Pai de uma guria conhecida minha trabalha no alto escalão da Sabesp. Eles já sabem que a situação iria ficar ruim desde meados de 2012, mas, obviamente, ninguém do governo do estado acreditou. Ano passado o verão seco só piorou a situação, mas, como era ano de eleição, preferiram deixar passar bem escondida a necessidade de racionamento (ME surpreendo como o governador se reelegeu tão facilmente e como a oposição foi tão fraca que não conseguiu se apoiar nesse problema para ao menos forçar um segundo turno). Um dos grandes problemas é que por problemas na tubulação quase 20% da água captada se perde no caminho (normalmente o principal motivo é quando rompe uma adutora, além de outros vazamentos menores e mais corriqueiros). Até podem ser feitas obras para melhoria, mas o principal problema dessas obras é que são caras, demoram para ser feitas, atrapalham o trânsitos e ninguém v~e quando fica pronto (ou seja, não ganha voto, então se torna inútil fazer esse tipo de obra).

Alguns tempos atrás, mencionaram um possível rodízio de água (nome gourmet né? Quem olhar vai lembrar de rodízio de temaki e achar que é legal até) e só agora que aceitaram que vai ter racionamento. Obviamente ainda tem muita gente que é espírito de porco e acha que não vai acabar água, então usa sem parcimônia ou tá pouco se fodendo porque tem caixa d'água das grandes em casa.

Onde eu moro, fica sem água todos os dias, das 17:00 até as 6:00 do dia seguinte. Moramos em 4 pessoas então caso fique uns dois dias sem fluxo novo de água a caixa seca e daí é banho de balde ou de chuva, e olhe lá. Estamos usando copos descartáveis e as vezes prato descartável também p/ economizar na hora de lavar a louça. Banhos foram encurtados pra menos de 5 minutos e etc. Tá foda!

Com tudo isso, Cantareira tá hoje abaixo de 6,5%, e mesmo que suba até uns 10% até época de fim de chuvas (fim de Março), isso significa que temos aí uma folga até Setembro, antes do negócio ficar feio de verdade. O pessoal pode até economizar água, mas quase metade dela é usada na indústria e/ou comércio, portanto mesmo com racionamento e etc, vai economizar muito pouco, a não ser que parem essas lojas e indústria (mas daí fode a economia do Estado e do País mais ainda, recessão bruta).