Agradecer Agradecer:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 15

Tópico: Política e qualidade de vida

Registro
    25-05-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas Nobre
    Kevin PostnerOffistaColunistaEscritor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Política e qualidade de vida

E aí, galera. Estou fazendo esse post para conversar sobre algo que tenho reparado muito nesses últimos anos e vem acontecendo de forma constante no meu círculo de amizades e também fora dele. Quem quiser pular o textão (e eu sei que muitos putos pulam), tem resumo abaixo.

Antes de mais nada, quero dizer que, mesmo tendo um círculo de conhecidos bem diversificado e convivendo em ambientes até mesmo diametralmente opostos (academia de artes marciais x área acadêmica), tenho a plena consciência que tudo que vou falar aqui são casos e experiências isoladas e anedóticas. Além disso, não tenho qualquer dado ou conhecimento específico a trazer sobre o assunto em si. Apenas minha opinião pessoal baseada naquilo que sei e que vivi.

É o seguinte: todo mundo sabe que vivemos um momento político complicado no nosso país. Esquemas de corrupção sendo descobertos a todo momento. Crise econômica. Violência aumentando (ou, pelo menos, a violência aparente aumentando, como eu disse, não tenho dados). Uma polarização político-ideológica que já colocou (e ainda coloca) amigo contra amigo, familiar contra familiar, afasta pessoas que se entenderiam em outros aspectos. E, como plano de fundo, um acesso imenso a qualquer tipo de informação, opinião e conhecimento, sejam eles válidos ou não.

Tudo isso, na minha percepção, está causando uma situação se ansiedade crônica na maior parte da população. E, enquanto mais expostas as pessoas estão a tudo isso, mais os sintomas dessa ansiedade aparece e mais isso impacta na vida das pessoas. Principalmente nos grupos de riscos: jovens, idosos, pessoas que já apresentam outras comorbidades (como depressão). A exposição ao conhecimento (ou informação) raso, sensacionalista, histérico e simplista está causando diversos problemas na qualidade da saúde mental das pessoas.

E isso é sério: algumas pessoas do meu círculo social se tornaram reclusas, de difícil convívio, agressivas. Se fecharam em bolhas, sejam ideológicas, sejam mentais, que são extremamente tóxicas e agressivas. Vivem de comentar política, vivem de reclamar, de uma negatividade que contamina todas as suas voltas. O caso mais emblemático foi de um colega, que era servidor público, mas largou tudo para tentar a vida no Canadá. Foi com o discurso de que a vida aqui era ruim, de que ele era infeliz e queria segurança para a família. O problema é que ele levou consigo a depressão, o vício e a ansiedade, que não estavam necessariamente relacionadas com a situação política do país. Falhou miseravelmente, perdeu a família e voltou para o Brasil.

Enfim, já cheguei a comentar aqui que a pessoa que é conhecida por só falar de política (e relacionados) será sempre considerada a chata do rolê, independe dos presentes concordarem ou não com a opinião dela. Nos últimos meses, me afastei bastante desse assunto na minha vida pessoal e tudo só melhorou. Me reservo a comentar algumas coisas aqui ou para amigos mais íntimos que puxam assunto. Mas decidi me focar em coisas realmente importantes, como relacionamentos e carreira. E, para mim, nenhum deles comporta política e ideologia.

Não que eu pense que as pessoas devem evitar falar e entender sobre política. Principalmente em um momento de efervescência como esse. Apenas acho que a superexposição é danosa para qualquer indivíduo, principalmente para aqueles que já tem certa sensibilidade ou pré-disposição à doenças da mente. Acho que sempre vale a pena uma autocrítica e/ou chegar para um amigo de confiança ou um familiar e perguntar se está demais.

Algum de vocês já se encontra infectado com essa bad vibe? Tem casos ou desabafos a fazer sobre o tema?

Resumo pra quem não quer ler: quem só fala sobre política vira um chato que ninguém quer ver por perto.
    Algum de vocês já se encontra infectado com essa bad vibe? Tem casos ou desabafos a fazer sobre o tema?

Para contraria a onda badvibe apocalíptica do brasileiro, vai um artigo interessante para aqueles que conseguem ler inglês ou usar o google tradutor de forma eficiente: Why the World Is Better Than You Think in 10 Powerful Charts

Publicidade:
    Última edição por Bob Joe; 06-09-2017 às 13:09.
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Basterds Boss (Y) Avatar de Don Maximus Meridius
    Registro
    06-12-2009
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas ColunistaOffistaEscritorCrítico
    Prêmios Medalha de Ouro
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Isso aí me parece uma reação natural das pessoas a essa avalanche de informações e conhecimentos novos, e novos tipos de discussão também. É tipo quando chega um cara aqui no off e não aceita as opiniões opostas a dele, aí com o tempo ou ele vai embora ou aprende a discutir respeitando o outro.

É muito recente tudo isso aí, até 10 anos atrás ninguém falava de política, acho que mais alguns anos e a turma vai dar aquela amadurecida. Fora que o fato de praticamente o país todo ta fudido e sem dinheiro deixa todos mais sensíveis ao desespero e raiva.

Quer ver os meus desenho clica na imagem aí então zé

Registro
    25-05-2007
    Conquistas Nobre
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Don Maximus Meridius Ver Post
    Isso aí me parece uma reação natural das pessoas a essa avalanche de informações e conhecimentos novos, e novos tipos de discussão também. É tipo quando chega um cara aqui no off e não aceita as opiniões opostas a dele, aí com o tempo ou ele vai embora ou aprende a discutir respeitando o outro.

É muito recente tudo isso aí, até 10 anos atrás ninguém falava de política, acho que mais alguns anos e a turma vai dar aquela amadurecida. Fora que o fato de praticamente o país todo ta fudido e sem dinheiro deixa todos mais sensíveis ao desespero e raiva.
    Sim, eu percebo que, socialmente, é um movimento de reação à essa perspectiva nova de comunicação que a internet trouxe. Provavelmente as coisas irão se acomodar e amadurecer no futuro.

Mas a questão aqui é a nível pessoal e individual, afinal de contas acho que ninguém quer acompanhar o fluxo e virar estatística dos que se fuderam por demorar a amadurecer. Nem todo mundo percebeu a real dimensão dessa superexposição. Nesse momento, no Facebook de cada um de nós provavelmente tem um enxurrada de posts raivosos, indignados e tóxicos sobre política.
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    27-12-2008
    Conquistas OffistaCríticoEscritorDebatedor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

É uma conversa complicada, principalmente pautada nas nossas experiencias. Acredito que pouquíssimos aqui tinham um circulo social com consciência politica nas crises de décadas passadas. Parece que chegamos a uma situação critica, com o ápice se aproximando em 2018. Passamos por períodos mt pior, só não o vivenciamos.

Claro que tem o fator rede social que nos expõem a mais situações esdrúxulas e fornece um ambiente mais polarizado. Mas sinceramente sou meio otimista quanto a sociedade. Acredito que no geral, com linhas bem tortas e vários altos e baixos caminhamos a melhor época para se viver.

É uma das habilidades sociais mais importantes e difíceis de dominar. Achar um meio termo em que nem omitimos completamente nossa personalidade e opinião a ponto de ser uma pessoa pouco interessante; nem as exteriorizamos constantemente por questão de conveniência e apreço por um convívio melhor. Tomemos o facebook ou nosso amado forum. Odin sabe o quanto é dificil ver um um post que temos todos argumentos contrários e não comentar, mesmo quando sabemos que isso não vai trazer nenhum beneficio a ninguém. Mas aqui é um ambiente criado para esse fim. Escrever e sai correndo pau no cu do mestre yellow. Ja o dia a dia existem diversos outros fatores.

A melhor coisa que fiz na internet foi reduzir a quase 0 posts e comentários opinativos no facebook.

Enfim, isso vale para tudo. Não queira ser o chato da hinode, do futebol, da religião, da moral, da malandragem E MUITO MENOS DA POLITICA.

Edited:

Por sinal, lembrei que esses dias na casa da minha namorada me perguntaram oq eu achava das cotas.. Eu já escrevi diversos textos opinativos sobre isso. é um dos assuntos sociais que mais li sobre. Mas me resumi a "é complicado..."
    Última edição por Sadeckss; 06-09-2017 às 13:55.
    Vamos conversar? Meu blog!

Navegar é Preciso
    Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
    "Navegar é preciso; viver não é preciso".

Basterds Boss (Y) Avatar de Don Maximus Meridius
    Registro
    06-12-2009
    Conquistas ColunistaOffistaEscritorCrítico
    Prêmios Medalha de Ouro
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Bob Joe Ver Post
    Sim, eu percebo que, socialmente, é um movimento de reação à essa perspectiva nova de comunicação que a internet trouxe. Provavelmente as coisas irão se acomodar e amadurecer no futuro.

Mas a questão aqui é a nível pessoal e individual, afinal de contas acho que ninguém quer acompanhar o fluxo e virar estatística dos que se fuderam por demorar a amadurecer. Nem todo mundo percebeu a real dimensão dessa superexposição. Nesse momento, no Facebook de cada um de nós provavelmente tem um enxurrada de posts raivosos, indignados e tóxicos sobre política.
    Foda é mudar isso aí, acho que só influenciando as pessoas próximas a você, e aos poucos. O problema é que o mau exemplo contamina muito mais e mais rápido.

Quer ver os meus desenho clica na imagem aí então zé

Registro
    10-02-2006
    Conquistas Repórter
    OffistaColunistaEscritorCrítico
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Uma coisa que tenho observado é que discussões políticas separam as pessoas, uma amizade nunca mais será a mesma, isso é, se ela se manter. Uma das únicas vezes que eu discuti com minha namorada foi por causa de política.

Quer falar de política? esteja preparado para as consequências. Ela vira uma bola de neve e o cidadão parece que perde o lado racional e começa a pensar apenas através daquilo que ele acredita. E como é algo que está relacionado a muitas coisas do dia-a-dia, o cara começa a ver política em tudo, se você for no G1 e ler uma notícia do Boi que ficou preso no arame da cerca, vai ter gente comentando "tá vendo, tira a Dilma, coloca o Temer, é isso que acontece".

Parece que é mais fácil as pessoas viverem dentro das suas bolhas de conhecimento próprio.

Mas com certeza a internet (na verdade, mais as redes sociais) contribuiriam para amplificar isso, eu leio cada besteira nos grupos de WhatsApp, no grupo da família então, é cada compartilhada que dá vergonha de ler (principalmente sobre política). Ninguém mais busca pela informação e se você falar algo, vai levar um tiro agressivo de volta. Eu nem coloco o pé porque como eu disse, só vai distanciar as pessoas.

Spoiler: Videosinho
    Última edição por Danger_Crazy; 06-09-2017 às 13:48.

Registro
    14-12-2009
    Conquistas Repórter
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Quer ver quando começam a puxar assunto de política num churrasco. Tem colega meu que chega a virar a madrugada falando sobre o assunto.

Na porrada eu não tenho limites Avatar de Kamahl doido
    Registro
    25-03-2006
    Conquistas ColunistaCríticoEscritorOffista
    Prêmios Guardião do GF - pelos serviços prestados à comunidade
    Medalha de BronzeMestre da Narrativa - Indicação de prêmio por Iridium aceita.
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

vc citou o lance da 'bolha', cmg tá tipo isso, mas a bolha no meu caso, é me afastar o máximo possível dessas merdas todas

qdo tá rolando algum assunto assim, me limito a apenas ouvir, ou responder um 'ah tá' de vez em quando

they see me rollin
    they hatin
    patrolling they tryin to catch me ridin dirty
    tryin to catch me ridin dirty

Registro
    04-03-2006
    Conquistas Sagaz CitizenEscritorAdepto do OffCrítico
    Prêmios Medalha de Prata
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Política is the new religion

Basicamente as pessoas estão se apegando mais ao lado "religioso" da política. O que eu quero dizer é que, se você é um cara "de esquerda", você vai abraçar um pacote de ideias (que nem todas você concorda) e defendê-las como corretas, tal como uma pessoa defende seu credo em uma religião. Claro que o mesmo se aplica ao pessoa "de direita", apesar de que vejo isso mais constantemente com o pessoal da esquerda (pelo menos na minha timeline).

Daí em diante não importa mais a racionalidade, mas sim a sua passionalidade sobre a sua ideologia. Quer ver um exemplo clássico? É a feminista que critica todo o machismo e etc, e quando Lula fala sobre "aquelas mulher do grelo duro", ela tem que se rebolar para justificar a fala simplesmente porque "Lula é de esquerda", ou então, "Lula é nosso amigo".

Ao se tornar algo religioso (e olha que eu sou uma pessoa religiosa), a discussão passa a ser algo maçante e eu diria até mesmo desnecessária. Acredito que é esse o movimento que tem tomado conta do Brasil e outros países (Brexit, Trump, Macron, etc).

Mas, como algumas pessoas falaram acima, faz parte do nosso amadurecimento. A internet é nova e essas discussões tomaram proporções maiores por conta das redes sociais que são "invenções recentes". Acredito que logo logo a galera vai começar a se acostumar com isso e ser mais ponderada quanto ao assunto.

Eu já argumentei muita coisa no Facebook durante as eleições presidenciais de 2014. Hoje em dia, já vi que isso dificilmente muda a opinião de alguém, então só fico de boa...

Assista-me em http://www.twitch.tv/jorgeirado

Tutorial Demons no TibiaBR: Demon Hunt Yalahar

Meus vídeos:
    Spoiler: Hunt Prison Roshamuul -3

Spoiler: Minha Demon Oak Quest

Spoiler: Tutorial: Demon Hunt Yalahar East

Registro
    07-09-2006
    Conquistas OffistaEscritorCríticoDebatedor
    Prêmios MVP Werewolf TBR - Se destacou nas edições III e IV do Werewolf TibiaBR
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Esse tipo de discussão política me afeta muito pouco no dia-a-dia.

Não sei se esse é o benefício de trabalhar na área de TI, ou de trabalhar num trabalho puxado de fato, que não se relacione muito com o setor público ou pessoas e feelings em geral.
    Meu círculo social basicamente não fala de política. Tá todo mundo ou focado no trabalho, ou quando chega em casa quer gastar o tempo aprendendo algo novo,
    estudando seja lá o que for, tanto pra crescimento pessoal ou pra aumentar o desempenho no trabalho.

Fica difícil falar de política nesse ambiente, política é meio que uma "perda de tempo" no nosso senso geral, naturalmente quando tu perde tempo discutindo política (ou qualquer coisa sobre o estado), tu abre mão ou de um tempo de descanso, ou de um tempo que tu poderias estar exercitando alguma outra habilidade muito mais importante. E eu advogo aqui, esse é um dos PIORES malefícios do estado, fora te roubar, te massacrar e te dar lixo pra comer, ele faz tu perder teu tempo, em que tu poderia estar evoluindo mentalmente ou espiritualmente, para se estressar com questões supérfluas e já resolvidas.

Eu, particularmente, nos últimos tempos tenho tido um tédio pra discutir sobre política e economia.
    Eu simplesmente acho chato debater um assunto que já tem solucão, seja em qualquer área. É foda entrar numa discussão em que pessoas estão debatendo sobre a melhor forma de reiventar uma roda. Ela já existe!!! -.- E essas discussões são as piores, já que quando pessoas tentam reiventar a roda, elas simplesmente não entendem nada do que elas estão fazendo (por uma questão óbvia).

Publicidade:
    Última edição por My on easy; 06-09-2017 às 20:49.

Gosta de Poker? Quer aprender mais ou jogar com auxilio de um software on-line que conta com ferramentas incríveis de análise estatística e inteligência artificial?

Conheça minha iniciativa blurrymind.com

Tópicos Similares

1. O que é qualidade de vida pra você?
    Por Showman no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 13
    Último Post: 19-04-2015, 13:37
  2. Salário e qualidade de vida.
    Por Feliipee no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 16
    Último Post: 02-04-2012, 20:08
  3. Qualidade de vida - Você tem?
    Por Zé Pelintra no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 19
    Último Post: 18-06-2009, 07:45
  4. Se hoje fosse seu ultimo dia de vida....
    Por Zero no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 68
    Último Post: 06-12-2005, 12:59
  5. Nova política sobre vídeos de quests
    Por Anderslash no fórum Tibia Videos
    Respostas: 56
    Último Post: 30-11-2004, 14:32

Permissões de Postagem