Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 30

Tópico: Vale a pena jogar o Phobos?

Registro
    26-05-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas CríticoCitizenDebatedorEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Phobos Online

Nome:      familiar.PNG
Visitas:     3243
Tamanho:  162,8 KB
    Phobos Online é um MMORPG 2D com temática medieval-fantasia em desenvolvimento pela Myth Entertainment desde 2005 (sim, doze anos atrás!). Atualmente são 9 pessoas na equipe, mas essse número já foi maior no passado. O jogo é feito inteiramente do zero, com gráficos, cliente e sistemas 100% próprios. Inicialmente ele se chamava "The Last Myth", mas antes do primeiro test-server ganhou o nome que tem até hoje.

Esse primeiro test-server aconteceu em 2007, e na época conseguiu uma repercussão muito grande. “O novo Tibia” tinha gráficos incríveis (melhores que os do jogo da Cipsoft) e um foco bem grande pro roleplaying. O fato dos personagens conseguirem sentar também era um diferencial que impressionava, já que isso era motivo de piada e zuação pro Tibia.

Embora hoje pareçam feios, os gráficos eram bons pra época.

Por alguns problemas graves no cliente, o mesmo teve de ser refeito e isso atrasou MUITO o desenvolvimento do Phobos. Nesse meio tempo todas outras áreas também foram melhoradas, e o jogo conta com gráficos e um roleplay de primeira, mas ainda assim não estão 100% pronto. Passadas as considerações iniciais, vamos aos detalhes do jogo atualmente...

Nome:      phoobsclient.PNG
Visitas:     2164
Tamanho:  264,1 KB
    cliente atualmente

QUEM PRECISA DE MAPAS?

O jogo não possui um mapa no cliente. Sim, isso mesmo que você leu: sem mapa, minimap, bussóla nem nada do tipo. A única coisa que você tem é essa imagem:

Isso é algo que traz uma sensação de amor e ódio. A príncipio é realmente muito estranho não ter um ponto na tela que mostra o lugar em que você está, mas conforme você vai explorando e conhecendo a região, um suposto mapa vai se tornando algo dispensável. O problema é que se ficar uns dias sem jogar, você pode se perder ao tentar ir de uma cidade pra outra. Só por curiosidade, você inicia jogo na cidade de Timari, e toda aquela região de "Timar" é a rook do jogo. Empo Sar é a capital. Não consegui passar por Milthorn pra chegar na região norte :P

CLASSES

O jogo tem um sistema de classes dividido em 3 níveis. A primeira classe/nível é o citizen, e você pode mudar assim que terminar a quest inicial (que te ensina coisas básicas, como conhecer os NPCs e matar criaturas fracas). A partir daí é preciso escolher pra que lado você quer ir:

Ainda na cidade inicial existem dois NPCs que te guiam pro segundo nível, que seria algo como escudeiro ou aprendiz. Basicamente é aqui que o jogo começa: não é possível se tornar um cavaleiro no terceiro nível caso você escolha aprendiz nesse segundo nível, por exemplo. Entretanto, ranger e clérigo são classes mistas de terceiro nível - tanto escudeiro quanto aprendiz podem escolhe-las. Cada classe tem magias, itens e características únicas.

Opinião bem resumida sobre classes: Eu joguei em 2 chars, um shaman e o outro um escudeiro (falta gold pra promover pra knight). Achei muito mais fácil upar level de mage, já que a maior parte do dano vem das habilidades e essa classe tem mais opções delas pra usar. Talvez com equipamentos melhores knights tenham vantagem, vai saber...
    Ah, o jogo tem um level máximo, que atualmente é 50. O que define realmente se um char é mais forte que o outro são os níveis de skills e os itens raros que cada um tem. Os itens que encontrei até agora não tem level.

Nome:      skills.PNG
Visitas:     2141
Tamanho:  116,1 KB
    meu xamãzinho com mais foco em natureza/destruição do que suporte (:

ROLEPLAYING

Ah, esse ponto é muito interessante. Se tem algo que é bem feito no Phobos, é o RPG. Eu poderia explicar ponto por ponto, mas vou dar alguns exemplos que podem te ajudar a entender o que estou falando.
    1 - Sabe aquele papo que falei acima das escolhas de classe? Então, pra escolher a terceira classe é preciso ir na cidade capital do jogo, Empo Sar. Lá, um NPC te cobra o valor de 5.000 moedas pra te promover. Em um jogo qualquer, caso você não tenha o dinheiro, o NPC te diria uma mensagem aleatória do tipo "volte quando estiver com as moedas"... mas no Phobos não! A mensagem que você recebe é tipo "Oooh, infelizmente não posso te ajudar caso você não tenha todas as moedas. Existe todo um processo burocrático, entende? A papelada me dá medo só de lembrar! E ainda precisamos da assinatura do rei. Mas enfim, posso ir dando entrada no processo enquanto você economiza mais um pouco!"
    2 - Já visitou uma biblioteca num jogo com o RPG fraco? Basicamente tem uma série de livros que só estão lá pra cumprir tabela e que ninguém nunca lê. No Phobos o NPC bibliotecário tem uma quest pra você: recolher livros pra deixar Empo Sar com a maior biblioteca do continente. Ou seja, vale a pena olhar as estantes de livros nas casas que passar. (nossa, me senti "a menina que roubava livros" agora...)

Nome:      5.PNG
Visitas:     2126
Tamanho:  53,4 KB

3 - Sabe aquelas chaves que você tem na bag e não sabe onde conseguiu ou o que fazer com elas? No Phobos, ao dar look nesses itens você recebe a informação sobre o NPC que te deu e onde ela deve ser usada. Ou seja, não tem uma porta secreta que você tem que testar usar todos seus itens, usar magias, falar palavras mágicas e no final descobrir que ela não serve pra nada: aqui a coisa é mais direta.

GRÁFICOS

Eu posso afirmar que o Phobos tem os melhores artistas do mundo que trabalham nessa perspectiva. Se isso não for o suficiente, o jogo ainda tem alguns detalhes gráficos interessantes, como a forma que as cavernas vão ficando escuras conforme você vai entrando nelas, ou os efeitos das spells (que utilizam partículas).

Acho que já deu pra ter uma noção pelas imagens anteriores, mas caso ainda tenha dúvidas, nessa galeria é possível conferir mais imagens do jogo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Embora não exista previsão de lançamento, um test-server privado está online desde 2014, e qualquer um pode acessar pagando uma taxa de 5 euros (algo em torno de 18 reais). Só vou avisando: tá bem vazio, é comum ser o único player online. Se você tem interesse, nesse tópico tem mais informações (em inglês).

Gostou desse artigo? Se interessou pelo Phobos? Deixe seu comentário!
    Em breve vou fazer uma entrevista com o André "Galiant", brasileiro e um dos responsáveis pelos gráficos do Phobos. Então... podem fazer perguntas pra ele.

Uma prévia da entrevista:

Krex: Muita coisa mudou desde o primeiro TS do Phobos. A internet, o Tibia, surgiram outros jogos na mesma perspectiva, enfim... você não acha que o Phobos pode ter perdido espaço nesse tempo? Ou são publicos-alvos diferentes?
    André: Phobos surgiu em um momento onde a perspectiva já estava consolidada por outros jogos como Ultima e Tibia. A competitividade gráfica não nos inincomoda porque de fato, a história e o roleplay são as forças motriz do jogo. Existem muitos gráficos que são revisados por não condizer com a história do jogo. E necessariamente todo efeito, itens e criaturas são logicamente colocados em regiões diferentes do mundo de modo a ressoar corretamente com o enredo da história, o passado e presente de cada região do mapa.
    É isso ai, vlwgalereflw :)

Publicidade:
    Última edição por Krex; 04-06-2017 às 16:23.

Registro
    24-09-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas DebatedorEstagiárioCitizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Lembro de ter jogado esse jogo muitos anos atrás, no test-server. Vários tibianos foram pra lá na época, inclusive. E eu não fazia a menor ideia que ainda existia.
    Se fosse free eu entraria para ver como está.
    music heals.

Registro
    17-01-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Joguei no test-server de 2007. Lembro que muita gente jogou e gostou na época... Aliás, achei que tinham abandonado o projeto. Bom saber que ainda está por ai

Registro
    17-06-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Joguei na epoca e gostei, porém perderam muito tempo para lançar o jogo a tempo e tenho quase 100% de certeza que não vai dar tanto retorno quanto deveria dar ou então vai ser apenas um jogo tipo zezenia que mal tem 100 players online.
    infelizmente é a realidade, são poucas as pessoas que se interessam nesse estilo de jogo e nesse estilo de gráficos, muitos deles vem querendo ou não do tibia e isso é fato... e quanto mais tempo demora pra lançar, coisas mais interessantes surgem e esse projeto é deixado pra de lado.

Registro
    17-09-2007
    Conquistas CríticoDebatedorEstagiárioMain Citizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

A não, já to cansado de jogo em fase de teste. Quero um jogo terminado, nada de promessas.

.

"Felizes são aqueles que não encontram barreiras para se expressar."

Windows 10 / Intel® Core™ i5-3330 CPU @ 3.00GHz / Asus P8B75-V / RAM 8,00 GB 2100Mhz / Video NVIDIA GeForce GTX 660 4,00 GB Resolução 1920x1080 / velocidade de download: 4,66 MB/s (37,3 mbps)

Cavaleiro do Word Avatar de CarlosLendario
    Registro
    23-03-2012
    Conquistas Sagaz CitizenAdepto do OffCríticoDebatedor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Infelizmente eu não acho que vá vingar. Eu espero pelo lançamento desde 2012 e deixei de acompanhar não muito tempo depois, já que o jogo não parece ir pra frente e não dá sinais de que vai sair dessa situação de TS privado(Que eu também não sabia da existência).

E olha... Não sei se vai valer a pena continuar com um projeto assim. Prova disso é Zezenia que tá aí há anos com menos de 100 jogadores e poucos se interessam a dedicar um dia ou outro pra jogar. No fim Phobos pode acabar no mesmo caminho, se ele não inovar. Usar outro tema além do medieval, testar novas funcionalidades, ser mais original. É o que pode atrair gente pra um jogo assim.

E a pergunta que faço pro rapaz é justamente o que eu falei antes: O jogo vai se manter com a mesma base de RPG medieval ou tentarão coisas novas nessas outras áreas do jogo? Como, sei lá, uma temática asiática, indiana, muçulmana... Sinto uma grande falta disso em muitos RPGs.
    http://i.imgur.com/nJMMFUv.png

◉ ~~ ◉ ~ Extensão ~ ◉ ~ Life Thread ~ ◉ ~ Seção Roleplaying ~ ◉ ~ O Mundo Perdido ~ ◉ ~ Bloodtrip ~ ◉ ~~ ◉

Registro
    04-07-2005
    Conquistas Main CitizenAdepto do OffCríticoDebatedor
    Prêmios Abóbora Framboesa - Participante no concurso Divinos Doces e Terríveis Horrores I
    Mãe Dináh - Acertou alguma previsão para o Summer Update 2015
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Para entrar no Test Server é só pedir no fórum deles, de graça, eu tenho acesso, ou tinha, já que joguei só por uma semana ano passado.

Registro
    25-02-2006
    Conquistas CríticoDebatedorEstagiárioCitizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu joguei no TS de 2007, acompanhei por um tempo achando que sairia logo a versão definitiva, mas cansei de esperar. já se passaram 10 anos e ainda não está on, o mmorpg decaiu, então a equipe demorou muito para trabalhar e finalizar o jogo, pode até ficar on algum dia, mas nao terá o mesmo sucesso que teria se fosse lançado antes

Registro
    25-01-2007
    Conquistas Repórter
    OffistaColunistaEscritorCrítico
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

O foda é essa semelhança extrema com Tibia. Se for pra jogar um game assim, melhor jogar Tibia mesmo...

Mas o sistema de classe dele é muito bom. Estão de parabéns quem idealizou isso.

Registro
    10-12-2011
    Conquistas Adepto do OffDebatedorEstagiárioMain Citizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bom jogo, um dos melhores ATS que pude ver de perto, infelizmente jamais sairá do Testserv.
    Acompanho Phobos a muitos anos é um servidor que eu gostaria de ver sendo mainstream na área dos jogos de P45.
    Mas se de 2005 a 2017 não foi aberto qualquer hype que eu tinha já foi pra fossa a no minimo 5 anos.

Publicidade:

Permissões de Postagem