Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13

Tópico: O Caso Marco Archer

Registro
    19-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas ColunistaCríticoEscritorSagaz Citizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão O Caso Marco Archer

Para quem não sabe, Marco Archer foi o primeiro brasileiro executado por tráfico de drogas na Indonésia. A vida do Curumim, como era mais conhecido pelos seus chegados, foi digna de filme e ao fim acabou virando um. Esse filme, que está mais para documentário, conta com diversas gravações feitas pelo próprio Marco Archer e que só foram a público agora, mais de dois anos após sua execução.

Vou dar minhas impressões a respeito de tudo que li e escutei sobre esse caso. O Archer era um cara rico e não precisava, em hipótese alguma, se valer do tráfico internacional para seu próprio sustento. Talvez para bancar os luxos que tinha (morava na Holanda, passava as férias em Bali e ainda fez um curso de chef na Suíça) e para levar a vida regada a festas, bebidas, drogas e mulheres, mas o cara podia ter uma vida mais que confortável só com o dinheiro da família. Não que isso seja exemplo de vida, mas o fato é que a opção pelo tráfico não foi por necessidade mas na minha opinião pela adrenalina de transgredir regras (brincadeira que acabou, no final das contas, muito mal).

Ele é traficante das antigas, começando sua carreira junto a um traficante colombiano que tinha ligações com Pablo Escobar. E tráfico naquela época rendia muito dinheiro porque era novidade; a velha lei da oferta e procura. Ele podia ser mais cauteloso, mas abusou da sorte. Muita gente acha que ele se arriscou ao traficar na Indonésia sabendo que se paga com a vida esse tipo de transgressão, mas apesar da Indonésia prever a pena capital, até o momento só um pobre indiano tinha sido executado. Esse quadro aparentemente só foi revertido com a entrada de Widodo no poder, que considera o tráfico de drogas um crime grave e que as execuções são positivas para o país: a maioria da população da indonésia compartilha do mesmo pensamento.

Muitos traficantes fizeram fortuna e se aposentaram, e quando a situação ficava preta, faziam uso do suborno para se livrar da prisão. No caso Archer, acredito que ele deu um azar muito grande, porque somente ele e o Rodrigo Gularte foram pegos pela polícia. Parece que o aeroporto modernizou o Raio X e acabou descobrindo que os tubos da asa delta estavam preenchidos de cocaína. Ele até tentou fugir para o Timor Leste, mas não deu certo.

Após mais de uma década no corredor da morte, ele acabou sendo executado por um pelotão de fuzilamento. O que eu acho disso?

Por um lado penso na tortura de passar dia após dia na prisão sem saber quando você vai morrer e se você vai morrer, sem apoio de amigos e familiares, não por uma questão de abandono, mas porque não é todo mundo que pode bancar uma viagem para o exterior e o medo de se envolver, afinal de contas, a Indonésia não é exemplo nenhum de justiça já que ao que parece é um país bem mais corrupto que o Brasil. Guardas e policiais, dizem, traficam livremente a droga sem qualquer repreensão das autoridades.

Por outro lado penso em todas as pessoas que podem ter morrido pela droga que ele disponibilizou ao longo de mais de 20 anos de vida. O próprio irmão do Archer, morreu de overdose. Então sim, droga mata, direta ou indiretamente. Tudo bem que ninguém foi obrigado a comprar a droga do sujeito, mas se não fossem os traficantes, não haveriam caso de pessoas mortas por tráfico de drogas. E na Indonésia, o vício em drogas é um problema de imensas proporções.

Sei que é terrível colocar uma pessoa numa situação dessas, acho que se fosse eu, teria surtado fácil. Mas pense em todo mal que esse sujeito fez e no impacto devastador que as drogas tem na Indonésia, e a execução, por mais cruel que possa parecer, faz um pouco mais de sentido. Acredito que seja um mal necessário que não possui alternativa senão essa.

E vocês? Apoiam a pena de morte nesses casos?

Publicidade:

"Ou quem sabe a Sonserina será a sua casa
    E ali fará seus verdadeiros amigos,
    Homens de astúcia que usam quaisquer meios
    Para atingir os fins que antes colimaram."

O Chapéu Seletor

Clique na imagem para entrar no Salão Comunal da Sonserina

Basterds Boss (Y) Avatar de Don Maximus Meridius
    Registro
    06-12-2009
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas ColunistaOffistaEscritorCrítico
    Prêmios Medalha de Ouro
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Acho que a resposta pra um crime nunca é a morte, trabalho escravo é muito mais útil.

Quer ver os meus desenho clica na imagem aí então zé

Registro
    27-12-2008
    Conquistas OffistaCríticoEscritorDebatedor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Fico triste com isso e não concordo com tal pena. A ganancia ou sei la o que do rapaz falou mais alto, foi vitima de seus desejos, sabia plenamente o que estava fazendo.

Nunca entendi o tamanho da repercussão desse caso.

Pretendo ver o vídeo mais tarde.
    Vamos conversar? Meu blog!

Navegar é Preciso
    Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
    "Navegar é preciso; viver não é preciso".

Registro
    08-03-2010
    Conquistas DebatedorAdepto do OffEstagiárioCitizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Pena de morte é errada em qualquer caso, se é pra punir, coloca na prisão e faz a pessoa trabalhar pra gerar algo de bom pro estado, manda trabalhar numa bicicleta que gera energial manual pras casas, vai pintar cercas, qualquer coisa praticamente já seria melhor. Não só pelo argumento moral, mas também por questão de útilidade pública. Primeiro que a gente só condena (ao menos em teoria) quando há certeza que um crime foi cometido. Mas mesmo depois disso, ainda há os custos pra julgar o caso (e não só pra definir se ele é culpado ou não, mas pra decidir uma pena justa, custo de advogados, juízes e etc), depois disso tudo, simplesmente matar o cara é um desperdício enorme de dinheiro e tempo (além de eu discordar pessoalmente de pena de morte)que poderiam ter sido utilizados de maneira mais produtiva pro resto da sociedade.

Registro
    25-05-2007
    Conquistas Nobre
    Kevin PostnerOffistaColunistaEscritor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Sadeckss Ver Post
    Fico triste com isso e não concordo com tal pena. A ganancia ou sei la o que do rapaz falou mais alto, foi vitima de seus desejos, sabia plenamente o que estava fazendo.

Nunca entendi o tamanho da repercussão desse caso.

Pretendo ver o vídeo mais tarde.
    A repercussão foi devido a vivermos um momento de extrema insegurança, onde a população já está cansada de ser refém da bandidagem e muitos passaram a acreditar que a pena capital seria uma forma de solução para isso. Muitos chegam a acreditar até que a Indonésia seria um modelo a ser seguido de combate ao crime e ao tráfico de drogas, ignorando o fato colocado no post principal, de que se trata de um país extremamente corrupto, onde a bandidagem ainda existe e é protegida por agentes do Estado. Em resumo, justamente o que somos, só que mais autoritário. Algo que dá até pra vislumbrar como possibilidade de futuro de Brasil após 2018 (dentre as várias outras igualmente ruins).

Pessoalmente, eu acho que o cara foi um animal, bem como algum maluco que escala sem equipamento de segurança ou que faz desafios de Youtube que envolvem colocar a própria vida em risco. Pagou por isso, toda ação tem uma consequência nessa vida. Mas acho que esse caso está longe de ser gatilho para uma extensa discussão sobre eficácia ou justiça da pena de morte. Até mesmo porque, no meu entendimento, o crime cometido por ele (tráfico e comércio de entorpecentes) se cometido em uma sociedade verdadeiramente livre, não deveria sequer ser considerado de grave ofensa.

Última edição por Bob Joe; 26-07-2017 às 14:52.
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    20-12-2009
    Conquistas Adepto do OffEscritorCríticoDebatedor
    Prêmios Guardião do GF - Award Request Accepted
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Antigamente eu acreditava que a pena de morte era a solução para muitos desses caras, mas ultimamente vejo que a pessoa seria mais útil trabalhando e fazendo algo em prol da sociedade (não como e de que jeito) até o fim dos dias, impondo algo para a vida desse a partir de então.
    (OuO)

Registro
    10-09-2005
    Conquistas Sagaz CitizenOffistaEscritorCrítico
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

bandido bom é bandido morto

tem mais que matar mesmo

por mim matava e mandava a conta pra familia

pfvr alguma coisa nunk de pedi nada Avatar de Nikolai Bazarov
    Registro
    02-11-2008
    Conquistas Adepto do OffEscritorCríticoDebatedor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

marcos archer é um mártir da luta pela liberdade
    somos todos marcos arqueiro
    Curta minha página de artes e fotos de viagens (uma foto de um país da Europa diferente por dia): https://www.facebook.com/sergio.schargel/

RIP Gowasu, que seu chá descanse em paz.

"Treta has been planted" Avatar de Skiann Torphyx
    Registro
    23-09-2009
    Conquistas Repórter
    Adepto do OffKevin PostnerColunistaEscritor
    Prêmios Medalha de OuroMãe Dináh - Acertou alguma previsão para o Summer Update 2015
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Nikolai Bazarov Ver Post
    marcos archer é um mártir da luta pela liberdade
    somos todos marcos arqueiro
    Se fosse marcos elite knight ele estaria vivo até agora

"ban gattz" Avatar de Gattz
    Registro
    26-12-2009
    Conquistas Main CitizenAdepto do OffCríticoDebatedor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

O que eu acho?

Que um governo não deve executar uma pessoa, como já foi dito que existem outras penas. Porém quando uma pessoa se envolve em algo desse tipo, o tráfico, ela não pode esperar ter outro fim. A diferença é que o governo que executou.

Então né.. de certa forma o fim de todo traficante é morrer dessa forma ai.

Algumas pessoas desse fórum são tão liberais e pedem tanto a não-intervenção do governo, mas apoiam pena de morte, bem engraçado e contraditório. Mas segue o jogo né, e porque ninguém pede pena de morte para o dono de cervejaria, e das fábricas de cigarro?

Publicidade:

Tópicos Similares

1. procuro Mage caçano necro com fd ow archer
    Por Soccer Misterioso no fórum Tibia Videos
    Respostas: 7
    Último Post: 30-10-2004, 23:23
  2. MAGIC ARCHER
    Por Master Creator no fórum Tibia Geral
    Respostas: 14
    Último Post: 22-10-2004, 09:40
  3. Mino Archer Solo
    Por Pijamex no fórum Tibia Videos