Tibia para ser o MMO com o maior número de quests não resolvidas por número de jogadores, você concorda?
Ainda, você acha que isso é algo bom ou você acredita que o conteúdo é desnecessariamente difícil de ser desvendado para que os jogadores possam aproveitar. Quero dizer, se todas as quests fossem resolvidas, eu imagino que as pessoas simplesmente usariam a wiki para pegar as recompensas facilmente, já que uma vez resolvidas, o mistério desapareceria para sempre.
Isso é se alguma dessas quests são remotamente solucionáveis, como a Opticordicon Sphere, 8ª tumba de Ankrahmun e a Serpentine tower. (
Pergunta feita por
Lontarus)
Estou convencido de que os mistérios sobre as quests e afins é uma das melhores coisas no Tibia. Se eu pudesse decidir, contrataria o dobro de desenvolvedores de conteúdo.
Qual foi o seu update favorito no Tibia e por que? (A introdução de Yalahar, Krailos, etc.) (
Pergunta feita por
joshwa534)
Ah. Eu não tenho nem ideia do que essas coisas novas querem dizer.

Eu não acompanhei os updates de conteúdo de perto depois que parei de jogar. Então para responder honestamente: provavelmente os updates mais antigos que tornaram realmente possível lutar com magias.
Há alguém na Cipsoft que acredita que os consumidores tem alguma ideia do que é bom para jogo e o que não é?
Algum dos diretores ainda joga ativamente?
Por que há próximo de 0 propagandas circulando sobre o jogo? (
Pergunta feita por
Negativproton)
1. O feedback de jogadores é valioso. Mas seria besteira fazer exatamente o que alguns jogadores dizem.
2. Eu acredito que não.
3. Porque a administração não quer.
Por que leva tanto tempo da equipe para corrigir o conteúdo passível de abuso, por exemplo: as missões do Hellgate ocorreram por meses e meses sendo abusadas no mais alto nível em que poderiam ser abusadas antes de terem sido alteradas (de uma maneira estranha, depois de tanto tempo para descobrir algo na minha opinião).
Do ponto de vista de codificação, corrigir algo assim não demora mais do que alguns minutos na maioria dos casos. Esses casos não são atendidos adequadamente ou entregá-los à parte responsável da equipe simplesmente demora muito? Ou, como você afirmou acima em relação à situação dos bots, a administração não considera o conteúdo abusível como algo importante a ser resolvido?
Eu mesmo relatei muito conteúdo abusivo no passado via e-mail e fóruns, alguns dos quais ainda estão no jogo hoje e tornariam fácil para os botters ganharem milhões de gold em pouco tempo com quase nenhum esforço.
O que, no final, me faz nem perder mais tempo reportando essas coisas. (
Pergunta feita por
RydanTV)
Consertar conteúdo não é tão fácil quanto parece. É na verdade muito complexo se você quer fazer do jeito certo porque cada ajuste coloca um risco de criar novas possibilidades de abuso ou até matar todo o conteúdo de uma vez.
Além disso, também é uma questão de recursos. O Summer update é mais relevante que corrigir um bug?
Considerando os anos que você trabalho para a Cipsoft. Onde você vê o Tibia em 5 anos? 10 anos? (
Pergunta feita por
dolerabeast)
Pergunta difícil. 5 anos: muito provável! 10 anos? Não tenho certeza.
Se você diz que em 10 anos o Tibia pode não estar mais entre nós, o que exatamente vai acontecer? Eles vão desligar o jogo? Vendê-lo? Deixá-lo como está, mas sem atualizações? (
Pergunta feita por
Clixe)
Eu não tenho ideia do que a administração decidirá e quais opções eles terão disponíveis. Eu duvido que venderão o Tibia.
A Cipsoft realmente se importa com os seus Fansites ou eles não são nada demais para a empresa? Eles sabem do abuso que a maioria dos fansites fazem? Por exemplo: trapaças em concursos para itens de fansite.
Eu realmente admiro o seu trabalho para a Cipsoft baseado no seu post acima. Parece que a Cipsoft tem bastante dificuldade em se prender a um projeto. (
Pergunta feita por
Life-on-Tibia)
Sim, eles se importam. Se eles sabem de um abuso, então eles reagem. Até onde sei fansites foram punidos por trapacearem. Obrigado!

Na verdade: acontece o oposto. A administração da Cipsoft é bem conservadora.
O que você acha que a Cipsoft pode fazer para realmente combater o power abuse? Dando nome aos bois, guilds "dominando", que acham que são donas de um servidor, atrapalhando, abusando e extorquindo qualquer um que não faça parte da guild. Eu conheço diversas pessoas que largaram o jogo por conta disso, o que provavelmente atinge o faturamento da Cipsoft. (
Pergunta feita por
303707808909)
Não tenho certeza se realmente atinge o faturamento. E novamente, posso falar apenas no meu ponto de vista, não pela Cipsoft: se eu estivesse no comando, eu não iria interferir nisso, a menos que a coisa ficasse realmente destrutiva. Lutas pelo poder são uma parte essencial do Tibia.
Você chegou a aprender algum segredo de quests que ainda não foram resolvidas observando por trás do ombro do Knightmare? Você poderia dividir algumas dicas? (
Pergunta feita por
Warlockx)
Eu não olhei.
Por que o balanceamento de vocações não é tocado com mais frequência? O balanço para a maioria dos jogos é visto entre duas semanas até três meses. No Tibia nós passamos anos até ver alguma coisa, e o Tibia ser tão orgânico com um ilimitado potencial de personagens precisa disso mais do que a maioria dos jogos. O que fez a Cipsoft focar quase inteiramente em conteúdo e nada em balanceamento de vocações? (
Pergunta feita por
imaninfraction)
Eu acredito que os tomadores de decisão tem medo de quebrar o jogo rebalanceando as vocações.
1. Quais foram as principais mudanças na equipe/organização que levaram a situação atual da Cipsoft? Quero dizer, eles parecem estar nos ouvindo, além de darem a impressão de que realmente se importam.
2. Você é o único que usa o Reddit ou eles têm dedicado um tempo para olhá-lo também?
3. Conte-nos sobre esse jogo Fiction Fighters e por que eles desistiram. (
Pergunta feita por
Sossoh555)
1. O líder da gerencia de produto do Tibia mudou.
2. A administração de comunidade (community management) me perguntou se eu realmente queria fazer esse AMA um dia depois de surgir aqui pela primeira vez. Vai saber!

3. Ah, isso é uma longa história! Deixe-me começar pelo fim: os jogadores simplesmente não gostaram do jogo, então foi arquivado. Fiction Fighters foi o primeiro novo jogo verdadeiro desenvolvido depois de Tibia. (Eu não conto o TibiaME como um jogo por si só, apenas como um spinoff de Tibia). Então a Cipsoft teve que aprender como fazer isso e cometeu muitos erros (naturalmente) enquanto desenvolvia o FF. O maior erro: falar "Pare!" tarde demais.
Qual a sua opinião pessoal sobre o Medivia? Ele deve ser permitido ou derrubado? (
Pergunta feita por
Lontarus)
Pessoalmente desejo a eles boa sorte.
Os gods ainda jogam? O que fez você parar de jogar o próprio jogo que você ajudou a desenvolver? Eles realmente ainda se importam com propostas? (
Pergunta feita por
Dream Oen)
Não, os gods não jogam mais. Eu parei por conta de uma mudança no jogo.
O que está atrás da porta 999 em banuta? (
Pergunta feita por
Nafoton)
Honestamente: eu não sei.