Concordo que o Tibia irá morrer, porém, achei sua abordagem muito ruim.
O estilo MMO já teve seu auge nos primeiros anos deste século, sendo que é um estilo de jogo que rapidamente ficou datado, e que tornou-se um jogo de nicho. Tibia desde seu início foi um jogo de nicho, que buscava atrair jogadores que gostam deste visual isométrico, que remete aos jogos 16bit, como os do Super Nintendo. Com a queda do interesse por MMOs, é óbvio que o Tibia sofreria com esse baque, porém, não é este o fator que determina a morte do Tibia, apenas explica o porque da queda de novos jogadores, frente ao que era há alguns anos atrás.
Você enumera alguns pontos que crê que demonstrem a morte do jogo, entre eles a venda de Outfits e Addons, adição das Tibia Coins e o Treino Offline, pontos estes, que eu discordo completamente de você. Tibia Coins nada mais são que uma moda virtual, amplamente utilizada em todo tipo de jogo Freemium (Jogos gratuitos, mas que você paga por algumas vantagens), que você pode perceber em inúmeros jogos de celular, a exemplo do Candy Crush, e até mesmo em jogos de console como é o caso do FutPacks para os que jogam o modo Ultimate Team do Fifa. As Coins ainda tem a vantagem de serem extremamente democráticas, sendo que qualquer um pode obtê-las, bastando desembolsar o dinheiro ingame para comprar, ao contrário de outros jogos. Os Outfits e Montarias nada mais são que itens cosméticos, adquire quem quer, e estes não irão dar ao jogador vantagem alguma dentro do jogo; não se trata de um "desespero", mas sim de uma evolução natural dos negócios, ofertando mais um produto que a empresa está vendendo.
O Treino Offline foi possivelmente uma das melhores adições que a CIP colocou no jogo. Você diz que isso acabou com o treino tradicional, mas eu lhe pergunto: Acabou como? Você ainda pode pegar sua Knife/Sickle/Crowbar e ficar vendo o seu char causando danos em um Monk por infindáveis horas para subir um ponto de skill! O que a CIP fez foi permitir que os jogadores que não tem saco para ficar parados fazendo isso, possam ter um skill decente. Foi uma forma de tornar uma mecânica atrasada e burra, menos massante, e principalmente, reduzir a busca de Bots para tal. Eu treinei muito com o meu char, peguei skill 100+ treinando na mão, mas se tem uma coisa que eu aplaudo de pé a CIP, foi pelo treino Offline.
Estes pontos que enumerei, de fato, foram pontos em que sua abordagem foi muito ruim, e até mesmo leviana. Porém, houveram pontos que foram abordados que você está certo: A proliferação dos Bots e a venda de itens não cosméticos.
A venda de Blessings e o Teleport para o templo abriu uma perigosa janela, uma janela que significa que a CIP está aberta a venda de produtos que influenciam diretamente no jogo. Isso sim permitiria que o jogo se torne um Pay To Win, como você mesmo disse. Claro que o que temos no jogo, ainda não permite que tal fato aconteça, porém, num futuro próximo, essa possibilidade existe, e aí, o jogo tornar-se-á realmente injusto.
Porém, o ponto chave que pode levar, e está levando, o Tibia a sua queda é o completo descaso da CIP com o jogo. A situação dos Bots está caótica, e aparentemente a CIP nada faz para coibir tal fato. Os Bots no DP de Venore em Eldera foram um exemplo claro, vez que foram 2 dias para que estes fossem deletados. DOIS DIAS. É inaceitável que a CIP demore tanto tempo para coibir tal fato. Hoje Bots caçam em Respawns de forma cada vez mais elaborada, e em uma rápida busca pelo YouTube, irá encontrar vídeos de Bots caçando em dupla em locais como os Bones de Roshamuul (Guzzlemaws), Draken Walls e Nightmare Island, com lucros altíssimos e XP bem acima do 1kk/hr. O que é feito contra estes? Nada. Isso desmotiva qualquer jogador, seja o mais experiente, que tem algum level, mas fica limitado pela atitude da CIP, seja o novato, que começa o jogo e ainda em Dawnport se depara com uma fila de 15 a 20 Bots matando tudo o que veem pela frente. Você daria uma chance para um jogo em que a primeira impressão do jogo é esta? Eu não.
Tem salvação? É claro que tem! Mas a CIP vai precisar fazer algo que deixou bem claro que detesta fazer: Modernizar-se. A CIP é extremamente conservadora, levando anos para colocar mudanças no jogo que eram necessárias, por pura resistência, e até hoje, não fazendo tantas outras, porém, as sugestões não cabem a este tópico. Ou a CIP moderniza-se, e passa a cuidar do jogo como ele deve ser cuidado, ou o jogo está sim fadado a morte, e não apenas, ser um jogo de nicho.

Curtir: 

Responder com Citação