Permita-me discordar. Creio que o fim do jogo seja iminente, e as inserções dos sistemas de gould pouch e de conversão, bem como do bônus no ganho de experiência, são um sinal bastante claro a esse respeito.
Quando o jogo possuía 60k de jogadores online simultaneamente, vender somente premium accounts era o suficiente para a Cipsoft, porque isso era o que mantinha a empresa girando adequadamente. Era o suficiente. Com a queda abrupta de jogadores - mal e mal chegamos aos 20k simultâneos -, a empresa teve que pensar em outras formas de extrair todos os centavos possíveis e imagináveis do jogo para que pudesse subsistir.
Ao mesmo tempo que isso é interessante, por ver os esforços da Cipsoft para manter a arrecadação e manter o jogo girando (não acho, apesar de haver, que haja um interesse meramente mercantil na prática), isso é também deveras preocupante. O jogo parece respirar por aparelhos, porque não se pode mais arrecadar somente aquilo que a premium account pode oferecer, a Cipsoft também morre, assim como o jogo vem morrendo. O problema é que as alterações que a empresa insere no jogo atraem uma parte dos jogadores, mas afastam uma boa parte dos demais, e aí o efeito ou é reverso, ou mantém o status quo.
É um processo bastante complexo, e parece-me que, sempre que lhe é exigido, a Cipsoft costuma tomar a decisão incorreta. Existiam inúmeras outras formas de se aumentar o público e aumentar a arrecadação com o jogo - um passo atrás, com o desfazimento de algumas alterações, não seria um ato de covardia, mas, sim, de coragem -, mas a empresa sempre pensa que uma alteração a mais e que desagrade boa parte da comunidade é um passo a frente. Não é.
Uma forma de a Cipsoft manter o jogo vivo, como eu disse, seria retornar alguns passos que acabaram por desestimular os jogadores - promover o retorno da utilização das runas, extinguir ou restringir o uso das potions, retornar o sistema de PvP ao que ele costumava ser anteriormente, retirar esse sistema instável de bônus de experiência abaixo do level 50, stamina (não acabou com os bots, somente personalizou seu uso), entre outros aspectos. Porém, parece que a Cipsoft não considera dar passos atrás, por mais que isso pudesse resolver boa parte dos problemas que a empresa enfrenta.
Eminentemente, o jogo caminha para sua finalização única e exclusivamente porque a empresa que o administra é ingerente e toma péssimas decisões quando tem a chance de tomar boas decisões.
Entristece, mas é a realidade.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação