Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 21 a 27 de 27

Tópico: Posso ser processado por mostrar a verdade?

Registro
    10-09-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas Sagaz CitizenOffistaEscritorCrítico
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

um homem 2000 anos atras morreu na cruz por mostrar a verdade

vc qr mesmo arriscar meu caro?

vc pode acabar sendo espetado tbm de uma forma bem diferente

Publicidade:
    Última edição por Sete; 05-08-2017 às 17:26.

Registro
    03-07-2016
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas DebatedorCitizenEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Você respondeu a pergunta em partes. A exceção da verdade é oponível, conforme preceitua o Código Penal, apenas para o crime de calúnia, qual seja, o de atribuir falsamente a alguém fato que seja definido como crime, nos termos constantes do §3º do art. 138. O crime de difamação não admite exceção da verdade, exceto caso sejam dirigidos a funcionário público, no exercício de suas funções (art. 139, parágrafo único). Quanto ao crime de injúria, é facultado ao juiz a não aplicação de pena se (i) o injuriado provocou a injúria; ou (ii) se imediatamente a injúria for refutada, originando outro crime de injúria.

No mercado de consumo, o fornecimento de opiniões negativas a respeito dos serviços de determinada empresa não constitui crime, porquanto o bem jurídico tutelado neste caso (a sociedade) tenha um padrão de exercício mais relevante do que a honra objetiva da empresa. Inobstante, o esquema de pirâmide é expressamente vedado no ordenamento jurídico brasileiro e, salvo ledo engano, a pessoa jurídica também pode ser alvo do crime de calúnia. Contudo, aqui reside o "pulo do gato": o esquema de pirâmide ou especulação financeira infundada é fato criminoso, assim definido pelo art. 2º, IX, da Lei n. 1.521/1951. Se o consumidor expressamente atribuir a uma dada pessoa jurídica um fato definido como crime (neste caso, o esquema de pirâmide ou especulação infundada), incidirá em seu favor a possibilidade de opor a exceção da verdade.

No meu ponto de vista humilde, temos, portanto, três conclusões a serem abordadas, sendo (i) a pessoa jurídica pode ser ofendida em sua honra objetiva, podendo, portanto, ser vítima do crime de calúnia; (ii) o esquema de pirâmide financeira é crime; e (iii) em sendo a pessoa jurídica acusada de praticar o esquema de pirâmide financeira, é cabível a representação, por ação penal privada, pelo crime de calúnia, sendo oponível contra ela a exceção da verdade.

Lembrando que "ser processado", qualquer um pode. O aspecto mais importante que versa sobre o tema é referente ao procedimento adotado dentro do processo. Havendo provas irrefutáveis do cometimento do crime de esquematização de pirâmide financeira, é improvável que sobrevenha condenação contra o "caluniador", por assim dizer, sendo que haverá a possibilidade, dentro do processo, de se opor a exceção da verdade.

Em síntese apertada, portanto, sim, você pode ser demandado em uma ação de natureza criminal. Contudo, sua tese de defesa pode já estar delineada. O que é interessante, antes de tomar qualquer decisão nesse sentido, é reunir suficientes provas que consubstanciem, além da exposição pública da pessoa jurídica, a possibilidade também de que você litigue nessa ação com certa força processual (através da exceção da verdade).

Abraços!
    Kniss & Lorenski - Sociedade de Advogados em Curitiba/PR

Jason Walker e a Relíquia do Tempo
    Acompanhe a terceira história de Jason Walker na seção Roleplay!

Registro
    25-09-2006
    ____Glitch City____ Avatar: Pokémon glitch dos jogos Red/Blue, Missingno.
    Conquistas Nobre
    ColunistaCríticoEscritorOffista
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Tem a Jeunesse que é outra picareta do tipo

Registro
    25-05-2007
    Conquistas Nobre
    Kevin PostnerOffistaColunistaEscritor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Esse semana duas pirâmides começaram a cair, pelo menos na mídia: a Tips e a D9. Essas utilizavam supostas apostas em loteria esportiva como "produto".

Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

grilo minda premio Avatar de Rocko
    Registro
    24-06-2008
    Conquistas Adepto do OffEscritorCríticoDebatedor
    Prêmios Abóbora Framboesa - Participante no concurso Divinos Doces e Terríveis Horrores I
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Um colega meu de infância excluiu o perfil dele no Facebook e recriou com sobrenome de uma dessas empresas aí, lamentável o nível que o cara chega de tanta lavagem cerebral, poxa vida, dá pra sacar de longe a picaretagem dessa galera só pelo estilo.

@Sadeckss
    Mano, se eu fosse você nem esquentava a jaca tentando compra treta, a ganância e a lábia uma hora ou outra vão pegar alguém ganancioso e/ou ingênuo do teu círculo.

Registro
    10-12-2011
    Conquistas Adepto do OffDebatedorEstagiárioMain Citizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por mestre do yellow Ver Post
    Tem a Jeunesse que é outra picareta do tipo
    Jeunesse na realidade e a empresa que comprou a Monavie não e nova

Registro
    27-12-2008
    Conquistas OffistaCríticoEscritorDebatedor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Fiquei na duvida quanto a uma coisa. Como funciona a venda em relação a nota fiscal? Acredito que o cliente final não receba, mas o cara que "compra" o produto da hinode para revender recebe?

Do ponto de vista legal como que fica tudo isso?

Ta foda, praticamente uma família toda de alguém MUITO PERTO entrou nessa. Eh foda...
    Última edição por Sadeckss; 23-08-2017 às 23:21.
    Vamos conversar? Meu blog!

Navegar é Preciso
    Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
    "Navegar é preciso; viver não é preciso".

Tópicos Similares

1. Tenho amigos bots, posso ser banido por estar com eles ?
    Por Sorc Fry 07 no fórum Suporte Geral
    Respostas: 7
    Último Post: 26-03-2011, 17:50
  2. Tenho amigos bots, posso ser banido por estar com eles ?
    Por Sorc Fry 07 no fórum Tibia Geral
    Respostas: 3
    Último Post: 22-03-2011, 20:11
  3. Posso ser banido por isto???
    Por Kurt__ no fórum Suporte Geral
    Respostas: 48
    Último Post: 20-11-2007, 17:39
  4. Eu posso ser banido por esse motivo?
    Por nathanmanero no fórum Suporte Geral
    Respostas: 16
    Último Post: 21-03-2007, 11:49
  5. Posso ser hackead por causa disso?