Eu sempre fui muito curioso em relação a velocidade dos personagens. Sempre quis saber qual level era necessário para ter a speed máxima em piso x usando a spell de velocidade y, portanto eu saí fuçando todos os fóruns, fansites, wikis de tibia, vendo casts de levels altos e afins ao longo dos anos e não consegui chegar na resposta que eu queria.
Para quem não sabe (acredito que MUUUUUUUUU(...)UUUUITAS pessoas não sabem), o Tibia tem uma velocidade máxima, ou seja: um mage level 250 pode correr tão rápido quanto o top level, que atualmente está no level 952.
Eu queria juntar meus conhecimentos com o de vocês e tentar descobrir de uma vez por todas, em quais levels se pode atingir a velocidade máxima do jogo, em determinados tipos de pisos, tanto usando spells e itens de velocidade quanto sem.

Vou começar dando alguns exemplos:

- Um mage level 244 consegue atingir a velocidade máxima usando boots of haste e "utani gran hur" em qualquer piso rápido (ex: piso de cidades como Thais, Carlin, Venore, Yalahar, etc).
- Qualquer vocação level 359 consegue atingir a velocidade máxima no piso rápido apenas usando "utani hur".
- Um knight level 214(?)* consegue atingir a velocidade máxima no piso rápido usando "utani tempo hur" (Essa eu não posso dar certeza, pois só fui perceber que meu ek atingia a velocidade máxima quando eu estava por volta do level 225).
- Um knight level 283 consegue atingir a velocidade máxima em roshamuul, usando a magia "utani tempo hur"
- Um mage level 320(?) atinge a velocidade máxima em roshamuul usando "utani gran hur".
- Qualquer vocação level 485(?) atinge a velocidade máxima no piso rápido sem precisar de itens de velocidade, nem spells.
- Qualquer vocação level 440(?) atinge a velocidade máxima em roshamuul usando "utani hur".
- Qualquer vocação level 600(?) atinge a velocidade máxima em roshamuul sem usar nenhuma spell de velocidade.

Enfim, são alguns dos levels que eu sei que dão speed máxima, apesar de alguns não serem exatos. Faltam saber muitos outros, como: levels em piso de grama, areia, terra, etc.

(?) = não tenho certeza, pois só ouvi falar/percebi assistindo casts e não pude testar eu mesmo para saber o level exato.