Eu tenho o mesmo problema. Joguei por muito tempo apenas de Paladin e Knight, principalmente a primeira. Quando pego um Mage, acabo "bugando" um pouco a mente hahaha
Me parece que o melhor é você andar pelo mouse, assim pode ficar com uma mão no mouse e outra nas HK's. (clica no mapa pra andar. Enquanto o char faz o trajeto, você aperta a hk e clica com o mouse na área desejada pra soltar a runa). O problema disso é que durante o trajeto pode surgir um monstro, ou um field com fire/poison, etc. Porém, o método pode não ser o mais eficiente.
No Tibia 11 ou no Flash, temos a opção de configurar livremente as HK's pelo teclado. Como paladino, foi uma maravilha poder atacar o próximo alvo/anterior pelas teclas. Assim, configurei o E para atacar o anterior e o R para atacar o próximo e ando com WASD. É uma delicia não ter de procurar o monstro na lista do battle e acabar descuidando do char. Voltando aos mages, antes do Tibia 11(meu pc rodava o Flash muito mal) eu fazia tudo com o mouse. Clicava na runa e depois na área, pra ter de ir menos com os dedos à HK. Quando precisava utilizar magia de área, fazia rapidamente o movimento de virar o char, soltar a spell e voltar a andar. Basicamente, só usava as HK's pra healar. Não joguei muito de mage pós Tibia 11, mas eu acho que vou colocar pra andar no WASD, HK's configuradas normalmente e utilizarei o mouse apenas pra selecionar a área de ataque e pra abrir loot.
Porém, isso tudo é MUITO PESSOAL. Depende da capacidade do seu pc, do seu teclado, mouse, do tamanho dos seus dedos, etc.

Curtir: 

Responder com Citação