Guardadas as suas devidas proporções, o motivo que fez o admin decidir sair do programa de fansites da Cip foi semelhante ao motivo que o Cateroide apresentou. A empresa (CipSoft) quer ganhar, não quer ajudar e ainda quer controlar. Um péssimo cenário para que qualquer tipo de parceria dê sucesso, seja no profissional ou no pessoal.
Quando eu olho para a Cip, eu vejo uma pessoa de idade avançada, que viveu sua vida toda com base em suas crenças, e atingiu sucesso com isso. Mas agora, se encontra em uma situação de conforto, onde não se preocupa em evoluir, não escuta seus clientes (imagino que ela se sinta superior em relação a isso) e não consegue entregar o mínimo viável para que os jogadores continuem jogando (um servidor estável).
O papo que a CipSoft vai acabar está batido, eles já ganharam dinheiro suficiente para manter o jogo ativo por um tempo considerável. Eles só precisam manter o server ON, que sempre vai aparecer um player old school que quer voltar a dar uma brincada no jogo, fora o pessoal que fez do tibia uma forma de sustento (vendendo kk, char, item...).
A CipSoft tem um dos melhores RPG's do mercado, mas a sensação é que o jogo está em queda livre em um poço que parece nunca ter fim.
Eu tive a oportunidade de conhecer bastante gente que jogou/joga Tibia, seja no meu ciclo de amigos, no ambiente em que trabalho e através do próprio jogo. Entre todos eles há uma questão que é unânime: o Tibia é o jogo certo com a empresa errada por trás.