Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 21

Tópico: Somos hipocritas por natureza?

Registro
    17-03-2010
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas ColunistaCríticoEscritorOffista
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Somos hipocritas por natureza?

As vezes parece que a hipocrisia acompanha a ignorância (no caso, o sentido de não ter conhecimento).

Mas outras vezes, parece que mesmo com conhecimento, informação, e qualquer outra coisa disponível, somos seres hipócritas.

Vejo muita hipocrisia no caso Bruno, muita hipocrisia na vida, em tudo.

Política, esporte, dentro das igrejas, dentro do Ateísmo, e sempre me parece que uma minoria da minoria é que se salva.

Então, deixo aqui a reflexão: Somos hipócritas por natureza? Qual a cura da hipocrisia?

Publicidade:

"A melhor espada fica na Bainha"

Registro
    10-09-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas Sagaz CitizenOffistaEscritorCrítico
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Depende. Se você for considerar alguém que cola em uma prova da escola e crítica quem frauda licitacoes publicas como sendo hipocrita, ai sim todos seriamos hipócritas. Nao to falando que para falar que é hipocrisia o comportamento adotado vs o criticado tem que ter a mesma proporção, mas ao menos nao sendo algo obviamente tão discrepante. Utilizar disso é só um clichê ou uma artimanha para levar uma discussão para determinada conclusão já adotada a princípio.
    Mas qual critério seria utilizado pra definir a proporcionalidade dos atos seria algo a se discutir. No caso exemplificado, por exemplo, poderia no utilizar o grau de prejuízo para a sociedade, mas este sem nenhum dado sólido para exemplificar permaneceria sendo algo muito subjetivo.
    Muito trabalho para um assunto que se usarmos o bom senso, a inteligência e capacidade de cada um de refletir por conta propria podemos chegar em uma conclusão segura dado as poucas consequências do assunto.
    Sendo assim eu respondo que não. Mas a hipocrisia não é necessariamente intrínseca da pessoa. Ser hipócrita em um assunto não significa ser em todos, embora o habito possa se tornar marcante no comportamento da pessoa quando ela recebe reforços positivos (o político repetitivamente eleito, o bonachão que todos concordam em razão de optarmos por evitar situação conflituosa caso seja contrariado e adote a atitude agressiva tipica e por aí vai).

Registro
    27-01-2009
    Conquistas DebatedorEstagiárioNewcomer
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

A hipocrisia é estabelecida em padrões. Cada um têm o seu padrão e a sua forma de ver o hipócrita. Como o Sete expôs, a hipocrisia não é necessariamente inerente ao ser humano e, devo dizer que atualmente encontro mais gente ignorante do que hipócrita, mesmo os dois, junto com a burrice, se acompanharem.

E não acho que exista uma "cura" para isso. O negócio é conviver.
    Última edição por One Of Us; 17-03-2017 às 20:23.

Registro
    17-03-2010
    Conquistas ColunistaCríticoEscritorOffista
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu entendo seu ponto Sete. Mas se a gente fugir destes casos de "hipocrisia" em escala diferente e irmos pro seguinte caso:

Uma pessoa compra um celular roubado, ou qualquer coisa deste patamar.

Ai vê que a coleguinha tbm comprou pq ela foi burra e postou a foto no perfil do antigo dono do celular.

Ai esta primeira pessoa, vai la tirar sarro da cara da coleguinha.

Ou então, um monte de gente num estágio ser racista, mas uma única menina que fala "macaco" pro Aranha servir de Bode espiatorio e receber sozinha todo o Bullying, inclusive, com certeza, de racistas.

As vezes é que não enxergamos nossos próprios defeitos.

Somos seres falhos, que erram, que aprende com o erro, as vezes persiste nos erros, ou erra de forma diferente. Mas será se a hipocrisia é um erro que acompanha todos? E pior, parece acompanhar justamente por ser o tipo de erro que não causa danos. Pelo menos não na maioria dos casos.

Será se só aprendemos com erros quando nos sofremos as consequências dele? E o motivo de sermos hipócritas é não sofrer as consequências da hipocrisia?

"A melhor espada fica na Bainha"

Registro
    07-09-2006
    Conquistas OffistaEscritorCríticoDebatedor
    Prêmios MVP Werewolf TBR - Se destacou nas edições III e IV do Werewolf TibiaBR
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Desconfie de quem não se acha hipócrita.

Ao contrário dos posts anteriores que presumem uma moral relativista, eu tendo ao lado jusnaturalista da questão, acredito que existem valores morais universais e absolutos, e direitos também, como direito a vida por exemplo, e que quando o homem fala que "moral é relativa", ele apenas assume sua insuficiência e sua ignorância em enxergar o óbvio e o lógico, ele quer abraçar sua própria ignorância para não ter que abrir mão do seu egoísmo de querer viver sob a tutela da moral que lhe convém, do subjetivismo e da semantica que lhe convem, mesmo essas sendo ilógicas, absurdas e não verdadeiras.

Acordamos sendo hipócritas, passamos o dia sendo hipócritas e vamos dormir hipócritas. A visão teológica vai dizer que vivemos sob o pecado, e aquele que pecar, nem que seja no seu coração, já está cometendo o pecado, não acho que para a hipocrisia seja diferente.

Existem duas narrativas aqui: O das pessoas que são hipócritas e vivem em combate com a sua hipocrisia diariamente, e o das pessoas que são hipócritas e abraçam a causa pois assim o são.

Negar o perfil de hipócrita, é negar a natureza humana. Está no mesmo patamar que negar que o ser humano precisa se alimentar para sobreviver, é uma falácia ilógica, criar relativismos morais e semânticos para justificar que existe um botão de on/off na hipocrisia é a mesma coisa que acreditar que existe um ser separado de existir, como se em algum momento podemos ser sem existir, ou existir sem ser.

Última edição por My on easy; 18-03-2017 às 00:56.

Gosta de Poker? Quer aprender mais ou jogar com auxilio de um software on-line que conta com ferramentas incríveis de análise estatística e inteligência artificial?

Conheça minha iniciativa blurrymind.com

Registro
    10-09-2005
    Conquistas Sagaz CitizenOffistaEscritorCrítico
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Quem não relativiza, radicaliza. Qual a razão de existir o termo se fosse uma condição sem a qual não se existe sem? Obviamente foi talhado para tomar um cunho pejorativo a partir de um comportamento que foge do basal. Se você for considerar todas as atitudes e ambições humanas como hipócritas a expressão fica sem qualidade como adjetivo e portanto sem razão para ser usada.
    Seria como falar que todo ser humano é desonesto pois já desejou alguma vez tirar vantagem de uma situação qualquer. Temos atitudes hipócritas, isso é fato, mas se quer qualificar uma pessoa como hipócrita por atitudes isoladas e esporádicas então todo mundo pode ser classificado automaticamente com todo adjetivo ruim e bom que existir. Tal situação é diferente de algo que faz parte do comportamento habitual da pessoa, particularmente se for sempre algo fruto de racionalização complexa do resultado da ação.
    Última edição por Sete; 18-03-2017 às 01:39.

Basterds Boss (Y) Avatar de Don Maximus Meridius
    Registro
    06-12-2009
    Conquistas ColunistaOffistaEscritorCrítico
    Prêmios Medalha de Ouro
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Todos somos ruins e bons, mas em níveis diferentes.

Clica na imagem mané!

Registro
    10-02-2006
    Conquistas Repórter
    OffistaColunistaEscritorCrítico
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

É selecionável, as pessoas selecionam o que elas acham que "vale a pena ser hipócrita". Exemplo: pirataria.

Registro
    07-09-2006
    Conquistas OffistaEscritorCríticoDebatedor
    Prêmios MVP Werewolf TBR - Se destacou nas edições III e IV do Werewolf TibiaBR
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Sete Ver Post
    Quem não relativiza, radicaliza. Qual a razão de existir o termo se fosse uma condição sem a qual não se existe sem? Obviamente foi talhado para tomar um cunho pejorativo a partir de um comportamento que foge do basal. Se você for considerar todas as atitudes e ambições humanas como hipócritas a expressão fica sem qualidade como adjetivo e portanto sem razão para ser usada.
    Seria como falar que todo ser humano é desonesto pois já desejou alguma vez tirar vantagem de uma situação qualquer. Temos atitudes hipócritas, isso é fato, mas se quer qualificar uma pessoa como hipócrita por atitudes isoladas e esporádicas então todo mundo pode ser classificado automaticamente com todo adjetivo ruim e bom que existir. Tal situação é diferente de algo que faz parte do comportamento habitual da pessoa, particularmente se for sempre algo fruto de racionalização complexa do resultado da ação.
    Relativizar as coisas é um raciocínio válido para comparação, mas não para imputar qualidades sobre elas tampouco para ser objetivo sobre o que se afirma. Nesse caso relativizar serve para dizer que joão é mais hipócrita que maria, mas para afirmar que joão é hipócrita, ou maria é hipócrita, precisa-se de uma moral absoluta e imutável que irá calcar o argumento, ou um pressuposto dedutivo que querendo ou não vai acabar em uma moral absoluta e imutável da mesma forma.

Qual a razão de existir o termo se fosse uma condição sem a qual não se existe sem?

Da mesma forma que o termo "vida" existe e tem um significado moral imutável.
    Não se existe sem vida, entretanto se toda a raça humana for extinguida, o conceito de vida ainda existe pois ele é imutável e pleno e não depende da raça humana para existir, ao contrário do relativismo que só existe porque foi deduzido a partir da nossa capacidade cognitiva. O fato de tu questionar porque o termo existe se é uma condição que a gente não existe sem, já responde a tua própria pergunta, ele existe para ser utilizado como a definição de um fenômeno que já existe, para ser utilizado no debate cognitivo ou para ser relativizado também.

O fato do ser humano ser hipócrita em sua natureza, resume que ele não pode se disvincular desse atributo enquanto existir. Podemos nos arrepender de ser hipócritas ou abraçar a causa e manifestar o comportamento exteriormente dia a dia. O fato é que tu ofereces que há uma regeneração, em que podemos ser hipócritas no passado e não no presente/futuro, eu nego isso, voltamos a ser hipócritas no dia seguinte o mais rápido que se possa imaginar. Nessa discussão aqui já estamos ambos sendo hipócritas, já que ambos desconhecemos a verdade mas ao mesmo tempo queremos debater sobre o assunto. A hipocrisia só acaba quando existe conhecimento pleno da verdade, e isso o homem não tem.
    Última edição por My on easy; 18-03-2017 às 10:54.

Gosta de Poker? Quer aprender mais ou jogar com auxilio de um software on-line que conta com ferramentas incríveis de análise estatística e inteligência artificial?

Conheça minha iniciativa blurrymind.com

Registro
    25-05-2007
    Conquistas Nobre
    Kevin PostnerOffistaColunistaEscritor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu acho que a hipocrisia é sim uma característica inerente ao próprio homem quanto ser racional. Isso porque ela é nada mais do que o produto de uma discrepância entre idealização e atitude. Discrepância essa que só existe porque somos racionais, porque idealizamos atitudes e porque temos internalizados padrões éticos, morais e sociais. Mas nem toda a idealização é possível de ser mantida por 100% do tempo, principalmente aquelas que geram algum tipo de desvantagem social e/ou material para o indivíduo.

O maior problema da hipocrisia é quando ela não é reconhecida e o indivíduo passa a se esconder atrás das próprias idealizações. Acho que esse é o tipo de hipocrisia que incomoda já que, ao se esconder atrás de valores ideais, o indivíduo em questão cria um desconexão com a realidade, onde passa a acreditar que as idealizações de atitudes que estão na cabeça dele só serão validadas se forem impostas à todos os indivíduos de uma comunidade. O caso mais clássico na nossa sociedade é o "pai de família", "homem de bem", que impõe aos filhos e esposa uma educação rígida, que espera do mundo padrões de comportamento completamente idealizados e que tem um perfil moralista (aquele que enxerga o mundo através única e exclusivamente da perspectiva moral). Mas bate na mulher, a trai com prostitutas (ou outras mulheres) e/ou comete vários outras atitudes que fogem totalmente do padrão que ele mesmo impõe aos outros.

Agora, não é hipocrisia quando eu tenho consciência das minhas idiossincrasias e contradições. Se eu sei que estou fora da minha idealização e tento corrigir minha atitudes, não estou sendo hipócrita. Afinal, erros e acertos são a essência de um ser humano em construção.

Publicidade:
    Última edição por Bob Joe; 18-03-2017 às 12:31.
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Tópicos Similares

1. Por que somos assim ?
    Por Itz Crazy no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 61
    Último Post: 30-01-2013, 14:37
  2. Nós somos todos playboys por estarmos aqui?
    Por Mestre Shake no fórum Tecnologia
    Respostas: 33
    Último Post: 06-01-2010, 00:37
  3. Nós somos todos playboys por estarmos aqui?
    Por Mestre Shake no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 1
    Último Post: 03-01-2010, 16:30
  4. GINCANA OFF-TOPIC: pra quem é atoa por natureza!
    Por Hulk Suhe no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 3
    Último Post: 16-08-2006, 16:25
  5. Por que somos vitimas de racismo?
    Por Herodez Knight no fórum Tibia Geral
    Respostas: 25
    Último Post: 10-08-2006, 17:52

Permissões de Postagem