Postado originalmente por
Phineas Gage
Minha universidade é particular mesmo. Sou playboy kkkkk.
A mensalidade nos dois primeiros anos era 3k. Na metade passou para 3,5 ou 4k e, agora, no último ano, ficou em 5k. Ao todo, é um investimento de 250k em 6 anos. Isso fora moradia, condução, etc., que você citou. Por vezes conseguimos alguns "favores" de amigos. Eu fiquei um tempo em apartamento emprestado, sem pagar aluguel, e fez toda diferença hahah.
Quem fez FIES de 100%, que é 93% da minha turma, vai ter 10 anos futuros para pagar isso, tendo alguns empregos que abatem o juros e ainda descontam uma porcentagem final. Tenho um amigo, por exemplo, que vai pagar 200k em 10 anos. Isso é imutável, pois o FIES da nossa época é o contratado de 6 anos atrás - não há Dilma que mude os FIESs já feitos, ela vai apenas mudar o programa para quem está entrando agora.
É um bom investimento, mas é difícil de segurar, justamente por ser período integral e não termos horários para trabalhar. Valer a pena, vale: um médico recém formado ou pós residência consegue tirar 10k por mês. Pagando 2,3k por mês o cara abate as parcelas e o juros do FIES (em 10 anos).
Tenho dois colegas que trabalharam durante toda faculdade, em um emprego concursado, das 20h às 00h ou às 03h da madrugada. São os caras mais batalhadores que já vi. Detalhe que ambos são casados e têm dois filhos em casa. :O Eu não daria conta hahah
Considerando uma inflação de 0,7% ao mês, esses 250k pagos em 10 anos equivalem a apenas R$108.243,93 em valores atuais sendo pagos em 120 parcelas.