Resultados 1 a 2 de 2

Tópico: Artigo: Como o Open Tibia começou

Parceiro YouTuber Avatar de icarouou
    Registro
    05-05-2011
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas CríticoCitizenDebatedorEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

TibiaBR Artigo: Como o Open Tibia começou

Postagem criada originalmente por SAMMYNSC em 25/10/2012. Entrevista por DeathfireD em 02/07/2006.
    Tradução por @icarouou
    Revisão por @GrYllO

Nome:      smile2.jpg
Visitas:     777
Tamanho:  52,5 KB

Em vista que há varias versões dessa história, algumas partes podem não ser precisas ou estarem erradas.

Já se perguntou como os OTs começaram? Quem teve o primeiro servidor? Como alguém começou a imitar o jogo da CIP?
    Agora eu vou resumir toda a história do Open Tibia, focando no seu início.

Devemos voltar para 2001, aqui nós vemos a primeira evidencia do que podemos chamar de Open Tibia.

Nome:      NYieP06.jpg
Visitas:     771
Tamanho:  43,2 KB

Uma pessoa com o nick de Shiv'Voc queria ter um jogo similar ao Tibia. Ele pediu a outra pessoa, cujo o nick era Tliff, para fazer um programa que extraísse os gráficos do cliente do Tibia. (O Tibia da CIP era apenas versão 6.4 na época)

Depois de um tempo, Shiv se retirou do projeto e passou para Tliff. Ele o tornou administrador do SourceForge (onde todos aspectos relacionados a Open Tibia eram postados), então ele poderia continuar atualizando ele. (Aparentemente agora, apenas Remere e Ironyt estão atualizando)

Em 2002, as pessoas que participavam do projeto começaram a postar tópicos de Open Tibia no tibia.de, também conhecido como World of Tibia. Eventualmente eles conseguiram sua própria seção e era ali que as pessoas envolvidas no projeto se reuniam. (mais tarde o sub-fórum de OpenTibia/OTserv do WoT foi deletado a pedido da CIP)

Consegui entrar em contato com DeathfireD, que era umas das pessoas que estavam participando do projeto na época para nos dar a sua versão.

Aqui esta uma versão resumida do que eu testemunhei como um dos mais antigos membros do OTserv. OTserv era bem pequeno e um projeto morto nos velhos tempos. 1 programador, vários contribuidores de códigos. Apenas 6 ou 7 de nós eramos “a comunidade” no WoT até então, com ocasionais pessoas aparecendo e perguntando quando um sistema de batalha seria adicionado. Foi uma espécie de brincadeira para nós. Quando estávamos no chat sempre nos perguntavam "Então Tliff, não tem o sistema de battle ainda? ", a maior parte do tempo era apenas Yorick, Gecko Slayer, Nibble, Tliff, eu (DeathfireD), e mais um ou dois jogando ideias pelo fórum sobre como deveria ser o OTserv and como acharíamos programadores para manter o projeto vivo.

Mesmo esse projeto chamado “OTserv” tendo começado em 2001, apenas em 2004 que eu me tornei mais estável e aspectos de funcionamento de magias e o sistema de batalhas foram feitos.

Eventualmente Tliff passou a liderança do projeto para um novo programador que se chamava Haktivex. Foi pouco tempo depois que Haktivex assumiu que as coisas mudaram drasticamente. Fandoras, outro novo programador surgiu do nada nos mostrando sua versão do OTserv que era desenvolvido em C#. Ele tinha sistema de battle com magias e com um editor de mapa funcionando. Ele se juntou ao Haktivex na programação do OTserv. As contribuições foram as que salvaram e acenderam a chama da popularidade do OTserv. Quando as pessoas começaram a ouvir que existia um clone de Tibia com um sistema de batalha funcionando as coisas simplesmente explodiram. Tliff e Shi'Voc voltaram. O fórum do WoT foi de poucas pessoas discutindo sobre OTserv para milhares em semanas. Discussões começaram a aparecer no fórum oficial do Tibia e no próprio Tibia. Tibia News (http://www.tibianews.net/) até mesmo fez matérias sobre isso antes do Tibia começar a enviar e-mails para os fansites pedindo para remover todo conteúdo envolvendo OTserv.

Em 2004, um individuo chamado Fandoras fez sua própria versão do OTserv na tentativa de evitar qualquer pena legal da CIP. Esse servidor era chamado de Tibia Dark Age ou TDA. Muitas pessoas admitem que foi um dos primeiros servers de Open Tibia pela sua estabilidade. No entretanto, isso é discutível, eu não vou me especificar no TDA nesse post.

Com o passar do tempo mais contribuidores começaram a ajudar na programação do OTserv. Mais fansites and lista de servidores apareceram também. As pessoas começaram a fazer seus próprios OTserv, ferramenta de gestão de contas, experimentos com contas pagas, e fazendo dinheiro dos seus sites. Isso foi muito inovador e lucrativo nos primeiros 2-3 anos depois que Hak e Fando se juntaram ao OTserv. Essencialmente o OTserv foi de um projeto quase morrendo a um projeto de milhares de usuários em apenas alguns meses.

Então quem foram as pessoas que fizeram isso possível?

Quase 12 anos atrás um time estava estabelecido. O propósito deles de fazer um OTserv que todos poderiam aproveitar e editar do gosto deles. Eles mal podiam saber que seu pequeno projeto iria explodir em algo tão grande como é agora.

A equipe original
    Shi’Voc – Programador inicial do Otserv
    Acrimon - Programador inicial do Otserv
    Tliff – Programador, uma espécie de líder de projeto
    TiMMit – Programador
    Reebow – Suporte especial, protocolos
    Matkus – Desenvolvedor front end
    Privateer – Documentação de protocolos
    Torvik – Lista de itens
    Yorick – Moderador do fórum
    Decar – Fansite
    Nibble e MMN-o – Decoração no IRC

As pessoas acima programaram muito do que vemos hoje. Do andar ao falar, do outfit a edição de mapa, o código foi feito com o melhor que eles conheciam. Contudo, depois de alguns anos o projeto foi forçado a permanecer parado. Muitos da equipe cresceram e se cansaram do Otserv. Continuaram sua vida (pararam de jogar).

Status das pessoas atualizando OTS no SourceForge nos últimos 12 anos.

Nome:      YV1tnmV.jpg
Visitas:     768
Tamanho:  30,5 KB

Finalmente, essa foi uma entrevista com Tliff feita há 6 anos por DeathfireD

1.) Para começar a entrevista eu gostaria de perguntar, quem foi a pessoa que começou o OTserv? Da ideia até a primeira linha de código colocada no papel.

Ok, sentem-se crianças, tio Tliff vai lhes contar uma história dos velhos tempos... Isso começou em meados de fevereiro de 2001 quando Snyder lançou sua primeira emulação de um servidor de Tibia. O site continua intocável e continua como antigamente. Confira em http://members.fortunecity.com/snyder8/ (NOTA: Site não existe mais, mas ainda é possível ver um snapshot aqui) O background do site era como aquela versão era. Continuava tendo os gráficos antigos, com seu próprio estilo. Eu era ativo no fórum do “World of Tibia” e no canal do IRC, então eu conheci Shi'Voc. Ele ouviu falar sobre a ideia do Snyder e começou a sua própria emulação do servidor de Tibia. A versão do Snyder apenas rodava no Windows, era muito limitada e era muito difícil de se trabalhar. O objetivo do Shiv'Voc era criar um protótipo para servidores multiplataforma. Grande parte da decodificação de pacotes foi feita por Protos. Eu mesmo era um péssimo programador (hoje não sou tão ruim, mas nem perto de ser bom). Tentei algumas coisas simples como escrever um pequeno programa para extrair os gráficos do cliente (que era muito difícil sem nenhuma habilidade de programação, acredite em mim). Depois que o protótipo avançou bem – era possível andar e conversar, jogar itens – e era evidente que ele poderia realmente funcionar, Shi’Voc e Acrimon desenvolveram um novo servidor de Tibia. Ele era chamado de OTserv.

2.) Que bela história, como você e Shi’Voc começaram o OTserv e por quê?

Oops, eu acho que acidentalmente respondi a pergunta um pouco antes. Bem, eu não estava muito envolvido no começo, eu preferi assumir depois Shi’Voc decidir seguir em frente com outros projetos. Eu não posso dizer a motivação dele mas a minha era o desafio. Eu não joguei Tibia por muito tempo e também não planejava, meu interesse era que isso funcionasse.

3.) Então como você, o poderoso Tliff, se tornou o líder do projeto do OTserv?

Bem, quando Shi’Voc saiu, Tibia ainda era “old” (Tibia 6.x). O fórum do WoT ficou mais e mais vazio e eu pensei que OTserv poderia acabar. Perguntei para o Shi’Voc se ele se importaria de me passar os direitos de administrador do SourceForge e consegui, então comecei a construir o suporte para o Tibia 7.x

4.) O quão velho é o OTserv exatamente? É tão antigo quanto o primeiro OTserv CVS ou mais velho? Quantos anos você tinha quando começou a tomar conta do projeto?

Pode ser uma semana ou duas, para ser mais preciso. Eu comecei quando eu tinha 17 ou 18.

5.) Então, qual era o seu principal objetivo quando começou esse projeto anos atrás? Tinha algum objetivo ou era apenas “Ei, vamos fazer um servidor”.

Ei, vamos fazer um servidor!

6.) Seus objetivos foram cumpridos ou estão à beira de serem cumpridos?

Bem, como eu realmente não tinha um objetivo, estava impressionado com o progresso. É muito legal você tentar construir algo e isso funcionar, isso era ótimo. Gastei algumas semanas programando e o foi possível logar no cliente pela primeira vez, foi ótimo. Mas o que aconteceu a partir daí foi incrível.

7.) Quais foram seus primeiros pensamentos quando as pessoas começar a postar sobre o OTserv no tíbia.de?

Foi ótimo ver as pessoas apreciando seu trabalho. Isso tomou muito esforço e MUITO trabalho para funcionar, e é legal quando as pessoas dizem: “Hey, o que você fez é legal. ”. Isso me fez continuar trabalhando.

8.) Você achava que o OTserv iria progredir para o que ele é hoje?

Eu esperava, mas não achava, para ser honesto.

9.) Como nós sabemos que você é um dos mais antigos da equipe (ao lado do Shi'Voc), como você se sente sobre todas essas novas pessoas se juntando ao OTserv?

Eu acho ótimo! Mais pessoas significa mais trabalho feito. Para ser honesto, Shi’Voc deixou OTserv a algum tempo atrás e eu estou inativo a mais de um ano.

10.) Se você pudesse mudar uma ou duas coisas no OTserv ou na comunidade do OTserv, o que seria e por quê?

Melhor coordenação nos desenvolvedores não oficiais e oficiais. Devem ser compartilhados livremente.

11.) Bem, última pergunta, o que você acha que está reservado para o futuro do OTserv?

Vamos ver, vamos ver. Não vejo nada grande a caminho, apenas melhorias graduais.

12.) Alguma coisa que você gostaria de dizer aos fãs de OTserv aí afora?

Sim, muitas coisas:
    Não urine contra o vento.
    Durante a noite, use roupas brilhantes.
    NUNCA domestique um gato em chamas.

Agora, é sério: Não pense em fazer, faça.

Publicidade:
    http://forums.tibiabr.com/signaturepics/sigpic329676_2.gif

Registro
    09-06-2017
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas Newcomer
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Po eu começei a jogar no TDA, era muitooo divertido mesmo

parabens pela história

Tópicos Similares

1. Tm como visualizar o Tibia.spr?
    Por Pinguela no fórum Suporte Geral
    Respostas: 10
    Último Post: 15-10-2005, 20:48
  2. Como vc axa q começou tibia?