habilidade para ser forte. Existem casos, inclusive de membros aqui do Fórum, que em menos de 2 anos, foram do 0 ao Level 600+. E com baixíssimo investimento em Coins, apenas sabendo jogar.

O que a CIP está fazendo é aumentar as formas de obter lucro, variando suas vendas com o uso das Coins. Mas dizer que é Pay to Win? Você claramente nunca jogou um jogo pay to win para saber como é.

- - - Atualizado - - -

Aproveitei para fazer uma conta básica aqui pra ver quanto que um Knight em um servidor novo gastaria para upar do Skill 15 ao 90 com as armas. Seriam 5600 coins, aproximadamente, ou seja, quase R$ 810.

Super pay to win hein? Gastar quase mil reais para pegar um skill medíocre.
    Última edição por Flea; 23-04-2018 às 14:01.

Citação Postado originalmente por Enquanto isso no MSN...
    [9:26] Eu: skyrim perde FÁCIL
    [9:26] Eu: pra Ocarina of Time
    [9:26] Thales Lira: tenho que comprar esse Zelda entao
    [9:26] Thales Lira: tem pra PS3?

Registro
    17-09-2007
    Conquistas Adepto do OffCríticoDebatedorEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

@Flea

Acho que você anda meio perdido com o conceito pay-to-win. Não estou dando minha opinião contra nem a favor, apenas esclarecendo:

Pay-to-win = pague-para-vencer

Não é Pague-pouco-para-vencer.

Não importa o valor que custa, o importante e a premissa de tudo é: Se eu gastar dinheiro real, tenho vantagens sobre quem não gasta?

@Topic

Essas discussões são sempre polêmicas, mas sendo ou não pay-to-win, eu nunca me diverti tanto no Tibia como me divirto hoje em dia.
    Última edição por Willianpm; 23-04-2018 às 15:04.
    .

"Felizes são aqueles que não encontram barreiras para se expressar."

Windows 10 / Intel® Core™ i5-8400 CPU @ 2.8GHz / Gigabyte B360M / RAM DDR4 8,00 GB 2400Mhz / Video NVIDIA GeForce GTX 660 4,00 GB Resolução 1920x1080 / velocidade de download: 4,66 MB/s (37,3 mbps)

Registro
    11-12-2004
    Conquistas ColunistaEscritorCríticoDebatedor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Flea Ver Post
    A exceção dos supplies em mundos novos por Tibia Coins, não existe absolutamente NADA que torne o jogo pay to win, como você quis retratar no artigo.
    Excelente análise, Flea! E com todo respeito, muito melhor (e maior) que a do artigo, que, me desculpe, contém alguns erros bem fundamentais. De fato, P2W de verdade só existe em servidores novos onde realmente atualmente é impossível sair na frente sem Coins, e o jeito mais fácil de se conseguir Coins é comprando na RL (apesar de ser possível se comprar muita Coin só com lucro in game, se você jogar horas o bastante).

Quando a CipSoft contratou o BattlEye, não foi porque resolveu "de fato combater os bots". A CipSoft sempre tentou combater os bots. A questão é que o Craban nunca achou que era necessário terceirizar e sempre apostou em ferramentas próprias de detecção, que obviamente falharam. Eles sempre tiveram noção do prejuízo financeiro que existiu) por causa dos bots.

Além disso, vamos lembrar que Tibia não é um jogo de fato competitivo. Existem ranks, claro, mas não servem pra nada. Existe PvP, sim, mas em PvP de verdade em que se ganha ou perde algo (em guerras), o que conta muito mais é número de jogadores e estratégia. Em uma guerra longa, dinheiro também conta. Dinheiro pode ser comprado por meio de TC, sim, mas SEMPRE foi possível comprar dinheiro no Tibia. A diferença é que antes você comprava de botters sem dar lucro para a CipSoft, agora a CipSoft ganha algo no meio.

O único produto que tem algum caráter de P2W a longo prazo são os XP Boosts. Mas aí entra um fator interessante: quem tem dinheiro pra comprar XP Boost e ser "top", seria de qualquer jeito. Porque quem decide comprar XP Boost e pegar level 1000 não joga 2h por dia, é a galera que joga 6h+ por dia todos os dias. O XP Boost pode até aumentar a velocidade em que isso ocorre, mas ele não afeta QUEM são as pessoas. Sem XP Boost seriam exatamente as mesmas que estariam onde estão.

As armas de treino? Por favor né, qualquer um que LER os textos do Tibia.com sobre o assunto vai entender que não tem nada a ver com P2W. O objetivo delas é balanceamento. Atualmente (até amanhã), apenas mages podem pagar (e isso independente da onde vem o dinheiro) para aumentar seu skill principal. Agora isso vai mudar, é simples assim. Quando falam que isso é P2W até parece que depois das armas de treino vai ter EK e RP com skill 150 matando level 300 em 1 hit.

Pessoal, vamos ser sensatos. A modinha de criticar a CipSoft por TUDO já deu né. Eles já erraram muito, óbvio, e até hoje são extremamente lentos para resolver a maioria dos problemas. Mas tá na hora de parar de reclamar de absolutamente tudo que eles fazem só porque é cool falar mal da CipSoft. Fizeram uma grande mudança quanto aos bots, melhoraram a comunicação com essas Dev Notes (as armas de treino são muito melhores que a ideia original), implementaram várias coisas que jogadores pediram (Analytics, Quick Looting, etc). E não custa lembrar né: criticar uma empresa por querer lucrar é um tanto quanto estúpido. É óbvio que eles querem lucrar, e é óbvio que toda medida que eles tomam tem o objetivo de melhorar o jogo (para que lucrem mais agora e no longo prazo).

Registro
    20-09-2004
    Conquistas Nobre
    ColunistaCríticoEscritorOffista
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Willianpm Ver Post
    @Flea

Acho que você anda meio perdido com o conceito pay-to-win. Não estou dando minha opinião contra nem a favor, apenas esclarecendo:

Pay-to-win = pague-para-vencer

Não é Pague-pouco-para-vencer.

Não importa o valor que custa, o importante e a premissa de tudo é: Se eu gastar dinheiro real, tenho vantagens sobre quem não gasta?

@Topic

Essas discussões são sempre polêmicas, mas sendo ou não pay-to-win, eu nunca me diverti tanto no Tibia como me divirto hoje em dia.

Meu post inteiro foi demonstrando como não é Pay To Win, justamente por ser inviável na prática. Você coloca como se fosse uma crítica ao preço

Tibia não é Pay To Win

Na boa, na sua ânsia de me criticar, você passou vergonha. O Lee Kun, entretanto, captou perfeitamente a minha análise e complementou de uma forma brilhante.

Aliás, eu gostaria que você me provasse, por A + B, que o Tibia está pay to win. Me mostre com exemplos como os XP Boosts fizeram quem tinha dinheiro crescer em servidores mais antigos, ou me prove a viabilidade de se treinar com as armas que estão vindo e como elas vão quebrar o jogo.

Desafio lançado. Ah, e não vale citar server novo, pois é a ÚNICA situação que é possível dizer em Pay to Win, e como eu disse, apenas até certo momento.
    Última edição por Flea; 23-04-2018 às 15:49.

Citação Postado originalmente por Enquanto isso no MSN...
    [9:26] Eu: skyrim perde FÁCIL
    [9:26] Eu: pra Ocarina of Time
    [9:26] Thales Lira: tenho que comprar esse Zelda entao
    [9:26] Thales Lira: tem pra PS3?

Registro
    17-09-2007
    Conquistas Adepto do OffCríticoDebatedorEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

@Flea

Como assim ânsia fera? To corrigindo você, que acha que pelo objeto ter um preço elevado não se pode considerar um pay-to-win. Sendo que o pay-to-win é dizer que gastando você tem vantagens sobre quem não gasta, não importando valor. Você gastando dinheiro real obtém vantagens sobre quem não gasta? Você já respondeu que não, a não ser, seguindo seu raciocínio, em servidores novos.

Não concordei nem discordei, como disse apenas te corrigi num ponto.

E porque eu provaria pra você que o Tibia é pay-to-win? Não entrei nessa discussão, parece que nem leu o que eu escrevi, levantou com o pé esquerdo?
    .

"Felizes são aqueles que não encontram barreiras para se expressar."

Windows 10 / Intel® Core™ i5-8400 CPU @ 2.8GHz / Gigabyte B360M / RAM DDR4 8,00 GB 2400Mhz / Video NVIDIA GeForce GTX 660 4,00 GB Resolução 1920x1080 / velocidade de download: 4,66 MB/s (37,3 mbps)

Registro
    22-06-2006
    Conquistas NewcomerEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Existem casos, inclusive de membros aqui do Fórum, que em menos de 2 anos, foram do 0 ao Level 600+. E com baixíssimo investimento em Coins, apenas sabendo jogar.
    Concordo com isso mas existe vários fatores que acompanham esse nivelamento, não é pura e simplesmente o fato de saber jogar, precisa de tempo livre, somente 2h por dia ninguém alcança esse level. Estar em guild dominante e muitas vezes pagando para isso, ter time fechado para garantir a jogabilidade diária e se for servidor novo pior ainda, mais tempo de jogo é exigido no começo para que você aproveite a crista da onda, torcer para um problema técnico no server que gere double exp, não ter vida social na época de fim de ano quando a CIP geralmente dá double exp, quebrar as regras shareando a account com um amigo ou mais que um e por aí posso enumerar muitos fatores mas estaria saindo da discussão proposta.

O Tibia não é totalmente P2W ainda, no futuro vai ser? Talvez e parece que se encaminha aos poucos para este cenário, na parte de cosméticos já é P2W mas claro, isso não altera o avanço de level e é fundamental para a saúde da empresa, somente o xp boost tem o papel mais perto do P2W, nem as poções vendidas na store quando usadas em um novo server são consideradas P2W, pelos simples fato de não darem vantagem nenhuma em cima dos outros competidores, porque essas poções são as mesmas conseguidas in-game ou pela store e não sofreram nenhum tipo de alteração no caso de encher mais a mana ou curar mais.

Voltando ao xp boost esse por sua vez é um P2F e não P2W, com o único intuito de acelerar o seu ganho de exp e sabemos que muitos usam 2 ou mais por dia, de onde vem as coins? Essa resposta também é passível de muitos fatores... para resumir ao meu ver não poderia ter xp boost à venda na store, não precisa acelerar mais do que já está, a 9 meses atrás tinha somente 2 jogadores com level 1.000, hoje já são 10 e tem vários chegando perto disso, tem gente que chega a usar uma Express Character World Transfer somente para aproveitar a double exp de outro server, loucura? P2W? Obsessão por level? Busca por poder? Vontade de alcançar o topo? E depois de aproveitar os dias de double, mais uma Express Character World Transfer para voltar ao mundo de origem, isso é uma coisa legal para o Tibia? É algo que agrega alguma coisa para a comunidade do Tibia?

Outra coisa que geralmente o pessoal confunde quando se fala em P2W (Pagar para vencer) é que nesse sistema ou você paga ou você não tem a chance de ganhar, exemplo que eu daria é se você pudesse comprar da CIP um set já imbuído mas que o Powerful Vampirism convertesse 40% dos danos e não somente os 25% de hoje em cada uma das duas partes possíveis, você ficaria no total com recuperação de 80% e não dos 50% atuais, outro exemplo seria a venda de poções com o dobro ou mais de poder que são hoje, uma Supreme Health Potion curaria em média 2.000 de life e não apenas os 900 de hoje, isso sim seria P2W.

O que muitas vezes nós brasileiros não nos conformamos é que aqueles que possuem uma condição financeira melhor ou que fazem parte do mercado negro ou uma liderança de guild que ganham kk's ou coins de seus membros em troca de proteção in-game e exclusividade de alguns lugares para caçar, podem acelerar o seu game comprando xp boost e isso configuraria de uma certa forma o P2W, pagando para se dar bem, porém essa visão não é a visão do legítimo P2W como já falei anteriormente. Resumindo quem pode mais chora menos.

Registro
    27-03-2012
    Conquistas CríticoMain CitizenCitizenAdepto do Off
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Pra galera que vive numa bolha e acha que Tibia é pay to win...

E quem joga o game sabe que existe pelo menos mais uns 30 jogadores que já gastaram quantias iguais ou superiores a essa
    Última edição por Kennye; 23-04-2018 às 20:57.

Registro
    10-01-2007
    Conquistas Adepto do OffSagaz CitizenCríticoDebatedor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Mas aí entra um fator interessante: quem tem dinheiro pra comprar XP Boost e ser "top", seria de qualquer jeito. Porque quem decide comprar XP Boost e pegar level 1000 não joga 2h por dia, é a galera que joga 6h+ por dia todos os dias.
    Essa parte do post diz muita coisa: Se o jogo é p2w ou não, só vai se destacar aquele que tiver tempo pra jogar. Tibia, mesmo com várias melhorias, ainda é um jogo que requer tempo.

Não acho as vantagens atuais sejam p2w pq elas podem ser compradas dentro do jogo, acho que até armas ornamentadas que a cip elaborou numa survey não seria p2w pq colocaram na época a especificação de "normalmente obtidas" que já excluiria um drop raro de boss ou de quest.

Tem muita gente que faz dinheiro fácil matando last cult e bosses GT diariamente e podem bancar essas vantagens, basta ter time e vender tudo que pega.

resumindo: se a empresa tirasse a possibilidade de comprar tibia coins por KKs e retirasse as novas armas de treino dos npcs ai seria um p2w na maioria dos casos

Publicidade:
    Última edição por Allison S.; 23-04-2018 às 21:17.

Permissões de Postagem