Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Debates Gerais do Roleplay

Registro
    20-02-2017
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas NewcomerEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Debates Gerais do Roleplay

Olá exploradores e aventureiros!
    Crio este tópico, para debatermos sobre alguns assuntos interessantes (ou não).

Bom, vamos dar início.

Debate Tibiano #1: Em que época o Tibia se passa? Em que tempo os fatos são ocorridos?

Bom, já tem um tempo em que venho me perguntando se há registros (confesso que não li muitos livros Tibianos, portanto posso estar equivocado) de alguma escala de tempo, onde tenha ocorrido algum fato, seja ele importante ou não; como por exemplo, qual o ano em que o Seymour foi levado à Rookgaard? Quando a ilha foi colonizada?
    O que me levou as atuais perguntas, foram o fato de que é possível de se observar algumas evidências de história antiga, fazendo uma analogia à Ankrahmun, onde temos pirâmides, túmulos de faraós etc.
    O Tibia se trata de um jogo MMORPG, onde o ambiente-jogo se passa na Idade Média, e que possui também alguns fatos (se puxarmos para a "RL", vulgo Real Life) que historicamente só vieram a surgir depois.
    Bom, não sei se fui muito claro. Dependendo do feedback eu posso reformular este debate. A questão em si é: Existe uma cronologia, em tempo no Tibia?

Espero que tenham me compreendido.
    Até a próxima!

Publicidade:

desespero full Avatar de Iridium
    Registro
    27-08-2011
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas Sagaz CitizenCríticoDebatedorAdepto do Off
    Prêmios Guardião do GF - pelos serviços prestados à comunidade
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Mathzao Ver Post
    Olá exploradores e aventureiros!
    Crio este tópico, para debatermos sobre alguns assuntos interessantes (ou não).

Bom, vamos dar início.

Debate Tibiano #1: Em que época o Tibia se passa? Em que tempo os fatos são ocorridos?

Bom, já tem um tempo em que venho me perguntando se há registros (confesso que não li muitos livros Tibianos, portanto posso estar equivocado) de alguma escala de tempo, onde tenha ocorrido algum fato, seja ele importante ou não; como por exemplo, qual o ano em que o Seymour foi levado à Rookgaard? Quando a ilha foi colonizada?
    O que me levou as atuais perguntas, foram o fato de que é possível de se observar algumas evidências de história antiga, fazendo uma analogia à Ankrahmun, onde temos pirâmides, túmulos de faraós etc.
    O Tibia se trata de um jogo MMORPG, onde o ambiente-jogo se passa na Idade Média, e que possui também alguns fatos (se puxarmos para a "RL", vulgo Real Life) que historicamente só vieram a surgir depois.
    Bom, não sei se fui muito claro. Dependendo do feedback eu posso reformular este debate. A questão em si é: Existe uma cronologia, em tempo no Tibia?

Espero que tenham me compreendido.
    Até a próxima!
    Então, eu nunca vi nada em termos de datas. Entretanto, acredito que a biblioteca dentro do castelo de Thais possa fornecer algumas respostas para isso, visto que há um bureau real lá com alguns documentos.

Tem um fansite, o GuildStats, se n me falha a memória, que faz conversão de tempo RL em termos de Tibia para criar uma sensação de cronologia: tecnicamente, já estaríamos no ano 500 (Antica) ou 20- (servidores mais novos) de Tibia, dado algum marco inicial (a fundação de Thais?). Acho que vou bater perna com o Ireas ou outro char para descobrir mais sobre o assunto.

Eu nunca testei perguntar sobre "year", "aeon", "decade", "century" ou "time" para ver o que os NPCs dizem a respeito disso; acho que a maioria não reage a essas palavras, mas vale a tentativa xD

Tibia é um jogo de fantasia: a princípio, foi de ambientação medieval, mas, como toda a narrativa pertencente à fantasia, extrapolou as referências estéticas, tecnológicas e histórias da Idade Média e passou a pegar referências de outras épocas (com exceção de cyberpunk, que eu espero não ver no Tibia tão cedo, ainda que Rathleton e o steampunk sejam as coisas que mais se aproximam disso).

Abraço,
    Iridium.
    Última edição por Iridium; 19-05-2017 às 21:15.

Registro
    20-02-2017
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

É legal pensarmos dessa forma, pois é algo, de certa forma, curioso.
    Também farei o mesmo, haha!

Valeu!

Registro
    27-08-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Mathzao Ver Post
    É legal pensarmos dessa forma, pois é algo, de certa forma, curioso.
    Também farei o mesmo, haha!

Valeu!
    Conseguindo algo, eu reporto aqui

Se não, reporto assim mesmo SUAHUASHUASHUAS

Registro
    10-01-2007
    Conquistas Sagaz CitizenCríticoDebatedorEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

o jogo tem seus arquivos e registros temporais como fundação de thais e o nome dos antecessores do tibianus terceiro por exemplo na pagina da cidade no tibiawiki mas aparentemente tudo que ocorreu no jogo em todos esses anos se passa durante o mandato do mesmo rei, logo, por mais que tenha passado dezenas de anos devido o fato de um dia durar 1 hora rl, não temos isso transmitido na evolução do jogo pois os npcs não envelheceram ou morreram.

podemos dizer que a passagem de dia é ignorada ou todos são possuidores de uma extraordinária longevidade.

tem vários arquivos no jogo demonstrando datas ou anos mas não sei se a cip os encaixa de alguma forma.

Registro
    20-02-2017
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

É exatamente aí onde eu queria chegar. Sabemos que há relatos de anos, dias, semanas e décadas. Porém, é como se ou a longevidade dos NPCs seja alta (como você propõe), ou a CipSoft faz implementações, mas como se fosse algo recente. Ou seja, que não tenha se passado anos em si, mas sim, que são coisas a mais, de uma história não contada.
    Complexo.

Cavaleiro do Word Avatar de CarlosLendario
    Registro
    23-03-2012
    Conquistas Sagaz CitizenAdepto do OffCríticoDebatedor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

No quesito época, Tibia é atemporal. Pega coisas da antiguidade, da Idade Média e até mesmo algumas renascentistas (Venore) ou "industriais" (Rathleon). Mas quanto ao ano do Tibia, creio que não existe informação a respeito disso. Tibia não muda, nunca mudou em seu tempo visual. É algo em que a Cip peca em seu roleplay e que precisa urgentemente de tratamento.

◉ ~~ ◉ ~ Extensão ~ ◉ ~ Life Thread ~ ◉ ~ Seção Roleplaying ~ ◉ ~ O Mundo Perdido ~ ◉ ~ Bloodtrip ~ ◉ ~~ ◉

Registro
    16-12-2007
    Conquistas Adepto do OffDebatedorEstagiárioMain Citizen
    Prêmios Lança do Cronista - Indicação de prêmio por Iridium aceita.
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bom tópico.

Como alguns companheiros já disseram, por se tratar de um jogo fantasioso, que se passa em um mundo muito diferente do nosso, não acho que cabe fazer quaisquer comparações com alguma época específica como "Idade Média" ou afins. Esses termos envolvem uma quantidade enorme de questões que vão muito além do mero nível tecnológico de uma civilização, envolvendo questões sociais, econômicas, políticas, culturais, etc que não fazem sentido ao serem aplicados em qualquer outro contexto que não seja o nosso mundo, ao meu ver.

Dito isso, se fosse absolutamente necessário tentar encaixar o Tibia em alguma era "base" do nosso mundo para fins de comparações, tendo como base a maior parte dos elementos presentes no jogo, eu tenderia a colocar o jogo como muito mais próximo de um início de Idade Moderna do que da Idade Média. Os elementos comumente associados à Idade Média presentes no jogo, que dão ensejo ao dito "Tibia é medieval", seriam os castelos, reis, nível tecnológico e alguns outros, sem contar alguns elementos fantasiosos frequentemente associados com a Idade Média, como dragões. Mas todos esses elementos também persistiram na Idade Moderna, e o feudalismo, poder descentralizado e massiva presença da Igreja em todo canto, que são paradigmas definidores da Idade Média, simplesmente não estão presentes no jogo.

Os Estados e os reis do Tibia são fortes e tem o domínio totalitário de seus territórios, características da Idade Moderna. A economia tibiana é difícil de precisar, mas parece que se aproxima muito mais de uma espécie de mercantilismo e imperialismo, vide todas as ilhas do jogo que são colônias dos impérios do continente.

Mas suponho que dizer "Tibia é moderno" não tenha o mesmo romantismo de "Tibia é medieval".

Quanto à época em que se passa o jogo em seu próprio contexto, acho impossível de precisar. Ao meu ver, os NPCs não são dotados de uma extrema longevidade. Acho que o jogo simplesmente manteve-se na mesma época histórica desde o momento em que foi criado, assim como acontece com a maioria dos jogos nesse estilo. Querer fazer um jogo onde efetivamente ocorresse uma progressão histórica ao longo do tempo seria complicadíssimo, caso o developer quisesse manter o realismo.
    Última edição por Gabriellk~; 20-05-2017 às 10:41.
    “The big questions are really the only ones worth considering, and colossal nerve has always been a prerequisite for such consideration”.
    - Alfred W. Crosby

Registro
    27-08-2011
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Gabriellk~ Ver Post
    Quanto à época em que se passa o jogo em seu próprio contexto, acho impossível de precisar. Ao meu ver, os NPCs não são dotados de uma extrema longevidade. Acho que o jogo simplesmente manteve-se na mesma época histórica desde o momento em que foi criado, assim como acontece com a maioria dos jogos nesse estilo. Querer fazer um jogo onde efetivamente ocorresse uma progressão histórica ao longo do tempo seria complicadíssimo, caso o developer quisesse manter o realismo.
    Pra Cip fazer isso, eles teriam que ter um lore externo de base, tal qual a Blizzard faz com as séries Warcraft e Starcraft (vulgarmente conhecidas como "as maiores fanfics de Warhammer Fantasy e Warhammer 40k, respectivamente, que você mais respeita"). Dessa forma, eles poderiam fazer progressões de tempo sem haver grandes perdas de consistência; entretanto, no advento disso ocorrer, eu gostaria que fossem quests "opcionais" e que, dada uma missão "trigger", que o cenário fosse modificado permanentemente para aquele(s) jogadores em questão, e não para um servidor inteiro (ex.: Portões de Roshamuul).

No mais, é extremamente complicado MESMO: especialmente se o jogo em si é a única base de lore que você possui para tal empreitada xD

Registro
    20-02-2017
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Tou gostando do rumo do debate.

Publicidade:

Tópicos Similares

1. Respostas: 59
    Último Post: 14-05-2006, 21:45
  2. Informações Gerais do 3°Concurso TibiaBR Design!!
    Por Të§Ðë¥ no fórum Design
    Respostas: 15
    Último Post: 01-09-2005, 17:06
  3. Problemas gerais do tibia
    Por Willguevara no fórum Tibia Geral
    Respostas: 17
    Último Post: 04-04-2005, 18:43
  4. Skill Bar = Morte do Roleplaying
    Por David Coopershield no fórum Tibia Geral
    Respostas: 38
    Último Post: 03-11-2004, 08:13

Permissões de Postagem