Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 24

Tópico: Salário Mínimo Universal?

Banido
    Registro
    24-01-2017
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas DebatedorNewcomerEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Salário Mínimo Universal?

"Pois quem não tiver para si dois terços de seu dia é um escravo, seja ele quem for"
    - Nietzsche

Recentemente li vários artigos e notícias que abordam esse polêmico tema. Suíça, Finlândia e outros países europeus já o colocaram em pauta. Elon Musk é um dos maiores defensores. O Canadá pensa em um método mais apropriado de abordá-lo.

Estou falando do salário mínimo universal. Para algumas pessoas uma utopia, para outras uma situação inevitável.

A tecnologia vem transformando a forma como vemos o trabalho e gradualmente eliminando postos de empregos que podem ser otimizados e, muitas vezes, também automatizados. Estima-se que 60% dos jovens atualmente, estariam estudando e se aperfeiçoando em profissões que não mais existirão dentre de algumas poucas décadas.

Comparações são inevitáveis, algumas tentando simplificar e comparar o atual estágio da evolução tecnológica com o desaparecimento de funções que eram desempenhadas por pessoas, mas que foram eliminadas com o passar dos anos: telefonistas, acendedores de postes de iluminação pública, quebrador de gelo, armador de pinos de boliche.

Você pode conferir uma matéria de 'O Globo', que fala mais sobre isso, nesse link: http://infograficos.oglobo.globo.com/economia/emprego/dez-profissoes-que-desapareceram-ao-longo-dos-tempos/quebrador-de-gelo-12177.html#description_text
    Não sei se é permitido colocar os links de sites de fora, mas se não for deletem isso. Todos os sites são fontes fiáveis de informação e bem cotados na mídia nacional e internacional.

Mas desta vez o progresso, que vem sendo também comparado a revolução industrial e seus impactos na sociedade, passa por uma revolução da informação e já tem uma abrangência muito maior e mais impactante do que a população global poderia prever na década de 80 ou 90.

Já se sabe que na Suíça, uma ideia inicial de remunerar os habitantes entrou em discussão na esfera política. Porém, em um plebiscito público, ficou decidido que a medida não seria incorporada pelo menos por enquanto.

Spoiler: Suíça decide se todos os seus cidadãos receberão R$ 9 mil por mês

Na Finlândia, ao contrário, um experimento social foi iniciado.

Spoiler: Por que a Finlândia quer pagar um salário mínimo a todos (2015)

Finlândia vai testar renda mínima de R$ 1.990 para cidadãos (2016): http://www1.folha.uol.com.br/mercado...cidadaos.shtml
    Além das discussões políticas, Elon Musk, famoso por ser o dono da SpaceX, ter vendido o PayPal por milhões de dólares em uma transação fenomenal e um sonhador que quer pisar em Marte um dia, também emite comentários frequentes a respeito das mudanças que para ele são inevitáveis e que não podem ser freadas

Spoiler: Elon Musk predicts robots will take so many jobs from people governments will be forced to pay everyone a basic wage

A única certeza é que a situação está aí, mais evidente do que nunca.

Publicidade:
    Última edição por Thelonious; 04-02-2017 às 08:55.

Registro
    07-09-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas NascenteNoobForasteiroOffista
    Prêmios MVP Werewolf TBR - Se destacou nas edições III e IV do Werewolf TibiaBR
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Sim, obviamente a tendencia agora é que as coisas sejam cada vez mais automatizadas.

Entretanto é aquela velha história, quando um problema é resolvido, dois novos aparecem. Por exemplo, datilografia era a profissão do futuro algumas décadas atrás, hoje todo mundo tem um computador e digita, então basicamente qual a necessidade de pagar alguém para digitar? Hoje já consegues literalmente falar no microfono do teu cel e ele escreve pra ti.

A datilografia foi esquecida, mas não é por conta disso que o mundo que tinha 1000 datilógrafos agora tem N-1000 empregos, a solução que veio e acabou com a datilografia gerou mais problemas a serem solucionados.

Ok, temos 60% dos jovens estudando coisas que serão automáticas no futuro... Então quer dizer que no futuro teremos 60% dos jovens desempregados? Não. Muito provavelmente as soluções que vão vir para suprimir essa demanda futura que não irá mais existir vai trazer consigo mais problemas a serem resolvidos. O trabalho sim vai ficar mais especializado, teremos mais engenheiros do que operadores de máquina, mas isso não quer dizer que estamos num colapso de empregabilidade.

O governo tomar as rédeas e definir na canetada que um salário mínimo deve ser respeitado, é uma das piores e mais burras soluções possíveis, nós experimentamos isso no Brasil faz tempo e já sabemos que é uma péssima ideia.

Se temos um empregado, a única razão de pagar um salário mínimo para ele, é se ele produz um valor maior ou igual a um salário mínimo. Já que caso contrário, isso não se chamaria emprego, e sim caridade. Não há como obrigar todas as empresas a serem caridosas, pois as mesmas iriam falir e não teríam-se criado os empregos em primeiro caso. E se ninguém produz voltamos a idade da pedra onde cada um caça sua comida e não tem tempo pra nada além de sair correndo atrás de presas.

Acho que estabelecer um salário mínimo universal é o caminho errado para se buscar o objetivo de ~dignidade mínima humana~. O caminho certo para tal é mudar o status quo atingindo o coração das pessoas, assim como Cristo fez a 2000 anos atrás e ninguém aprendeu direito ainda. Não adianta a gente obrigar as pessoas a fazerem o que elas não querem, não adianta fazer algo que é aparentemente bom se isso não parte do coração da pessoa, se quisermos uma sociedade digna em que todos tenham condições, precisamos de menos obrigações e mais exemplos. No fim do dia é fácil falar que quer que todo mundo tenha um salário mínimo para viver, mas eu estou colaborando com isso? Estou dando meu salário para ajudar a todos terem um salário mínimo? Não, a hipocrisia reina na hora que o estado decide mandar na tua vida.
    Última edição por My on easy; 04-02-2017 às 09:50.

Gosta de Poker? Quer aprender mais ou jogar com auxilio de um software on-line que conta com ferramentas incríveis de análise estatística e inteligência artificial?

Conheça minha iniciativa blurrymind.com

Registro
    25-02-2005
    Conquistas CríticoCitizenDebatedorEstagiário
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bom, atualmente e não vejo num futuro sequer distante esse tipo de sistema sendo implantado no Brasil... Comparar Finlandia e Suiça com o Brasil seria sacanagem..

Suiça tem o verdadeiro sistema democrático, onde o POVO vota em tudo que o governo decide, nada é aprovado pelo governo sem que a população vote.

No Brasil o governo faz de tudo pra tomar o dinheiro da população e não o contrário, um país que tem um salário mínimo digno de mizeria, primeiro precisa passar por uma revolução política, econômica e social completa, mas o governo não demonstra um pingo de interesse em fazer algo sobre isso.

Finlandia tem um dos melhores (se não o melhor) sistema educacional do planeta. No brasil temos grande parte (quase 1/3) da população analfabeta, cerca de 27% em 2016, na suiça o índice é 0,8%, finlandia é de 0,0%. Se até em países ultra desenvolvidos eles prevêem problemas para implantação de um sistema desse, no Brasil esse tipo de sistema nunca será discutido.
    Última edição por alokk; 04-02-2017 às 10:11.

Registro
    25-05-2007
    Conquistas Nobre
    Kevin PostnerOffistaColunistaEscritor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

E complementando o que o @My on easy disse, caso você não seja cristão e não acredite em Cristo = Deus (como eu), pode substituir o final pelo seguinte pensamento: garantir que cada ser humano tenha o mínimo é uma questão de, primeiramente, garantir a liberdade, individualidade e autonomia de cada ser humano. E, junto a isso, trabalhar para que as pessoas criem e/ou aprendam filosofias de vida que sejam capazes de estabelecer concepções positivas de moral e ética.

Fazer com que exista um planejamento central que roube o dinheiro da população afim de um pretenso objetivo de dar o mínimo para todo mundo é exatamente o contrário disso. É você tirar a liberdade, individualidade e autonomia das pessoas e é criar uma filosofia de vida onde eu não preciso me importar em ajudar o outro, já que existe um Big Boss fazendo isso por mim.

Sobre as visões de futurologia de Elon Musk, elas são baseadas na filosofia de um cara chamado Nick Bostrom, que tem dois artigos famosos sobre o tema: The Future of Human Evolution e Existential Risk Prevention as Global Priority. Eu acho a visão fantástica, mas ainda longe de ser uma realidade. Penso que um sistema com menos Estado e mais livre iniciativa seria o ideal para que, um dia, possamos vislumbrar esse futuro tecnológico "utópico", onde as prioridades serão diferentes das que temos hoje.
    Última edição por Bob Joe; 04-02-2017 às 12:20.
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    16-12-2007
    Conquistas Adepto do OffDebatedorEstagiárioMain Citizen
    Prêmios Lança do Cronista - Indicação de prêmio por Iridium aceita.
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

O que me assusta é tanta gente pensar que isso poderia ser uma boa ideia...

“The big questions are really the only ones worth considering, and colossal nerve has always been a prerequisite for such consideration”.
    - Alfred W. Crosby

Registro
    19-09-2004
    Conquistas Main CitizenAdepto do OffCríticoCitizen
    Prêmios Mãe Dináh - Acertou alguma previsão para o Winter Update 2018Mãe Dináh - Acertou alguma previsão para o Winter Update 2016
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Não daria certo, os produtos e servicos inflacionariam até a economia se equilibrar ao mesmo ponto que é hoje.

Enviado de meu ZUK Z2131 usando Tapatalk

469 5513632 627485173 1637217367! 3478! 451791612 486486!

Só sei que nada sei, porém saber o que não se sabe e o porquê de não saber, já é muito saber.

Registro
    13-02-2013
    Conquistas OffistaColunistaMain CitizenEscritor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Leia Mises.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Registro
    05-08-2005
    Conquistas CríticoSagaz CitizenMain CitizenCitizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Isso aí está dentro do problema do capitalismo de produção versus consumo.

Não adianta robôs pegarem o emprego das pessoas e produzirem dez vezes mais rápido se não haverá ninguém trabalhando e ganhando um salário pra consumir os produtos. O buraco é muito mais embaixo do que simplesmente desemprego e dar dinheiro pras pessoas sobreviverem.
    Citação Postado originalmente por elielsantos Ver Post
    Um ateu, entrevistado sob a condição do anonimato, confessou que ele odeia cristãos com ódio intenso, mas ama os muçulmaos, que matam ateus. Segundo ele, "seu maior sonho seria sentir uma fungada em seu cangote de um jihadista". "Eu tremo todo só de pensar nessa cena", nos confessou ele emocionado.

Basterds Boss (Y) Avatar de Don
    Registro
    06-12-2009
    Conquistas Nobre
    NoobNeutroKevin PostnerColunista
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Uma atitude dessa ia freiar a humanidade aos poucos, a necessidade de sobrevivência e após isso a ganância por dinheiro e poder é o que nos motiva à superação.

Isso só daria certo se todo ser humano fosse plenamente bonzinho e consciente do seu próximo, mas sabemos que não é assim.

Quer ver os meus desenho clica na imagem aí então zé

Registro
    07-09-2006
    Conquistas NascenteNoobForasteiroOffista
    Prêmios MVP Werewolf TBR - Se destacou nas edições III e IV do Werewolf TibiaBR
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Dome Fu Ver Post
    Isso aí está dentro do problema do capitalismo de produção versus consumo.

Não adianta robôs pegarem o emprego das pessoas e produzirem dez vezes mais rápido se não haverá ninguém trabalhando e ganhando um salário pra consumir os produtos. O buraco é muito mais embaixo do que simplesmente desemprego e dar dinheiro pras pessoas sobreviverem.
    Mas aí tu partes da premissa que a automatização da sociedade consequentemente gera desemprego, quando na verdade é o contrário.
    Desde que a primeira automatização mecânica foi feita na revolução industrial, a humanidade nunca retirou tanta gente da condição de subexistência plena para a condição de aquisitor de bens e consumos.

E além disso tu parte da premissa que teria algum robo trabalhando se as pessoas não tivessem poder aquisitivo, o raciocínio é o inverso -> não há pessoas com dinheiro -> não há estimulo para criar tecnologia desse porte no capital livre. A renda e o consumo gera o avanço tecnológico, e não o contrário como a teoria Marxista diz, atribuindo a "culpa" do consumo nas empresas detentoras do capital e tecnologia e na manutenção midiatica. É uma hipótese muito rasa, que sequer considera o desejo carnal e intuitivo do consumo e poder humano.

Publicidade:

Gosta de Poker? Quer aprender mais ou jogar com auxilio de um software on-line que conta com ferramentas incríveis de análise estatística e inteligência artificial?

Conheça minha iniciativa blurrymind.com

Tópicos Similares

1. Taverna | Prefeitura de São Paulo pagará salário mínimo para travestis estudarem
    Por Vasconcellanor no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 25
    Último Post: 20-01-2015, 13:53
  2. Taverna | Salário mínimo
    Por Cobion no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 21
    Último Post: 26-12-2013, 16:28
  3. Taverna | IGREJA UNIVERSAL ABRIRÁ CONCURSO PARA PASTOR: SALÁRIO INICIAL DE R$ 8.234,82
    Por Zenno no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 21
    Último Post: 28-09-2009, 10:23
  4. 10 Motivos pra se converter à Igreja Universal
    Por Mighty_Warrior no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 56
    Último Post: 17-04-2005, 19:29
  5. Nivel mínimo de privilégios para postar.
    Por Vassily Zaitsev no fórum Feedback
    Respostas: 0
    Último Post: 17-01-2005, 13:20

Permissões de Postagem