Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Limites da liberdade de expressão?

Registro
    16-12-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas Adepto do OffDebatedorEstagiárioMain Citizen
    Prêmios Lança do Cronista - Indicação de prêmio por Iridium aceita.
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Limites da liberdade de expressão?

Tá aí um assunto que anda me incomodando, porque até agora não consegui formar muitas conclusões a respeito.

Meu "wet dream" seria viver em uma sociedade onde todas as pessoas aceitassem esse princípio em sua totalidade, entendendo que a liberdade de expressão é um direito inerente a todo indivíduo e que ela implica por vezes em conviver com discursos e opiniões esdrúxulas e revoltantes, mas sem ter o desejo de censurar os que as expressam. Mas uma sociedade que também entendesse que essa liberdade não vem sem suas consequências (consequências essas impostas pela própria sociedade, não pelo Estado), e que do mesmo jeito que você tem o direito de expressar uma opinião de merda sobre alguém ou algum assunto, outros tem o direito de te esculachar por isso, e não mais se associarem a você. Em suma, uma sociedade onde o direito à livre expressão e à réplica, tréplica e tudo o mais fossem plenamente observados, e onde não existissem conceitos como crime de opinião ou crimes contra a honra.

Mas ao mesmo tempo não consigo deixar de me questionar se tamanha liberdade assim não poderia acabar sendo... irresponsável. Esse questionamento, aliás, sempre aparece quando começo a pensar em termos de liberdades irrestritas para os indivíduos. Afinal, vivendo sob tal modelo, o que impediria alguém de elaborar um hoax sobre outra pessoa, visando acabar com a sua reputação, com acusações gravíssimas sobre o cometimento de crimes, por exemplo? Alguns poderiam dizer que o ofendido teria pleno direito à réplica, mas até que ele conseguisse provar a falsidade dos boatos, já poderia ter sofrido danos irreversíveis à sua reputação. E aí ficaria com as mãos abanando. Não teria direito a qualquer tipo de ressarcimento, ou mesmo de ver seu ofensor punido, afinal este estava apenas exercendo o seu direito à livre expressão, e o Estado lavaria as mãos nesse tipo de caso. Por essas e outras que eu as vezes fico meio com o pé atrás nessa questão, em especial quando penso em casos que envolvam ataques a indivíduos específicos e identificados, que poderiam ficar completamente hipossuficientes em se defender de agressões às suas reputações ou mesmo ao seu psicológico.

Será que mesmo a livre expressão de ideias, se permitida de modo irrestrito, não poderia se tornar problemática, ao permitir a veiculação livre de discursos que promovam ódio e violência à certas pessoas ou grupos? Eu consigo pensar em mil e uma maneiras pelas quais esse tipo de liberdade poderia dar merda, por exemplo.

É claro que tudo isso foge à questão de que não existe "meia liberdade", e que quando se trata desse tema, é muito difícil de se traçar uma linha sobre o que é aceitável, e portanto deve ser tolerado, e o que é inaceitável, e logo deve ser censurado e, nesse último caso, sobre quem é que teria a legitimidade de definir esses casos, ou mesmo se um ente como o Estado é legítimo para exercer tal poder.

Mas estou mesmo é interessado em saber o que os colegas de fórum pensam sobre o assunto. E aí, quais suas considerações sobre a liberdade de expressão?

Publicidade:
    “The big questions are really the only ones worth considering, and colossal nerve has always been a prerequisite for such consideration”.
    - Alfred W. Crosby

Registro
    16-03-2008
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas CríticoAdepto do OffDebatedorEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Na minha visão todos devemos ter liberdade pra fazer/dizer o que quiseremos, porém, sem esquecer que liberdade =/= ausência de consequências para qual com os atos de cada um. Eu devo ter liberdade pra dizer algo como isso, por exemplo:
    Spoiler: .

Mas não acho que algo desse nível deveria ser aceito e enquadrado nessa parada de "cadê minha liberdade de expressão pra dizer o que quiser?".

p.s foi só um exemplo
    LoL ->Insanityyyy

Registro
    08-11-2009
    Conquistas Adepto do OffCríticoDebatedorEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

sua liberdade de dizer o que quiser não pode ir contra a liberdade de outra pessoa de viver livre das suas opniões, por isso existe o crime de difamação e calúnia

Registro
    19-06-2014
    Conquistas Adepto do OffMain CitizenEstagiárioCitizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

O problema é que você está confundindo liberdade de expressão com difamação e calúnia, aí complica né.

Agora a sociedade está lamentável hoje em dia, você vai se expressar sobre certos temas e caso seu discurso não seja igual ao da mídia, já te julgam de fascista, homofóbico, preconceituoso etc... As pessoas perderam a capacidade de discutir diferentes idéias.

Registro
    31-07-2007
    Conquistas EscritorCríticoDebatedorEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Na minha visão, a liberdade de expressão é irrestrita.

"Why are you wearing that stupid man suit?"

[away]

Registro
    31-01-2010
    Conquistas Adepto do OffCríticoDebatedorEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu considero que a liberdade de expressão também deve ser irrestrita. Sinceramente, essa foi uma das discussões mais fodas que eu tive comigo mesmo, durante um bom tempo. Eu usava a mesma linha de pensamento que você usou e eu costumava me conflitar muito por causa disso, mas cheguei a uma conclusão que: se eu considero limitar, pelo menos um pouco da liberdade de expressão, eu estarei abrindo mão de algo em prol de uma "segurança". Logo lembrei de uma máxima que eu levo muito comigo "Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança", frase de Franklin.

Resumidamente, eu não conseguiria achar um limite preciso entre a liberdade e o limite da expressão, eu não saberia onde é o certo e o errado disso, pois isso é totalmente subjetivo e eu não posso definir apenas pela minha forma de pensar e criar uma linha (que seria imaginária e apenas eu concordaria com ela, de nada adiantaria). Portanto, eu prefiro que ela seja irrestrita e os próprios indivíduos saibam discernir discurso de ódio e afins. Eu prefiro, mil vezes, que um cara exponha suas ideias nazistas para que eu possa contrariar o cara e dizer pq eu acho o pensamento dele muito merda do que ele ficar escondendo isso para si mesmo e na primeira oportunidade, acabar prejudicando alguém.

Ideias devem ser expostas para que sejam discutidas.

Treze Futebol Clube <3.

Registro
    02-10-2006
    Conquistas CríticoEscritorMain CitizenCitizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Furious Kenedy Ver Post
    Eu considero que a liberdade de expressão também deve ser irrestrita. Sinceramente, essa foi uma das discussões mais fodas que eu tive comigo mesmo, durante um bom tempo. Eu usava a mesma linha de pensamento que você usou e eu costumava me conflitar muito por causa disso, mas cheguei a uma conclusão que: se eu considero limitar, pelo menos um pouco da liberdade de expressão, eu estarei abrindo mão de algo em prol de uma "segurança". Logo lembrei de uma máxima que eu levo muito comigo "Aqueles que abrem mão da liberdade essencial por um pouco de segurança temporária não merecem nem liberdade nem segurança", frase de Franklin.

Resumidamente, eu não conseguiria achar um limite preciso entre a liberdade e o limite da expressão, eu não saberia onde é o certo e o errado disso, pois isso é totalmente subjetivo e eu não posso definir apenas pela minha forma de pensar e criar uma linha (que seria imaginária e apenas eu concordaria com ela, de nada adiantaria). Portanto, eu prefiro que ela seja irrestrita e os próprios indivíduos saibam discernir discurso de ódio e afins. Eu prefiro, mil vezes, que um cara exponha suas ideias nazistas para que eu possa contrariar o cara e dizer pq eu acho o pensamento dele muito merda do que ele ficar escondendo isso para si mesmo e na primeira oportunidade, acabar prejudicando alguém.

Ideias devem ser expostas para que sejam discutidas.
    Concordo plenamente com o que vc falou, é exatamente como eu enxergo.
    Inclusive, ficam duas perguntas para os offistas que não compartilham dessa visão:
    Como definir qual é o limite entre a liberdade de expressão e difamação/calúnia de uma maneira objetiva?
    Meu referral code pra comprar no iherb.com com 5 dólares de desconto: EDU906
    Meu referral code pra comprar no vitacost.com com 10 dólares de desconto: 90041332

Meu referral code pra comprar no healthdesigns.com com 5 dólares de desconto: 3541307

"Não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu auto-interesse"

Registro
    25-05-2007
    Conquistas Nobre
    Kevin PostnerOffistaColunistaEscritor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por carlosssj3 Ver Post
    Como definir qual é o limite entre a liberdade de expressão e difamação/calúnia de uma maneira objetiva?
    Acho que você é o tarado do objetivismo, Carlos.

Como eu disse em outro tópico, não existe liberdade sem princípios. Existem formas de calcular o prejuízo de uma difamação para a propriedade de uma pessoa. E a propriedade privada é uma dos princípios básicos de individualidade, que é aquilo que fundamenta a liberdade.

"Ahh, mas não é exato". Sim, bem-vindo ao mundo, onde existem as ciências exatas mas também as ciências humanas.
    Última edição por Bob Joe; 24-04-2017 às 22:54.
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Tópicos Similares

1. Respostas: 1
    Último Post: 26-03-2011, 15:26
  2. Liberdade de Expressão. Será que realmente existe!?
    Por John Cena no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 24
    Último Post: 21-06-2009, 22:43
  3. REVOLTANTE - Liberdade de expressão JÁ!
    Por John Ardanuy no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 59
    Último Post: 02-06-2006, 13:37
  4. A cruel repressão a liberdade de expressão
    Por ]_\/¢/\§ $.@. no fórum Fakes
    Respostas: 11
    Último Post: 14-03-2006, 15:20
  5. LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!!
    Por Maninha BH no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 26
    Último Post: 23-02-2005, 21:58

Permissões de Postagem