Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: Testando… 1… 2… 3… Testando!

Registro
    19-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas Repórter
    NoobForasteiroAdepto do OffColunista
    Prêmios Guardião do GF - pelos serviços prestados à comunidade
    Peso da Avaliação
    0

Tibia Testando… 1… 2… 3… Testando!

Tópico para a discussão da entrevista do Tibia.com publicada no . Confira um trecho:
    No artigo oficial deste mês saiba mais sobre como é o dia-a-dia da equipe de testadores do Tibia através desta entrevista realizada pelos CMs do jogo
    Leia na íntegra:
    Testando… 1… 2… 3… Testando!

Comentários são bem-vindos.

TibiaBR.com

Publicidade:
    Última edição por Mendanha; 05-08-2015 às 17:36.
    Atenciosamente,
    Mendanha.

Tópicos importantes:
    Regras do fórum TibiaBR
    FAQ TibiaBR.com - Perguntas mais freqüentes

M-E-N-D-A-N-H-A

Registro
    09-10-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas RepórterParrot
    NoviçoVigiaSoldadoPastor
    Peso da Avaliação
    120

Padrão

No frigir dos ovos, parece que o jogo precisa urgentemente de uma reescrita completa em seu código, para não continuar sendo um Ford-T de 100 anos recebendo remendos. Isso evitaria (ou, ao menos, aliviaria) que os devs introduzissem novos recursos que causam bugs em coisas "nada a ver"
    Citação Postado originalmente por Entrevista antiga do Tibiopedia, traduzida pelo Portal Tibia
    Tibiopedia: Quando problemas como os citados anteriormente ocorrem, tanto o Auditorium quanto os fóruns dos fansites são inundados por comentários tipo: “lol amadores nem implementar um pequeno patch sem problemas vocês são capazes haha”. Como você se sente com isso? Os jogadores que postam estes comentários estão errados? Por quê?
    Umrath: Os Community Management são os responsáveis pelos fóruns e feedbacks. Eu só tenho a versão condensada, a qual não contém nenhuma provocação, apenas os fatos.

Até o momento, o Tibia já tem mais de 16 anos desde seu lançamento. Ao longo do tempo, muitas partes foram alteradas mas o conceito subjacente e várias funcionalidade são mais velhas do que alguns dos nossos jogadores. Assim, é praticamente impossível mudar uma característica importante, sem danificar alguma coisa em um lugar completamente inesperado. A questão fundamental passa a ser: Será que os responsáveis pelos testes encontrão este lugar inesperado? – Normalmente sim. Contudo, por mais que você possa testar muitas coisa, em algum momento você tem que parar e decidir “Ok, eu acho que está funcionando como o esperado.” – E, assim, enviar o projeto.

Você poderia comparar o Tibia a um modelo de Ford-T, que, ao longo dos anos foi remodelado para se transformar em um moderno sedan mas a base é ainda de um carro de 100 anos de idade. Portanto, de vez em quando, temos que esperar algumas peculiaridades e problemas.
    Atenciosamente,
    Felipe "GrYllO"

Galera, eu não tiro dúvidas por Mensagem Privada. Se precisarem de ajuda, tentem usar a pesquisa para ver se a dúvida já não foi solucionada antes e, em caso negativo, criem 1 tópico na seção adequada do Suporte ou mesmo na seção Tecnologia (pro caso de uma dúvida técnica não relacionada ao Tibia). Beleza?

Intel Core i5 4460 @ 3.4GHz | MSI Z97-G43 Gaming | 12GB Kingston DDR3 @ 666Mhz (9-9-9-24) | GALAX GeForce GTX 1050 Ti EXOC 4GB | 240GB Kingston SV300S37A240G | x2 500GB Seagate ST3500418AS RAID 0 | 1TB Seagate ST1000LM024 | CoolerMaster Silent Pro M700 | NZXT H2 Silent Chassis | Corsair Hydro Series H90 | Windows 10 Pro x64
    Meu coração pertence à Valéria Freitas.

proposta ativa: Atualizem o Software do Fórum oficial!

Registro
    08-11-2006
    Conquistas Main CitizenDebatedorEstagiárioCitizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Bacana o artigo.

Não acho que o jogo seja mal programado, mas acho que deveria ser gerenciada melhor a lista de dependências de algo novo que um desenvolvedor crie.

O desenvolvedor criou algo, ok.. os outros todos antes de implementar o que foi criado tentam ver no que aquilo vai afetar ou interferir em algo já existente.
    Última edição por LuKa$; 06-08-2015 às 08:55.

Garoto de Programas Avatar de Scarela
    Registro
    20-11-2005
    Conquistas ForasteiroAdepto do OffColunistaMain Citizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por LuKa$ Ver Post
    Bacana o artigo.

Não acho que o jogo seja mal programado, mas acho que deveria ser gerenciada melhor a lista de dependências de algo novo que um desenvolvedor crie.

O desenvolvedor criou algo, ok.. os outros todos antes de implementar o que foi criado tentam ver no que aquilo vai afetar ou interferir em algo já existente.
    Infelizmente, não é simples assim, posso falar isso por vivência. O Tibia é um software muito antigo, e não há qualquer relato por parte deles de que algum refactoring já ocorreu. Um software de 18 anos de idade tende a já ter passado por muitas mãos, cada um com uma prática ou hábitos diferentes, sem contar a utilização de frameworks antigos (que tendem a serem mais verbosos e mais complexos de manter) e a própria qualidade de código que tende a cair com a rotatividade (nem de longe é esperado que por 18 anos o jogo tenha sido evoluido pela mesma equipe de desenvolvedores).

Além do mais, o Tibia (tanto server-side quanto client) são grandes...levando em conta o que já foi falado da qualidade do código (pelo próprio Umrath) e o tamanho do software, se torna incrivelmente difícil mapear partes que podem quebrar com uma alteração...um dos motivos, por exemplo, é a replicação de código (que não deveria ocorrer)...a lógica é alterada em vários pontos para atenderem a uma mesma coisa, mas algum trecho obscuro passa em branco e quebra.

Manter um software antigo não é tão simples assim. Existem inúmeras vagas para programadores no mercado, que são contratados com esse intuíto...hoje em dia, poucos querem assumir esse tipo de bucha.

@Topic

Achei bem legal o artigo...gosto bastante quando eles trazem o dia-a-dia deles para os players

Registro
    08-11-2006
    Conquistas Main CitizenDebatedorEstagiárioCitizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Scarela Ver Post
    Infelizmente, não é simples assim, posso falar isso por vivência. O Tibia é um software muito antigo, e não há qualquer relato por parte deles de que algum refactoring já ocorreu. Um software de 18 anos de idade tende a já ter passado por muitas mãos, cada um com uma prática ou hábitos diferentes, sem contar a utilização de frameworks antigos (que tendem a serem mais verbosos e mais complexos de manter) e a própria qualidade de código que tende a cair com a rotatividade (nem de longe é esperado que por 18 anos o jogo tenha sido evoluido pela mesma equipe de desenvolvedores).

Além do mais, o Tibia (tanto server-side quanto client) são grandes...levando em conta o que já foi falado da qualidade do código (pelo próprio Umrath) e o tamanho do software, se torna incrivelmente difícil mapear partes que podem quebrar com uma alteração...um dos motivos, por exemplo, é a replicação de código (que não deveria ocorrer)...a lógica é alterada em vários pontos para atenderem a uma mesma coisa, mas algum trecho obscuro passa em branco e quebra.

Manter um software antigo não é tão simples assim. Existem inúmeras vagas para programadores no mercado, que são contratados com esse intuíto...hoje em dia, poucos querem assumir esse tipo de bucha.

@Topic

Achei bem legal o artigo...gosto bastante quando eles trazem o dia-a-dia deles para os players
    Entendo que não deve ser nada fácil, porém o nº de erros que ocorrem no Tibia é record, compare com algum grande site ou alguma grande empresa web que se houvessem erros tão frequentes poderiam perder milhões. Não comparando mas por exemplo Google se toda hora os programadores ou pessoal de redes fizessem algo que impactasse em outras coisas e o serviço ficasse indisponível ou todo bugado perderiam muita grana e usuários.

Desde ontem por exemplo eu não consigo logar no jogo se for com um determinado IP de login da Cipsoft (nem com proxy), só consigo logar no jogo com outros nº IP, esse claro que não é um problema de um programador, mas quando não é problema na programação é na rede / infra, ai é complicado.

Registro
    28-11-2006
    Conquistas DebatedorEstagiárioMain CitizenCitizen
    Peso da Avaliação
    0

Wink

Recriar todas funcionalidades do Tibia num cliente novo é um trabalho insano. Sei disso porque já tentei fazer sozinho um RPG só de bobeira e cada semana eu tinha ideias novas, spells, armas, monstros, e depois de alguns meses eu tinha uma ideia de otimização de uma função e tinha que editar dezenas de outras já "prontas" pra se adaptarem. E errava! Colando código no lugar errado, em objetos que não eram pra ter a nova função. Foi louco quando decidi que os monstrinhos teriam taxas de absorção de elementos, e alguns projéteis de magia de certo elemento ricocheteariam no bicho de volta pro herói. Uma vez um amigo que tinha cursos de programação olhou meu código, me chamou de burrão e me mostrou como fazer algo que eu nem sabia que podia! Daí desisti porque fazer tudo do zero ia levar meses. Ele nem era guru da programação, errava bastante também, mas sabia mais que eu...

Quando vejo Tibia e tudo o que ele é capaz, vejo quanto trabalho os caras tiveram pra fazer funcionar! Testar pra ver se não esqueceu nada é um trabalho extra. E tem que ser imparcial. Não dá pro criador do jogo --que sabe onde tudo está-- se comparar com um jogador que não sabe de nada e vai tentar coisas pra aprender.

"Arrastei sem querer um Orc Spearmen pra minha mochila e o jogo quebrou!"
    Se você nunca matou um troll com um machado,