
Postado originalmente por
Pearl
Olha, se você quer um jogo com limite de level, mais focado no desenvolvimento de uma história pra um grupo de personagens e sem um ritmo de jogo definido, é melhor ir jogar D&D ou WoW. Desista de boa parte dos MMORPGs, sério mesmo.
Eu me diverti bastante com Final Fantasy 2, que tem um sistema de skills parecido com o do Tibia (é ainda pior, porque o seu HP aumenta conforme você leva dano, realmente broken). Em FF2 até as magias possuem level conforme o uso, é um jogo com personagens totalmente moldáveis conforme a vontade. Já Tibia é um jogo de poucos jobs, tirar as skills só vai deixar o desenvolvimento do personagem ainda mais raso.
Também dá pra citar vários jogos com achievements ou coisas do tipo que envolvem repetir ações N vezes. Alias, os grandes gêneros que se desenvolveram nos arcades se baseiam nessa premissa. Ficar batendo em punks repetidamente em Streets of Rage é divertido, empilhar peças infinitamente em Tetris é divertido, passar infinitas fases em Pac-Man é divertido, correr a mesma pista 90 vezes no Daytona USA é divertido. Se caçar tá monótono pra você, pode ser divertido pra alguém, até porque existem diversas formas de caçar.
A penalidade de morte ficou bem branda de uns tempos pra cá, as blessings ficaram bem baratas e até os free accounts podem comprar todas agora, devido aos amuletos que fizeram na época dos mass kicks lá. É totalmente assegurado que você não vai perder itens e a perda de skills e level tá numa porcentagem relativamente baixa. Não é algo feito para o sofrimento, e sim para gerar reflexão em momentos de risco. "Será que vale a pena eu caçar DL/ abrir pk / lurar 8 bichos / ficar na hunt mesmo com pouca pot? E se eu morrer?". É isso que impede que espaços dedicados a HLs não sejam totalmente perturbados por personagens fracos ou que qualquer level 20 comece a bater nos outros na frente do DP.
Ué, quem quer fazer roleplay faz roleplay e quem quer ir caçar pode ir caçar. Não é maravilhoso isso? Poder escolher o que vai fazer? Longe de dizer que o Tibia não tem problemas com guilds dominantes, bots, balanceamento e etc. Mas isso aí parece querer forçar o seu ritmo de jogo em cima do jogo das outras pessoas. Acabar com todo o PVP e as hunts e buscas por itens em prol da "ditadura do roleplay". Não venha com o papo de "a Cip matou o rpg pra favorecer o powergaming", porque ficar fazendo monólogo interpretando um conto de fadas nunca foi o gosto da maioria dos jogadores.
Sobre o som, vamos considerar só por um momento que a Cip percebeu que se implantasse som no jogo, todo mundo iria jogar sem som mesmo assim (sejamos francos, ninguém tem dados precisos mas sempre que criam tópicos sobre isso a maioria é contra ou indiferente). Que empresa iria criar algo, INVESTIR DINHEIRO, sendo que "ninguém" vai usar? Com a quantidade de problemas que o Tibia tem atualmente, ficar cutucando com uma vareta a questão do "hurr tibia n tem soommm" é procurar pelo em ovo.
Música de jogo multiplayer massivo é a coisa mais escrota que tem. Você chega na cidade e aí o som para porque tem que dar loading em outro arquivo OGG, aí você entra na loja e toca uma campainha de não sei o que, sai da cidade e o som desliga de novo. E sempre são a mesma meia dúzia de músicas orquestradas tocando por horas. Isso se não forem aquelas guitarrinhas do Call of Duty que só atrapalham. Música em MMO pode ser legalzinho, mas fundamental não é.
E eu não sei como alguém pode achar aqueles 2 canais mono do Atari 2600 como algo musical. Tá mais pra ruído rosa.
Meu deus do céu, por favor, não
Quase que você falou mais sobre roleplaying do que eu
Mas nesse trecho aí eu não falava sobre favorecer o roleplaying. O que eu dizia era que a possibilidade de se interpretar um personagem assim ou assado não deveria ser usada para justificar comportamento powergamer. Não entendi muito o que tem a ver.
De qualquer forma, no meu ponto de vista, Tibia tem bastante potencial, mas não está sendo aproveitado. Em vez disso, só se coloca o foco em ficar forte e pegar level. Mas pra quem acha que tá tudo bem, então tá tudo certo. Opiniões e opiniões. Apenas dei algumas sugestões baseadas na minha opinião. Acho que o Tibia poderia ser bem mais popular e dar muito mais lucro se mudasse um pouco. Verdade seja dita, praticamente todo char novo que é criado, é de alguém que já joga. Isso porque o tipo de jogo que o Tibia é atrai muito poucos jogadores novos.
Engraçado que uma "ditadura roleplay" não pode, mas a ditadura powergaming que anda rolando faz anos, pode? Acabar com as caçadas desenfreadas pelo roleplay não pode, mas acabar com todo o roleplay pra botar mais do mesmo a cada update aí pode?
Você diz que "ficar interpretando" nunca foi o gosto da maioria dos jogadores. Eu te pergunto, de quais jogadores você está falando? Os jogadores do Tibia já mudaram muito, e continuam mudando. A comunidade está sempre em mudança. Se você estiver falando dos jogadores atuais, é verdade, e todo mundo sabe disso. Ninguém curte mais roleplaying.
Desses jogadores, nunca foi o gosto deles. Mas, daquele pessoal que inaugurou o Tibia, os primeiros jogadores e os que vieram naquela época do comecinho, aposto que a maioria ali era roleplayer sim. Claro que já devia ter os mais voltados pra exp e level, mas duvido muito que fossem maioria. Então não dá pra se dizer
nunca.
Na questão do som, não é questão de "com os problemas que Tibia tem e ninguém iria usar". Não sugeri mudanças seletivas, mas uma grande mudança geral. E nesse contexto de renovação, sim, som seria importante. O que eu não entendo é como tanta gente ainda consegue defender que Tibia seja sem som em pleno 2015, como se a gente visse jogos sendo lançados sem som por aí a torto e a direito. Veja, eu entendo que pessoas prefiram jogar em som. O que eu não entendo é por que defendem a falta de som num jogo. É quase como dar razões para justificar um brinquedo que está com uma peça faltando. Mas, novamente, se está bom pra quem joga, então tudo certo.
E poxa né, fazer um jogo sem som nem deveria ser cogitado por uma empresa. Algo como
"ah, não vou botar som, por que vai que ninguém usa mesmo..." é algo que jamais deveria passar pela cabeça de um produtor de um jogo, lol.
E eu não disse que os sons do Atari são musicais. Só disse que o Atari tinha som.