Agradecer Agradecer:  0
Resultados 1 a 4 de 4

Tópico: O mundo seria mais pacífico sem religião?

Registro
    12-03-2017
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas EstagiárioNewcomer
    Peso da Avaliação
    0

Post O mundo seria mais pacífico sem religião?

Recentemente, li um artigo comentando sobre se o mundo seria mais pacífico sem religião.

http://www.bbc.com/portuguese/internacional-36762686

No texto, são mencionados grandes conflitos que têm relação às religiões, como os do Estado Islâmico e as Cruzadas.
    Eu discordo que haveria mais paz sem crenças. Primeiramente pois o ser humano estaria sempre conseguindo alguma desculpa para seus atos, justificando guerras com outros motivos. Outra coisa é que a religião pode até mesmo evitar alguns problemas (os dez mandamentos e até a confissão são exemplos, visível por até mesmo dizerem ''não matarás'').
    O maior problema é a interpretação, logo que é possível levar ao pé da letra as partes que falam sobre matar e agir violentamente, principalmente quando há controvérsia entre os trechos, assim como é mencionado no artigo
    ''Islã
    Do Corão
    Combata por Alá contra quem combater contra vocês, mas não os exceda. Alá não ama os que se excedem. [Capítulo 2 verso 190]

Continue lutando contra eles até que todo o dano cesse e o caminho prescrito por Alá prevaleça. Mas se eles desistirem saiba que a hostilidade é só contra os malfeitores. [Capítulo 2 verso 193]''

E quais são suas opiniões?
    Acham que o mundo seria mais pacífico sem religião?

Publicidade:

Basterds Boss (Y) Avatar de Don Maximus Meridius
    Registro
    06-12-2009
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas ColunistaOffistaEscritorCrítico
    Prêmios Medalha de Ouro
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu acho que teriam menos guerras, porque as motivadas por motivos religiosos simplesmente não existiriam. Só que aí a galera esquece que a ética do mundo ocidental é quase toda baseada no cristianismo, então nada impediria que fosse normal adulto comendo criança, cortar as mãos de quem rouba galinha e outras coisas.

O cristianismo foi importantíssimo pra sociedade moderna, galera que é ateu de facebook principalmente tem que pensar bem nisso.

Quer ver os meus desenho clica na imagem aí então zé

Registro
    16-12-2007
    Conquistas Adepto do OffDebatedorEstagiárioMain Citizen
    Prêmios Lança do Cronista - Indicação de prêmio por Iridium aceita.
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu acho que o buraco é mais embaixo.

Em geral, o pessoal que é mais crítico das religiões sempre busca exemplos pontuais de violências e guerras motivadas pela crença religiosa, e de fato, não dá pra isentar a religião de muitos dos males que já afligiram a humanidade. Por mais que alguns argumentem que a culpa não é da religião e sim dos religiosos extremistas, um não existiria sem o outro.

Só que, como o Don falou, todo o mundo ocidental tá meio que assentado sobre bases judaico-cristãs. De fato, é possivelmente graças à moral cristã que dominou o ocidente, dentre outros fatores, que você pode ligar o seu pc, vir à Internet e fazer um post criticando a religião sem maiores consequências para a sua pessoa. É simples criticar a religião em um contexto de mundo contemporâneo, quando já vivemos confortavelmente sobre as bases que ela ajudou a criar, num período em que ela já não tem mais o papel central que teve no passado e sobre a qual sabemos notícias em geral num contexto violento (o Islã é o exemplo mais óbvio, mas não o único). Mas olhando a perspectiva histórica, a coisa muda bastante de figura.

Se eu acho que o mundo HOJE estaria melhor se as religiões subitamente acabassem? Não sei, talvez sim. Se eu acho que o mundo seria melhor se a religião nunca tivesse existido? Quase certamente que não.
    “The big questions are really the only ones worth considering, and colossal nerve has always been a prerequisite for such consideration”.
    - Alfred W. Crosby

Registro
    07-09-2006
    Conquistas OffistaEscritorCríticoDebatedor
    Prêmios MVP Werewolf TBR - Se destacou nas edições III e IV do Werewolf TibiaBR
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Essa é uma questão clássica do Homem querendo botar a culpa dos atos humanos na religião ou em Deus.

Existe uma condicional para isso:
    Se o homem não acredita em religião nem em Deus, consequentemente ele deve acreditar que a culpa não é da Religião e sim do homem pois a religião existe por causa do homem dado seu pressuposto a-teísta inicial, e não o contrário. Portanto, se ele negar a afirmação a priori, ele estaria sendo incogruente no seu próprio raciocínio.

Partir do pressuposto de um Mundo Sem Religiões significa negar a natureza do próprio homem de procurar um sentido pra vida através do mundo metafísico, ou seja, já não estamos mais comparando o homem da nossa natureza com o ele mesmo em um cenário hipotético diferente, e sim comparando outro homem criado por pressupostos ilógicos, em um outro cenário diferente. É uma inconcistencia fazer uma comparação nesse sentido.

Gosta de Poker? Quer aprender mais ou jogar com auxilio de um software on-line que conta com ferramentas incríveis de análise estatística e inteligência artificial?

Conheça minha iniciativa blurrymind.com

Tópicos Similares

1. Respostas: 5
    Último Post: 08-04-2014, 14:08
  2. E se criássemos um universo paralelo onde existisse um mundo sem religião?!
    Por My on easy no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 22
    Último Post: 18-08-2012, 23:29
  3. Enquete: Qual o mundo PVP mais pacífico?
    Por Bolacha Enlatada no fórum Open PvP
    Respostas: 11
    Último Post: 29-11-2011, 01:55
  4. Enquete: Qual o mundo PVP mais pacífico?
    Por Bolacha Enlatada no fórum Tibia Screenshots
    Respostas: 1
    Último Post: 24-11-2011, 19:21
  5. Seria um jeito de ter UH's mais rapido sem prejuizo?
    Por Knight das trevas no fórum Tibia Geral
    Respostas: 15
    Último Post: 30-10-2005, 20:35

Permissões de Postagem