Postado originalmente por
SilverSoloQ
Isso me fez lembrar o livro do Lon Fuller "O caso dos exploradores de caverna" vamos lá. Obvio que um Estado de anomia não garante a sobrevivência em sociedade, o regimento normativo e as leis são importantes para conservar a vida. O problema é que a lei não é apenas um texto criado por um legislador, mas um poderoso instrumento que legitima o uso da força pela Estado, interfere diretamente na vida das pessoas. Antes de tudo, deve-se observar o resultado da inobservância normativa, quais os danos causados qual o bem jurídico prejudicado. O que nos leva a fazer algumas reflexões mais profundas, como: existe justificativa em tirar a vida de outrem mesmo o Estado? Até que ponto uma lei deve ser acatada mesmo que imposta? ( já que a lei é um instrumento criado para a sociedade). Os justiceiros descumprem a lei, até que ponto o senso comum interfere na justiça? O que é justo esta na lei?
Excelente questão. A grande questão na quebra de uma lei é as repercurssões negativas decorrentes disso. O ideal é nenhuma lei ser quebrada e, as leis injustas, serem debatidas e derrubas democraticamente, nao cometendo o ato proibido para tentar forçar um desuso da lei que, por mais que seja uma forma de eliminar uma lei (adulterio deixou de ser penalizado assim), pode causar problemas.
Exemplo: uma rua começa a ser pi
chada de fora-a-fora, nada acontece, policiamento não é reforçado naquela area para coibir, visualmente, que novos atos ocorrem. Bandidos ja olham para aquela rua como um lugar "abandonado de policiamento" e começam a cometer crimes mais serios ali, pela certeza da impunidade. Logo se cria um ambiente inseguro, qual o gatilho foi um ato ilegal, mas de pouquisso relevancia (maximo relevancia patrimonial e estética/crime ambiental).
Nada é absoluto, nem mesmo as leis o são, e mesmo existem situaçoes fáticas que exigem a quebra de uma ou duas leis, mas são situações ja previstas pelo legislador como "excludentes", como as excludentes de ilicitude, tais como o "estado de necessidade", "legitima defesa" e o "estrito cumprimento do dever legal". O caso dos exploradores de cavernas é bem discutido, mas em minha otica se encaixaria num estado de necessidade, tornando o ato em sí de sobrevivencia dos exploradores mais no campo da moralidade do que da legalidade. E, alem de excludentes para os proprios envolvidos, tambem o é para o Estado, qual não tem o risco de ser anarquizado ao abrir prescedente.
O Estado deve priorizar a política da maioria, quando não pode adotar medidas que beneficiem a totalidade de seu povo. Por mais terrivel que seja a ideia de privar ou tirar a vida de alguem, mesmo pelas mãos do Estado, se isso for garantir a lei e ordem, qual se garantidos tambem garantem o bem da maioria de seu povo, podem e devem ser usados, mas sempre de forma bem fundamentada e dado direito da ampla defesa. Por logo, deve-se partir do pressuposto da boa-fé do Estado ao legislar, de que ele o fez em prol do povo e respeitar, mas caso discorde lutar para derrubar a lei, mas sem desrespeita-la para nao promover anarquismo.

Postado originalmente por
Loporr
Grifou pra que? Já falei que vc entendeu errado, esse ponto já acabou.
Código:
Burrice é tu por todo o pensamento de uma das referencias da ciencia politica e minimizar dizendo ser só um argumento de lógica vazio.
Argumento de autoridade novamente. E a verdade é essa o método que ele utiliza é logicamente inválido
sim. Basta entender o que é logica e o que é dialética.
O exemplo de Rojava é dos dias atuais.
Meu mundo anarquista não é utópico por que
eu sei onde estou vivo, você é que acha que existe alguma diferença entre um estado e uma mafia. Utopia é a sua de achar que não está legitimando atitudes criminosas. Ou vc é um psicopata que não entende o que é agressão, ou vc é burro, ou vc é um desonesto mesmo.
Grifei pra demonstrar que aquele ponto eu nao falei do nada, foi com base em seu post, na parte grifada.
Ficar dizendo que o Estado é uma mafia é um disparate tamanho. A porra do Estado que permite tu ficar, confortavelmente, tendo acesso a recursos basicos como a luz, o pc em que está e a segurança de sua casa nao sendo invadida a qualquer momento, a garantia desses serviços nao serem prejudicados se cumprir sua parte para com toda sociedade no geral (impostos...).
E que argumento tu pode dar pra dizer que Hobbes está errado, ah nao ser ficar citando aula de logica e metodologia? Só o que vejo é tu batendo o pé, com birra, dizendo que Hobbes é bobo, feio, cara de melão. Se é pra debater com alguem assim prefiro me abster que ganho bem mais ignorando esse tópico com argumentos ciclicos que nada acrescentam (tirando o SilversoloQ qual parece ser bem mais centrado nas opiniões), flw vlww
(discutir com anarquista é pior que discutir com evangelico sobre religiãop, alem de nao levar a nada essa conversa ciclica somente irrita)