Eu e o @Skiann conversamos sobre isso direto. Não sei esse foi o tópico que tu se referiu, mas em 2016 eu criei esse: https://forums.tibiabr.com/threads/5...ema-de-Dungeon

O Skiann já deu boas justificativas para a implementação do que tu chamou de "dungeon fechada". Mas eu também concordo com alguns comentários no fórum que comentam sobre o MMO, isolação etc (por mais que de uma forma ou de outra já seja assim, principalmente quem caça em time).

Como a ideia gira em torno da casualidade, eu penso que a dungeon, tendo como referência o gameplay do tibia, poderia ser uma junção de world change + last yalahar + raid + the spike.

Desse modo:

- Temas, localização no próprio spot da hunt.

- Level range. Acho que os das tasks são ok.

- Rotatividade, aí entra o aspecto da world change. Supondo o level range baseado em task, teriam 4 dungeons por dia. Por exemplo: segunda-feira, tarantula, mutated rat, hellspawn e prision; terça-feira, tarantula, ice golem/crystal spider, giant spider e catacomb... Acho que isso torna o sistema realmente casual.
Melhor ainda seria se houvesse uma justificativa para a "change", um gatilho e até uma recompensa. Exemplificando: no magician quarter poucos hellspawns foram mortos em determinada semana, isso ativa a dungeon no spot. Surge um npc
falando que a população de hellspawn aumentou e que eles começaram a migrar para outros quarters. Caso a dungeon seja feita x vezes e um período y (duração da dungeon), hellspawns dão mais 20% de xp por uma semana, caso não seja, a quantidade de hellspawns no respawn diminue...

- Restrição somente para party.

- De modo análogo aos bosses, só pode fazer a cada 20h. No final da dungeon pode-se enfrentar um mini boss ou ter um baú como as warzones clássicas e afins.

- Dungeon projetada para, em full party, ter uma duração média de 40min a 1h. Para low level, devido a cap, talvez menos tempo.

- Instância, uma área por time, como se fosse a last da yalahar; tempo máximo para matar as criaturas sumonadas. Por exemplo: a equipe mata as criaturas da primeira instância, surge um teleport para a próxima instância, um pouco mais difícil, com mudança no cenário etc. Cada instância poderia ser espelhada, assim vários times poderiam fazê-las ao mesmo tempo.

Acho que dá pra falar mais um bando de coisa sobre a implementação de um sistema do tipo, mas se ele tiver essas caraterísticas: "aleatoriedade", limitação a party, 1x ao dia e suporte a vários times ao mesmo tempo, as características do MMO são mantidas e, ainda que não totalmente solucionado, o power abuse é reduzido.